RUSTICASA | Villa Carré | Bussy-Saint-Georges: Casas de madeira  por Rusticasa

Quando uma casa em madeira é contemporânea

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

Optar pela madeira na execução de casas é cada vez mais uma opção no mundo da construção civil. No entanto esta opção não se traduz na representação integral de uma casa rústica com madeira à vista e cobertura inclinada revestida a telha. O projecto que lhe vamos apresentar é o exemplo que este tipo de construção se pode alinhar com um estilo contemporâneo.

Trata-se da Villa Carré, um complexo de casas localizado no Oeste de Paris, desenhadas pelo arquitecto profissional Charles Carré do atelier CS Architects. Estamos a falar de habitações de 230m² totalmente fabricadas em madeira de estrutura ligeira e placas OSB, revestidas a reboco no exterior e gesso no interior, o que lhes confere o ar contemporâneo que pode ver nas imagens a seguir.

Olhar o exterior

A imagem exterior é sem dúvida o melhor exemplo do que a cima referimos. Linhas rectas e contemporâneas adornam os alçados rasgados por enormes vãos envidraçados. A horizontalidade é marcada pelos relevos existentes nos vários planos da fachada, distinguindo-se duas materialidades: a madeira e o reboco de cor branca. 

A frente da casa conjuga ainda um extenso relvado verde com uma zona de canteiros que se eleva através de um estrutura de madeira, do lado esquerdo. As grades que separam os caminhos pedonais são de cor preta, relacionando-se com os caixilhos das janelas e dinamizando o espaço com as suas traves dispostas em diferentes direções.

Ligações horizontais

Uma outra perspectiva do exterior mostra-nos a continuidade dos vãos do alçado principal. No piso superior estes desenham-se adjacentes a apontamentos de madeira que forram determinadas zonas da parede. Existe ainda uma separação visual da casa com a rua principal tida através de uma linha de vegetação elevada que cria uma barreira visual ténue mas suficiente para estabelecer alguma privacidade no interior da habitação. 

Espaços translúcidos

Através do interior percebemos o encanto incrível desta casa. A forma translúcida e aberta como o interior se relaciona com exterior é surpreendente na medida que todos os espaços interiores se abrem ao exterior livres de qualquer obstrução. A casa torna-se assim num autêntico espaço de conforto totalmente iluminado por luz natural que reflecte em todos os panos de parede branca.

Público e privado

Mas esta translucidez não se resume à relação com exterior. Dentro da própria casa encontramos espaços que se relacionam directamente com janelas de vidro translúcido que permitem a comunicação visual entre os vários espaços, até mesmo entre os públicos e privados. 

A imagem a cima é prova disso mesmo. O espaço mais privado da casa, a casa de banho, relaciona-se visualmente sem qualquer tipo de obstrução com o espaço mais público e social. A privacidade de ambos é assegurada pois localizam-se em pisos diferentes, sendo impossível a relação visual do espaço social para o espaço privado.

Banheira ou mini-piscina?

Não podíamos passar sem fazer um close up àquela peça encantadora que vimos em cima, escondida no piso superior. Trata-se de uma banheira única, de formato redondo, que se expõe abertamente para toda a casa. Dada a sua altura quase que podemos afirmar que se trata de uma mini-piscina exclusiva dos residentes desta belíssima habitação.

Espaços altos

Ampla e airosa, a sala de estar localiza-se numa zona de pé direito duplo onde um corredor de circulação desenha a parte superior. É muito interessante observar que, embora existindo em grande número, todos os vidros desta habitação são completamente translúcidos, criando ambientes totalmente interligados.

Neste artigo leia e veja como configurar uma sala ampla!

Três espaços num só

Esta fotografia é o culminar das relações que temos vindo a referir. É impressionante a forma como sala de estar e jantar se relacionam com a casa de banho e mesmo com o exterior. Toda a casa é desenhada de forma muito sóbria, com a cor branca ou preta. Mas note no pormenor do sofá existente no piso inferior que alegra inevitavelmente o espaço devido às suas cores alegres e vivas que conjugam com diversos desenhos padronizados.

O que achou desta moradia em madeira moderna e contemporânea?
Habitações  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Peça a sua consulta grátis

Encontre inspiração para casa!