Sabia que se preparar o Natal com tempo vai conseguir poupar dinheiro?

I. Gaspar – homify I. Gaspar – homify
homify
Loading admin actions …

As festividades natalícias trazem alegria, todo o ambiente que se vive nesta altura do ano tem muita magia, mas também muita dor de cabeça, nomeadamente quando pensamos no dinheiro que gastamos, nesta fase. Neste sentido, decidimos partilhar convosco pequenos truques que poderão ajudá-lo a poupar. 

O principal segredo está no tempo, pois quanto mais tempo tiver para organizar toda a festa e os presentes, mais irá ganhar e sobretudo ficará mais calmo, invés de deixar para os últimos dias e ficar num stress louco. 

É este ano que vai fazer tudo com tempo e poupar? Contamos bem que sim e que as nossas dicas sejam úteis para si!

1. Criar uma ementa

Começamos pela organização da ementa, no caso de ser o anfitrião na consoada ou do dia de Natal. 

Pesquise receitas e faça uma lista dos ingredientes, bem como daquilo que quer colocar na/nas mesa(s). Desta forma, tem tempo para estar alerto às promoções dos supermercados, para se ir abastecendo. Como sabe, em cima da hora certos produtos ficam o dobro! 

Pode também, procurar produtores locais ou mercados, para encontrar os melhores produtos a bom preço. Pode sempre tentar negociar o valor!

2. Criar um orçamento

É uma questão de organização criar um orçamento. Seja muito rigoroso no cumprimento do mesmo. 

Para ajudá-lo a não gastar mais do que é suposto, até recomendamos que gira o seu orçamento com dinheiro líquido, destinado só a isso, porque com o cartão de débito ou de crédito perdemos facilmente as contas. 

3. Fazer uma ou várias listas

Continuamos com a ideia das listas, pois são fundamentais para nos organizarmos e, consequentemente, poder poupar. 

Faça uma lista das pessoas a quem quer oferecer um presente e estipule um valor, bem como o orçamento que quer gastar em prendas. 

Crie outra lista para a decoração natalícia ou outros gastos inerentes à festividade. 

Não se deixe levar pela tentação, o Natal é muito mais que o marketing entorno dele!

4. Aproveitar saldos, descontos, promoções…

Se começar a pensar no Natal bem antes das lojas vestirem-se de vermelho e de brilhantes irá poupar imenso. Pode pensar em comprar as prendas nas alturas das promoções e dos saldos, mesmo que seja um ano antes! 

Geralmente, um ou dois dias depois do Natal começam os saldos, pode sempre optar por oferecer as prendas depois ou optar por cartões presente. 

5. Fazer biscoitos

Ao longo dos tempos, temos entrando num consumismo e perdido a essência do Natal. Gastamos balúrdios em futilidades, quando pequenos gestos, feitos por nós e com amor terão tanto ou mais significado que uma peça de roupa.

Assim pode fazer os seus próprios biscoitos, com vários sabores. Coloque-os em saquinhos bonitos, que se vendem em grande superfície e oferece-os aos seus colegas de trabalho, vizinhos ou outros familiares. Pequenos gestos que enchem o coração.

6. Fazer as suas próprias velas

Se não for muito dado à cozinha, mas mais aos trabalhos manuais pode fazer velas caseiras para oferecer. Uma ideia fácil, barata e tão bonita. 

Veja neste livro de ideias como pode fazê-las: Como fazer uma vela em casa sem precisar de cera.

7. Não comprar só por comprar

É no poupar que está o ganho, já diz o velho ditado. 

Não vale a pena comprar presentes inúteis, só para dizer que oferecemos algo. Por isso, quanto mais cedo preparar, mais tempo terá para encontrar um presente giro e a bom preço. 

Se não gostar de fazer compras e nem tiver paciência para isso, vá pela solução mais fácil ofereça cartões presente ou pergunte diretamente à pessoa, algumas ideias de presentes e dentro dessa lista, pode escolher um. 

7. Criar os seus embrulhos

Pode poupar dinheiro se criar os seus próprios embrulhos, em vez de comprar aquele papel bonito, mas super caro. Na internet, encontrará muitas ideias giras para criar embrulhos bonitos. É um detalhe que marca sempre…

Votos de boas festividades e boas poupanças!!

Pode sempre descobrir a nossa loja, para encontrar um presente giro!

Tem outra sugestão para poupar nesta fase? Partilhe connosco!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista