Mudar de casa: saiba como o deve fazer!

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

Quem é que já não teve dores de cabeça por causa de uma mudança de casa? É verdade, começamos o artigo de hoje com uma pergunta, porque quase conseguimos adivinhar qual é a resposta! Já todos  mudamos de casa pelo menos uma vez na vida e provavelmente todos tivemos exactamente a mesma sensação de mas por onde é que eu começo?!. Pois bem, esta tarefa que não é de todo simples, não há como contrariar, pode não ser assim tão complicada. Aquilo que pretendemos com o artigo de hoje, não é de todo dar-lhe a fórmula certa para a mudança de casa, mas sim apresentar-lhe os erros mais comuns que deve ter a preocupação de evitar. Para que o artigo tenha um maior impacte sobre si, o que vamos fazer primeiro é identificar o problema e depois dar-lhe a solução. Para a sua próxima mudança ou para uma mudança de um amigo próximo que vá ajudar, vai aqui encontrar uma data de dicas preciosas! Vamos a isso?

Erro 1: falta de tempo

Quase todos nós como bons seres humanos que somos, adiamos as tarefas de que menos gostamos até à última. É o mais normal de acontecer e portanto nada de estranho! Contudo este é apenas o pior erro que pode fazer! E quando dizemos pior, é mesmo o pior! Nunca deixe a mudança da sua casa para o último minuto porque não vai com certeza correr bem! Vá fazendo as coisas com calma e se só tem disponibilidade para tratar da mudança ao fim-de-semana, estão antecipe o máximo que puder, para que tirar tudo do lugar e pôr em caixas, seja uma tarefa por si controlada e não pelo tempo ou falta dele.

Erro 2: não preparar caixas suficientes

  por homify
homify

Kiste auf Rollen

homify

E por falar em caixas, precisa de prepará-las em número e tamanho suficiente. Certifique-se que para além de ter caixas que cheguem, elas têm diferentes tamanhos. Ainda que estas por vezes possam atingir um peso inacreditável, a verdade é que não há nada mais prático numa mudança do que as benditas caixas, já que estas ajudam a segmentar os diferentes tipos de coisas que queremos encaixotar. Desde livros a faqueiros de cozinha estas servem para tudo!

Erro 3: não vender ou dar coisas de que não precisa

APARTAMENTO LAPA: Salas de estar modernas por Artica by CSS
Artica by CSS

APARTAMENTO LAPA

Artica by CSS

Outro erro muito comum no que diz respeito não só a mudanças mas à tendência que temos para acumular coisas que não utilizamos ou precisamos. Temos uma notícia para si: uma mudança de casa é a melhor oportunidade para se ver livre de coisas que já usa. Não estamos a dizer-lhe para pegar nas coisas e simplesmente deitá-las fora, bem pelo contrário! Já lhe ocorreu que pode vender coisas ou simplesmente dá-las a quem precisa? Pois é! Isto pode mesmo acontecer e a vantagem é dupla, se por um lado está a ajudar-se no sentido de não ter que lidar com tanta tralha, por outro está a dar a outras pessoas a possibilidade de dar uma nova vida aos objectos e utensílios que tem em sua casa.

Erro 4: arrumar coisas de que ainda vai precisar

Apartamento na Av. Roma: Closets modernos por Atelier da Calçada
Atelier da Calçada

Apartamento na Av. Roma

Atelier da Calçada

Às vezes a ânsia de ver tudo arrumado e dentro de caixas é tão grande, que acabamos por arrumar demasiado cedo coisas de que ainda vamos precisar. E depois é um stress como se costuma dizer. O que lhe sugerimos é que coloque num sítio específico todas as coisas de que ainda vai precisar, pode ser uma prateleira ou um armário dependendo da quantidade de coisas e por isso já sabe, tudo o que ali estiver é para ser empacotado no final, quando já tiver a casa praticamente toda encaixotada.

Erro 5: não organizar devidamente as coisas

É muito importante que defina um plano, por plano entenda-se organização. O que é que isto quer dizer? Quer dizer que convém ter mais ou menos segmentado um alinhamento para a organização nomeadamente por tipo de coisas. É importante que saiba que naquela caixa estão livros, naquelas malas roupa e por aí fora, se assim não for a chegada à casa nova e arrumação que aí terá de fazer será ainda mais complicada. É tão simples quanto isto, na hora de começar a colocar as respectivas malas, caixas e afins na sua casa já vai saber o que é que fica onde, malas para o quarto, caixas dos livros para a sala e por aí fora.

Erro 6: fazer tudo sozinho

Moradia na Aguda | 2013: Salas de estar modernas por Susana Camelo
Susana Camelo

Moradia na Aguda | 2013

Susana Camelo

Muitas vezes caímos no erro de pensar que se fizermos as coisas sozinhos vai ser menos confuso, porque temos o nosso próprio método ou porque sabemos onde estão as coisas melhor do que ninguém… Enfim uma data de coisas que têm pouco sentido, uma vez que a mudança de uma casa é algo muito cansativo e difícil de fazer sozinho. O que lhe sugerimos é que fale com o seu parceiro ou amigo que o vá ajudar, para que definam em conjunto o melhor plano para terem tudo arrumado e encaixotado no menor número de horas. Com ajuda e companhia é sempre tudo mais fácil!

Erro 7: não limpar o apartamento vazio

Corredores e halls de entrada  por homify

Partimos do princípio que este será o erro menos usual de todo o artigo, já que na verdade se trata mais de uma questão de bom senso do que de outra coisa qualquer. Depois de ter tudo fora da sua casa e aqui referimo-nos não só a caixas mas também a móveis, vai com certeza descobrir algum pó que não imaginava existir – acontece em todas as casas, não se preocupe! – e por isso é simpático deixar o espaço minimamente limpo. Não custa nada! Consegue limpar uma casa vazia num abrir e fechar de olhos! Força! Deite mãos à obra, vai ver que não custa nada!

Achou útil o nosso artigo?! Partilhe a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!