A casa de fim-de-semana de um arquitecto

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

No livro de ideias de hoje, mostrar-lhe-emos uma moradia de fim-de-semana que tem uma particularidade: foi desenhada pelo seu próprio dono, um arquitecto do estúdio Meneghetti Arquitectos, na Argentina. A casa localiza-se no condomínio fechado de La Cañada Polo Club (Open Door, Pdo. de Luján, Bs. As.), um terreno de 2600m² com muita vegetação.

A moradia propriamente dita ocupa uma superfície coberta de quase 200m² e acomoda todas as divisões num único piso. Ao entrarmos na casa, somos recebidos por um pátio que nos conecta visualmente com o jardim das traseiras. À direita deste local, está a sala de jantar, a sala de estar, a cozinha e as respectivas áreas de serviço. Do outro lado, à esquerda, encontra-se o escritório, a suite principal e os quartos que podem integrar-se e formar um espaço só através da abertura de um painel deslizante. A vivenda foi construída em 2016 pela empresa Díaz Construcciones. A obra demorou doze meses a ficar completa.  

A imagem exterior da casa define-se a partir de um volume branco e moderno que pela sua escala e forma se harmoniza com a paisagem natural envolvente.

Convidamo-lo a conhecer os detalhes desta obra projectada pelo seu próprio dono que ambicionava a usufruir de conforto máximo em todos os ambientes da casa.

Uma primeira impressão

A casa desenvolve-se num volume branco de linhas modernas que se prolonga no espaço. O terreno onde foi construída apresenta uma ligeira e agradável inclinação que enfatizam a sua presença. Esta unidade branca e leve dispõe de um jardim frontal com um relvado bem cuidado interrompido apenas por pedras – dispostas em paralelo – que nos conduzem até à entrada. A fachada principal tem uma área completamente coberta e outra envidraçada que gera um subtil sombreamento. É uma obra equilibrada e fresca que só podia ter mão de arquitecto.

A zona social

Uma das principais premissas do projecto era a construção de um espaço amplo, ideal para receber amigos e estabelecer um vínculo com a paisagem. Assim foi. A sala de estar tem um ambiente muito luminoso, graças às suas grandes superfícies envidraçadas que a ligam ao jardim. O mobiliário escolhido para decorar esta área sobressai pela modernidade. De destacar a Cama Barcelona, uma criação de 1930, do arquitecto Mies van der Rohe. Os únicos apontamentos de cor são o candeeiro e o tapete vermelhos.

O sector de leitura

Nenhum recanto foi desaproveitado neste projecto. Algures entre a sala de estar e a sala de jantar, existe um sector de leitura individual definido por uma confortável cadeira vermelha e um moderno candeeiro em ferro cromado cujo desenho faz um arco muito conveniente para iluminar as páginas de um livro.

Minimalista e transparente

A cozinha localiza-se no extremo da casa a ladear a sala de jantar. Organiza-se a partir de uma ilha central que acomoda, de um lado, o sector de preparação de alimentos devidamente resguardado por um exaustor e, do outro, uma zona para refeições informais onde se podem sentar quatro pessoas. Será, com certeza, uma refeição agradável não estivessem os bancos virados para uma grande janela que emoldura um encantador cenário natural.

Um rasgo de luz natural

O escritório localiza-se na área mais resguardada da casa. O espaço define-se a partir de uma caixa branca que se ilumina zenitalmente a partir de uma clarabóia rasgada na cobertura. A secretária mais não é do que uma mesa branca que se desenvolve em comprimento entre duas paredes, acompanhando, assim, a abertura do tecto e a abertura frontal.

Enfim, a piscina

O projecto conta com um alpendre de 58m² que protege a área social e os dormitórios da incidência de luz directa do sol e abriga uma zona de apoio ideal para a piscina. Repara que esta última se encontra num plano elevado em relação ao jardim. É curioso o efeito visual que esta ideia proporciona quase como se se pudesse pegar na casa como se de um brinquedo se tratasse e colocá-la noutro sítio. Adoramos!

O que achou desta maravilhosa casa de fim-de-semana? Nós adoramos a decoração minimalista e o exterior moderno!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!