Um pequeniníssimo apartamento de apenas 16 m² que transborda luz e estilo!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Proyecto Aragón, Nice home barcelona Nice home barcelona Salas de estar mediterrânicas
Loading admin actions …

Em muitos poucos metros quadrados, o gabinete Nice Home, de decoração e design de interiores e com base em Barcelona, conseguiu operar um milagre. O apartamento que nos preparamos para ver conta com uma atmosfera envolvente, acolhedora e muito fresca. É certo que tem apenas 16 m², mas abre-se para um terraço de 11 m² que é como que o pulmão da casa, para além de se debruçar sobre uma paisagem fantástica. O apartamento tem várias janelas que deixam a luz natural entrar generosamente no espaço. Para além disso, fez-se um uso inteligente das cores e dos materiais. Acompanhe-nos e surpreenda-se! Nada é impossível!

1. O terraço

O terraço tem quase a mesma área do que o próprio apartamento. Para alguns, esta informação deve provocar estranheza. Contudo, muito provavelmente, não só não era possível ampliar o apartamento, como os donos não queriam fazê-lo. Ainda assim, o terraço funciona como extensão do mesmo e, ainda por cima, pode ser utilizado amiúde visto que o clima em Barcelona é ameno ao longo de boa parte do ano. Por fim, mas não menos importante, a vista a partir do apartamento tinha mesmo que ser aproveitada! Não acha? 

Ora veja bem a vista do terraço para Barcelona! Já imaginou o que é desfrutar de uma refeição com a cidade a envolvê-lo desta maneira? O terraço tem apenas uma mesa de madeira que acomoda, no mínimo, quatro pessoas. O ambiente é singelo e agradável. As flores revelam atenção ao detalhe e emprestam cor ao espaço.

2. Materiais leves

As cores que predominam no interior do apartamento são o branco, o café com leite e o verde. Estas cores juntas criam um ambiente leve e fresco que assenta bem à cidade onde o apartamento se localiza: Barcelona. Cabe destacar o uso de madeira clara que combina bem com as cores suaves e pastel e que nunca desilude quando se quer criar um ambiente relaxado e jovial de inspiração nórdica. Na fotografia, vemos que a entrada para o terraço se faz através de uma porta dupla envidraçada resguardada por cortinas brancas semi-transparentes que oferecem privacidade, ao mesmo tempo que deixam a luz entrar.

3. Com espaço para tudo

Para além da casa de banho, o apartamento não tem divisões independentes. O espaço central é único e serve para estar, para cozinhar, para comer e para dormir. Era importante haver uma boa distribuição, para garantir o conforto, e manter uma certa leveza no que diz respeito à decoração. Os profissionais optaram pelo uso de móveis modernos de linhas simples e cores suaves, frescas e alegres. 

A casa de banho

Tal como no núcleo do apartamento, também a casa de banho surge revestida por tons calorosos como o castanho chocolate da cerâmica que cobre o piso e metade das paredes. O espelho aumenta a profundidade do espaço que acomoda uma cabine de duche com portas de vidro, do lado esquerdo. Um par de quadros em tons turquesa decoram a parede, relacionando a casa de banho com o resto da casa.

A zona das refeições

O apartamento, ainda que muito pequeno, tem todas as zonas próprias de um apartamento com dimensões normais: quarto, cozinha, casa de banho, zona de refeições e até terraço. Todos estes espaços existem, mas em ponto pequeno. Como não havia espaço suficiente para se criar uma sala de jantar, encostou-se uma mesa redonda (para duas ou três pessoas) ao lado da janela. A peça encaixa na perfeição nesta área. Não estorva a circulação e é funcional para o dia-a-dia.

Cozinha com prateleiras

A cozinha é um verdadeiro exemplo de simplicidade e praticidade. Tendo em conta as dimensões do apartamento, não fazia sentido a colocação de armários superiores que iam acabar por ser demasiado pesados e dificultar a passagem de luz. Em vez deles, colocaram-se prateleiras que convergem num microondas. 

Veja aqui mais soluções para cozinhas pequenas.

O que achou deste projecto? Deixe-nos a sua opinião!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista