Quando o pátio fica dentro da própria casa

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Existe uma infinidade de maneiras de se construir uma casa, não apenas com diferentes materiais e diferentes terrenos, mas também com diferentes estratégias de ocupação, aquilo a que que normalmente chamamos de tipologia. O tipo de casa com pátio é famoso desde a antiguidade, porém, foi-se perdendo com o tempo, vendo decrescer a sua popularidade em paralelo com o crescimento das cidades e com a inexistência de espaço disponível para fazer do pátio uma zona essencial numa residência. A casa deste livro de ideias é, por isso mesmo, um projecto que vai contra a corrente arquitectónica mais actual.

Este projecto mostra-nos uma bela casa onde os ambientes se desenvolvem ao redor de um pátio. Ele não é necessariamente o elemento central da casa, mas sim um eixo estruturador sobre o qual os ambientes se organizam, levando a uma disposição dos espaços que certamente seria diferente sem ele. O interessante é ver como essa abertura no centro do terreno ajuda a circulação de ar e a entrada de luz natural, o que seria quase impossível, pelo menos com esta eficiência, se fosse fechado com um tecto, como normalmente acontece com as casas tradicionais.

Deixe-se apaixonar por este impressionante projecto do estúdio Designcubed, que não se conforma com as tipologias comuns e faz questão de inovar, levando conforto a quem nela habita.

Ambiente aberto

Terraços  por Designcubed
Designcubed

Courtyard House – East Dulwich

Designcubed

O pátio desta casa tem contacto directo com os vários ambientes. Sendo o quarto e a sala os principais, é neles que o pátio tem maior influência, passando a ser uma extensão do interior do edifício. Mais do que isso, ele torna-se uma espécie de quintal, mas ao contrario do que seria normal, situa-se no meio e não atrás da casa, o que o torna especial e garante um maior aproveitamento, no dia-a-dia, da natureza e do que ela pode oferecer.

Luz abundante

Salas de estar modernas por Designcubed
Designcubed

Courtyard House – East Dulwich

Designcubed

A sala de estar comunica directamente com o pátio. Além disso, um dos seus longos bancos – mais um pormenor diferente resultante da tipologia desta casa – serve de parapeito para uma das muitas janelas desta casa que permitem uma generosa entrada de luz natural. A madeira de textura clara que cobre todo o chão do ambiente e as paredes de cor branca fazem com que a luz seja ainda mais eficiente e torne o ambiente mais confortável.

Integração

Salas de jantar modernas por Designcubed
Designcubed

Courtyard House – East Dulwich

Designcubed

A sala de jantar é um ambiente contíguo à sala de estar, o que é comum nesta tipologia habitacional. Ela possui uma saída directa para o pátio e, como se não bastasse a iluminação natural daí proveniente, tem ainda uma abertura no tecto que permite encher todo o espaço de luz. A pequena mesa de madeira ocupa pouco espaço e é ideal para o tipo de decoração e para o ambiente minimalista que se pretende criar.

Quarto principal

Quartos modernos por Designcubed
Designcubed

Courtyard House – East Dulwich

Designcubed

O quarto que vemos na imagem poderia ser descrito como um quarto típico, um espaço no qual não acontece nada de impressionante e que, por isso mesmo se assemelha em tudo a um quarto normal. Mas, ao abrir a cortina que cobre a larga janela de vidro, percebemos que o pátio também está presente, transformando o ambiente intimo em algo mais complexo, com maior liberdade e com um sentimento de expansão que um quarto comum não nos pode proporcionar. A isso juntam-se os têxteis que cobrem a cama, coloridos e joviais.

Simplicidade e eficiência

Casas de banho modernas por Designcubed
Designcubed

Courtyard House – East Dulwich

Designcubed

A casa de banho prima pela simplicidade e pela eficiência em atender as necessidades mais básicas dos moradores, sem com isso elevar o preço da construção ou colocar em uso elementos desnecessários e/ou caprichos sem qualquer utilidade. O revestimento em ladrilhos e a louça branca contrastam com a bancada cinzenta e estabelecem um belo padrão, sem entrar em grandes adornos e sem preocupação com detalhes decorativos. Um espaço elegante, confortável, funcional e fácil de usar e limpar.

Cozinha

Cozinhas modernas por Designcubed
Designcubed

Courtyard House – East Dulwich

Designcubed

Olhando para a cozinha pelo ângulo que a imagem apresenta, vemos um espaço que podemos considerar quase como um corredor que desagua no famoso pátio da casa. Entretanto, uma das coisas mais interessantes nesta cozinha, são as cadeiras colocadas na bancada. Ali podem ser feitas refeições rápidas no dia-a-dia e podem acontecer momentos de convívio entre familiares e amigos. Mais uma vez, todo o espaço é amplo e repleto de luz natural. As paredes voltam a pintar-se de branco de forma a dar maior amplitude ao ambiente, oferecendo-lhe brilho e uma agradável sensação de limpeza. Por cima da bancada, os candeeiros metálicos que caem do tecto, oferecem personalidade acentuando o toque moderno da decoração.

O que achou desta casa? Imagina-se a viver o seu dia-a-dia num espaço como este? Deixe-nos as suas respostas.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!