Especial azulejos de casa de banho

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Escolher os materiais para as paredes e para o chão da nossa casa é um passo importante. Por este motivo, recomendamo-lo a recorrer à ajuda de um profissional. Ele saberá indicar-lhe aquilo de que precisa dentro de determinado orçamento, assim como explicar a diferença de características entre revestimentos.

casa de banho é uma divisão húmida pelo que os azulejos são a opção mais comum – e de limpeza mais fácil – para revestir as paredes, mesmo que seja apenas na área do duche e dos lavatórios. Prefira azulejos grandes para casas de banho amplas e mais pequenos, tipo pastilha, para as mais pequenas. Antes de tomar uma decisão final, pode experimentar encostá-los na parede para ter uma ideia de como vão funcionar. Não se esqueça que, apesar dos azulejos serem resistentes à água, não são totalmente à prova dela, pelo que é importante impermeabilizar as paredes antes de os colocar. Se em vez de cerâmica, escolher pedra, então deve ser selada para não se formarem manchas inestéticas. Num país frio, é confortável ter um piso radiante – que é como quem diz aquecido – cuja aplicação antecede a dos azulejos.

Não olvidemos a parte da cor. Numa casa de banho pequena é preferível usar uma paleta monocromática. Uma parede e chão brancos, por exemplo, dar-lhe-ão a ideia de que a divisão é mais ampla. A luz deve ser colocada estrategicamente para evidenciar esse efeito.

Mostramos-lhe, neste artigo, dez casas de banho onde os azulejos se coadunam ao espaço e ao estilo decorativo. Veja-as. Apostamos que se identificará com uma ou outra!

1. Num nicho

Nesta confortável casa de banho, os azulejos aparecem a revestir um nicho onde foi colocada uma prateleira em vidro com alguns elementos decorativos. Se tiver um pormenor arquitectónico semelhante em sua casa, por que não pôr em prática esta ideia? Portugal, por exemplo, tem belíssima azulejaria que ficaria perfeita a vestir um delicioso detalhe à semelhança do da imagem, tão raro e tão típico de casas mais antigas. Não só estaria a dar uso ao nosso património e a levar cultura para dentro de casa, como emprestaria um cunho pessoal à sua divisão. 

2. Seríamos felizes em Los Feliz

Casa de banho  por Drummonds Bathrooms
Drummonds Bathrooms

Drummonds Case Study: Loz Feliz Retreat, California

Drummonds Bathrooms

E de que maneira! Na imagem, uma casa de banho requintada com luxuosos acabamentos em cerâmica. As paredes estão revestidas com os azulejos rectangulares – subway tile – e o chão coberto por um mosaico antigo com um desenho a azul e branco. Ainda que de estilos diferentes, a harmonia entre ambos é plena como se tivessem sido feitos para estar juntos. Repare, também, no rebordo em preto que, em conjunto com o branco, homenageia, segundo os decoradores da Drummonds, o drama do Film Noir. Parece-nos apropriado para esta casa situada em Beverly Hills. A par com essa inspiração, é notória a influência do movimento Art Déco, mais moderno e industrial, mas ainda assim refinado. A divisão pertence ao retiro Loz Feliz. E, de facto, qualquer um seria feliz aqui.

3. Um apontamento de cor

Na cozinha e na casa de banho, em particular, as paredes devem estar protegidas. A primeira por motivos óbvios. É lá que preparamos as nossas refeições e ninguém quer ter a parede salpicada por molho de tomate. A segunda por ser o espaço onde nos arranjamos recorrendo aos mais diversos produtos e, naturalmente, à água. Assim, é impreterível colocar um revestimento de fácil limpeza. Todavia, por um motivo ou por outro, pode preferir deixar as paredes em reboco simples. Neste caso, opte apenas por colocar como que um painel de cerâmica acima dos lavatórios tal como vê imagem. Desta forma, provê funcionalidade à sua casa de banho, assim como um pormenor decorativo diferenciador e colorido que, no caso, lembra o fundo de uma piscina. Na imagem, a pastilha prolonga-se para além do balcão, até à banheira e à janela, aumentando a sensação de espaço.

4. O que nunca compromete

Esta casa de banho, de assinatura portuguesa, está imbuída na profundidade e mistério do preto. Ao fundo, vemos quatro grandes e negros azulejos. Os azulejos grandes têm menos juntas e acumulam menos sujidade. A-ha! Música para os nossos ouvidos. É bonita, luxuosa e prova-nos que a casa de banho não precisa de ser um espaço enfadonho para manter fechado e escondido aí por casa.

Para tornar a divisão mais ampla e escapar à claustrofobia que está, por vezes, inerente a este tom, há uma grande janela que enche o espaço de luz e o aproxima do exterior da casa. No centro, e como não podia deixar de ser, foi colocada uma banheira branca que sobressai no conjunto qual jóia da coroa. Ainda assim, e para os dias mais apressados, há uma zona de duche que se encontra, mais uma vez, separada do resto através do recurso a mosaicos e vidros.

5. Simples e elegantes

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Casas de banho modernas por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

O antigo e o moderno. O preto e o branco. O contemporâneo e o antigo. Esta é uma casa de banho de dicotomias. E é portuguesa. 

A cerâmica que reveste as paredes é, tal como na primeira imagem, no estilo azulejo de estação de metro. Simples e de laivos industriais, versátil e, por isso, indicada para pontos de vista decorativos distintos. O chão é, igualmente, coberto por cerâmica, mas em preto. Para além disso, o formato dos azulejos é quadrado, contrariamente ao das paredes, que é rectangular. E já que estamos a falar de contrastes, repare que os acabamentos dos azulejos nas paredes são brilhantes, por oposição aos dos do chão, em mate. Servem de pano de fundo a uma consola de linhas antigas que suporta um moderno lavatório encabeçado por um espelho. Chamamos-lhe, ainda, a atenção para o vidro fosco que separa a zona da sanita do resto da casa de banho. Privacidade vem sempre a calhar.

6. Ziguezaguear

Considera a sua casa de banho demasiado simples e até desinteressante? Precisa de lhe mudar qualquer coisa, mas não sabe bem o quê? Ora, a cerâmica transforma, seguramente, um espaço. E nem precisa de grandes adornos. Grandes orçamentos. Ou monumentais obras. Veja como o chão desta divisão, minimalista e toda em branco, lhe muda, inteiramente, o ADN. É composto por azulejos sobre o comprido dispostos horizontalmente, formando ziguezagues. O efeito faz toda a diferença no conjunto e a nossa atenção é, de imediato, desviada para o chão.

7. Textura

Casas de banho ecléticas por VNUTRI

Tem gostos clássicos, mas não dispensa elevar a sua decoração para outro nível? Eis uma ideia. Azulejos a preto e branco com relevo. Através deles alcançará um efeito visual com textura e profundidade que não passará, decerto, despercebido. A par com isso, note-se o acabamento liso e brilhante, francamente sofisticado. A luz pousa de forma diferente neste tipo de azulejo anguloso que contrasta com o chão em madeira corrida e um tanto ou quanto tosca. Por fim, mas não menos importante, realce-se o papel da cor preta que associamos, inevitavelmente, ao luxo. Combinado com o branco, com os detalhes prateados e com o candeeiro de lustre, forma um conjunto faustoso.

8. Pastilha

Estes pequenos mosaicos, comummente designados por pastilha, são uma opção recorrente no que concerne ao revestimento das paredes de casa de banho. Encontramo-los disponíveis em diversos materiais que se evidenciam pela resistência. A instalação é mais trabalhosa pelo que o aconselhamos a recorrer a mão-de-obra especializada. Pode optar por uma parede toda na mesma cor ou brincar com variações dentro do mesmo tom. A título de exemplo, tenha em conta a imagem  com mosaico todo bege na zona do lavatório que contrasta com a área do chuveiro onde, para além da pastilha bege, também existem mosaicos em castanho escuro e cinzento. Este tipo de revestimento é ideal para casas de banho pequenas. Nas mais amplas, funciona melhor enquanto apontamento e não a revesti-las na totalidade.

9. A dividir áreas

Turismo rural Casas da Vereda: Casas de banho modernas por Mayer & Selders Arquitectura
Mayer & Selders Arquitectura

Turismo rural Casas da Vereda

Mayer & Selders Arquitectura

Já reforçámos, por várias vezes, a ideia de recorrer à cerâmica, tinta, papéis de parede, lareiras e até estantes para dividir áreas. Ora, as casas de banho não são excepção e pode apartar a zona de duche ou de banho do resto com recurso a azulejos distintos, quer no que toca à cor, ao formato ou à textura. A imagem ilustra bem o que lhe queremos dizer. Esta casa de banho, no Turismo Rural das Casas da Vereda, na Madeira, tem, no chão do duche, aquilo que nos parece uma espécie de pastilha a imitar pedra da calçada. Ao lado, azulejos maiores e mais pequenos formam um bonito e colorido desenho no qual sobressai o amarelo, quente e alegre, como a ilha em questão. Aproveitamos, ainda, para o deixar saber que a combinação de amarelo e de cinzento é uma das actuais tendências.

10. Como um quadro na parede

Guardámos uma ideia muito original para concluir o artigo. Nesta casa de banho, os azulejos, num bonito azul pastel, aparecem emoldurados por um caixilho dourado na parede que serve como pano de fundo à banheira. Dá-nos, assim, a ideia de que está ali pendurada uma bela tapeçaria ou um quadro. É uma ideia singular e original que pode, facilmente, adaptar à sua casa de banho. No que toca à paleta cromática, fica ainda a nossa chamada de atenção para a combinação elegante entre o azul celeste dos azulejos e o verde musgo do móvel. Um esquema de cores interessante. 

No interior desta casa de banho, pela designer Roselind Wilson, sobressaem, também, os revestimentos em mármore no chão e no lavatório, assim como os rebordos e acessórios em metal dourado. De notar, o banco como apoio à banheira e a chaise-longue colocada num nicho de tectos inclinados. 

Que azulejos tem na sua casa de banho? Qual a sua imagem preferida? Partilhe connosco a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!