Como dar um toque vintage para sua casa?!

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
CALVOS - FS, LEICHT Küchen AG LEICHT Küchen AG Cozinhas clássicas
Loading admin actions …

Para fugir do estresse e da correria da vida moderna, porque não aderir à uma decoração vintage no seu lar? A sua sala de estar pode contar histórias e seu quarto pode ficar recheado de lembranças do passado da sua família. Feminino e completamente charmoso, um décor com toque vintage é também prático e surpreendentemente barato de ser feito!

Algumas dicas de decoração podem te ajudar a recriar um ambiente tradicional vintage ou até mesmo em uma versão adaptada, trazendo toques modernos inspirados em composições atuais com um ar retrô. Com o uso de uma paleta cromática clássica ou pastel, acessórios delicados e com um toque caseiro seu lar vai ganhar um toque particular e especial. 

O modelo de decoração vintage não se baseia em ter a última tendência ou artefatos tecnológicos. É o momento de se considerar a possibilidade de utilizar alguns de seus acessórios e móveis mais orgânicos ou rústicos. Algumas técnicas DIY (do it yourself) podem ser muito úteis nesta hora,  como um painel com stencil atrás de uma penteadeira ou cômoda. Claro que é importante ter algumas habilidades manuais e criatividade.

Para mais dicas e informações sobre o assunto, continue no post. Inspire-se para transformar seu lar em um baú de lembranças!

O estilo vintage e a sua definição

O estilo vintage envolve o uso de objetos ou referências de algum movimento ou estética que tenha tido origem há 20 anos atrás ou mais. O termo vintage é na verdade um termo vindo das vinícolas e utilizado para definir a colheita de uma temporada em um vinhedo específico. Como o vinho, um item de mobiliário descrito como vintage deve expressar com clareza a época em que foi produzido. Vintage pode significar algum artefato ou algum período específico de tempo, como em 1950 ou 1970.  

Sala vintage

Na maioria das situações, para se começar a decorar uma sala de estar no estilo vintage não é necessário contar com um grande investimento. Se os móveis da sua sala são antigos ou possuem um modelo mais clássico, é possível estilizá-los com uma reforma. Você pode começar pintando a peça de algum tom pastel ou em qualquer outra tonalidade amena. Apostar em paredes coloridas e papéis de parede com listras ou formas geométricas sempre ajuda a proporcionar um clima retrô e divertido no ambiente. Além disso, dependendo do grafismo presente no seu papel de parede, ele pode falar do visual de determinada época, expressando o modelo vintage que você quer. 

Quarto vintage

Nos quartos, a decoração vintage pode se dar através do uso de penteadeiras e espelhos decorados. Os papéis de parede com padrões clássicos de animais podem ser ótimos aliados na sua composição! Móveis em madeira clara e madeira de demolição trazem um charme extra, proporcionando um toque rústico de fazenda para o seu cômodo. Quanto a cama, você pode pensar em adicionar ou fazer uma cabeceira decorativa. As cabeceiras trazem um toque feminino e delicado para o espaço! Além de um clima confortável, é claro. Não se esqueça de considerar elementos extras, como tábuas pintadas, tapetes gastos, cortinas e abajures tradicionais. 

Cozinha vintage

Os móveis e eletrodomésticos coloridos marcaram presença nas cozinhas mais clássicas entre os anos 50 e os anos 70. O mobiliário em cores fortes ou pastéis proporciona um clima divertido e traz vida para qualquer ambiente. Além da parte estética e funcional, o local pode te inspirar a cozinhar ainda melhor. Uma dica interessante é pintar a parte interna dos armário ou aplicar papéis de parede em padrões geométricos. Os azulejos e pisos divertidos têm a capacidade de dar contraste e trazem um charme único para a sua residência. Abuse dos panos de pratos coloridos e com estampas. Ainda pode-se adicionar cortinas coloridas. Nesta cozinha ao lado projetada pelo escritório alemão Leicht Küchen AG , o armário vermelho cereja roubou toda a atenção do local, deixando o décor inusitado e bonito.

Vintage moderno

Decorar um ambiente que traga os elementos tecnológicos e que ao mesmo tempo ofereça um visual clássico e vintage pode ser a solução para ter uma decoração única e especial. Artigos decorativos como almofadas, quadros e mesas de centro vão trazer o ar vintage, mas você pode incluir poltronas retas e telas abstratas. Assim, a sua casa terá contraste, movimento e uma decoração fora do comum. Móveis minimalistas eram muito utilizados na década de 70. Hoje, eles voltaram em versões ainda mais minimalistas e modernas. Eles são a pedida certa para completar o décor!

Decoração

Decorazione, Els Home Els Home Salas de estar mediterrânicas Têxtil Ambar/dourado Acessórios e Decoração

O estilo vintage, sendo uma tendência ou moda que envolve elementos do passado pós-moderno global, se apega a artigos icônicos ou marcantes. As decorações inspiradas neste estilo contam com bastante informação e detalhes vindos de padrões, estampas e alegorias do mobiliário. O décor vintage tem um apelo lúdico e delicado, levando em conta temas femininos e naturais. Os animais e padrões repetidos aparecem nas almofadas, papéis de parede e cortinas. O crochê e tecidos feitos à mão dão as caras em peso.

Vintage DIY

Linha Assis, Veromobili Veromobili Salas de estar escandinavas Estantes

O décor vintage permite o uso de peças artesanais e feitas em casa. O movimento DIY pode ser perfeito para este momento. Ele vai te ajudar a criar uma peça personalidade e a poupar dinheiro. Você pode montar estantes com placas de madeira e prateleiras, pode montar mesas de centro ou sofás com palettes e pode fazer seu próprio papel de parede com o uso dos stencils. Para mais dicas de decoração vintage, confira Decorando o quarto com o estilo vintage.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista