Floricultura de cor para colorir a sua vida

Ritamelo Ritamelo
Loading admin actions …

A floricultura é a palavra que designa o cultivo de flores e é normalmente uma competência dos engenheiros agrónomos uma vez que estes têm competências para efectuar a implantação do projecto, para o controlo de pragas e doenças, para a correcção do solo juntamente com muitas outras. Este, em conjunto com o arquitecto responsável por um qualquer projecto que tenha áreas verdes ou floridas, são responsáveis pela elaboração também da parte paisagística dos projectos.

A floricultura pode também ser sinónimo de venda de diversas flores de corte quando são comercializadas sem raízes e aqui entra também no sinónimo a rotina da confecção de arranjos florais.

Além destas vertentes mais profissionais da floricultura, esta é uma arte que poderá ser praticada por todos. A floricultura praticada ao nível amador pode ser feita pontualmente de forma a proceder à reestruturação de um pequeno jardim privado ou a cuidar do mesmo numa dada altura, como pode também sem ainda encarada como um passatempo. Para muitos a floricultura é uma actividade relaxante, que liberta, e ajuda a embelezar a casa.

Para nós a floricultura, como qualquer outra actividade relacionada com a casa, é paixão e amor. É com estes dois objectivos e uma mão cheia de bons profissionais que uma casa se faz, e por isso a decoração do exterior com flores é também ela arrebatadora e especial.

O que com certeza não deixa de ser transversal a todas as vertentes da floricultura são os utensílios básicos da actividade e a beleza do resultado final.

Deixamos aqui algumas dicas para que no momento do florescer nada falte e ainda sobrem algumas ideias de inspiração.

Cada flor no seu espaço!

A aplicação da floricultura no espaço ao ar livre de uma casa cria um ambiente único. As opções de flores são imensas, e existem tantas condicionantes que muitas vezes o resultado é inesperado. Plantar um bolbo de uma tulipa amarela pode revelar ser uma surpresa quando a tulipa que nasce é vermelha. O ph da terra influencia tanto como a atenção ou a quantidade de água que coloca no pé de uma flor. O importante é plantar, e cuidar com amor o rebento para que nasça saudável.

Este exemplo que aqui deixamos é o da conjugação perfeita do rosa das flores de floricultura com a restante decoração de alpendre. Polvilhar a varanda com toques de cor na decoração e nas flores escolhidas é perfeito para um ambiente final digno de revista.

Vasos para que te quero

Quer o objetivo da floricultura seja colorir o mais possível o espaço escolhido, quer seja dar destaque apenas exclusivamente às flores, a escolha do tipo de vasos é fundamental.

Os vasos para flores são aliás, elemento fundamental na floricultura. São eles que sustentam o substrato das flores e são eles que permitem o crescimento sustentado das raízes. Os requisitos podem ser poucos, mas este é um deles!

Regador que facilita

Um utensílio imprescindível na floricultura é também o regador. Caso as flores estejam plantas em vasos, uma mangueira é pouco prática para regar todos eles, além de que incita o desperdício. Um regador ajuda ainda a que a água se infiltre calmamente na terra das suas flores e não provoque desarranjos de terreno. Um regador é sempre companheiro de um floricultor.

Pormenores que ajudam

Colecção Equador 2015, marca "barbara osorio fabrics": Casa  por Pedroso&Osório
Pedroso&Osório

Colecção Equador 2015, marca barbara osorio fabrics

Pedroso&Osório

No seu espaço dedicado à floricultura, tenha ainda tecidos que inspirem, e permitam tratar com mais carinho e criatividade as futuras flores.

De acordo com os tons naturais, os castanhos, bejes e brancos ajudam sempre, e as texturas cativantes permitem dar azo à imaginação e ter aquelas ideias que necessita para adaptar peças a vasos ou fazer novas prateleiras adaptadas de materiais em desuso.

Roupa que protege

Outra ferramenta fundamental para a floricultura (ainda que não seja ferramenta em si) são as roupas adequadas para tal. Ainda que qualquer roupa confortável possa servir para as tarefas florais, uma roupa desenvolvida para tal proporciona um conforto extra e uma proteção das partes do corpo que ficam mais expostas neste tipo de trabalhos como são os joelhos ou os braços.

Cores e utensílios deliciosos

Agora a verdadeira ferramenta: apresentamos o carro de mão como amigo da floricultura! Para quem tem áreas maiores e faz a sua plantação no jardim de casa, o carro de mão torna-se essencial para as tarefas mais simples como levar terra, os vasos, as florzinhas ou mesmo o regador com água.

Ainda, quando o carro de mão não estiver a ser utilizado, pode ser aplicado como expositor das mais bonitas flores do jardim, fruto do cuidado mais dedicado da arte da floricultura.

Água da vida!

Uma vez que é de flores que estamos a falar, e de vida, o bem essencial é a água e pode dizer-se mesmo que este, ainda para mais na altura da plantação, é decisivo. As flores precisam de água fundamentalmente na altura de serem plantadas e dependem disso para realmente serem felizes na altura de encontrarem a terra a seus pés.

Um lavatório no exterior é extremamente conveniente para a prática das atividades de floricultura e tudo o que está ligado com ela. Desta forma não há necessidade de sujar no interior com a terra do trabalho de amor e flores. Terra, água e vasos em botas lamacentas podem deixar pegadas incriminadoras de prazer floral.

Fruto mais apetecido

O que é cuidado, trabalhado, feito com amor e dedicação, normalmente resulta em frutos saborosos. A floricultura não é exceção. A aplicação do tempo num passatempo tão delicioso como a floricultura acaba por poder resultar em frutos silvestres deliciosos. O morango, a amora, a framboesa ou as phisalis, são frutos deliciosos que pode tirar das trepadeiras mas não só! Arranjos com ramos delicados e exclusivos destas trepadeiras, suspensos com flores são divinalmente silvestres. A floricultura é portanto também, multifacetada.

O corte para finalizar

Com todos estes detalhes é impossível que não cresça uma grande paixão pela floricultura. O último detalhe, de soberbo requinte nesta prática e a tesoura. É com ela que se finaliza o passatempo, e se obtém o resultado floral da floricultura. Além do jardim ser florido e verde, a tesoura permite colorir também o interior das casas, as bancas de flores do mercado, ou mesmo o ramo para aquela pessoa mais especial.

A beleza hipnotizante

Por último, a beleza inegável das flores é cativante para todos e nada melhor que colorir a vida com o resultado da natureza. A floricultura é especial, e intrincada ao mesmo tempo que é fácil. No fundo, apaixonante.

Deixe-nos a sua opinião aqui!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!