Casa de imensos contrastes!

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

Uma vez mais é com um tremendo orgulho que temos o prazer de lhe trazer um projecto 100% português! 

Artspazios é um atelier situado em Viseu. Desde 2007, ano da criação deste conceito, o colectivo de criativos sempre procurou uma abordagem única face aos desafios impostos pela contemporaneidade! Artspazios não é apenas um atelier, mas sim uma marca global de arquitectura, composta por uma ampla equipa de arquitectos, designers e engenheiros que buscam, constantemente a integração de todo o tipo de conhecimento no processo arquitectónico. 

O resultado é a oferta de um serviço integrado que acompanha o projecto em todas as suas fases, desde a criação à construção, abrangendo as mais diversas áreas de actuação, sempre com o objectivo de assegurar qualidade e inovação a qualquer tipo de projecto. 

A prova disso é a fantástica habitação que hoje, lhe trazemos. Uma residência de sonho, onde os volumes compõem uma forma arquitectónica única. A atenção ao detalhe é imperativa, e no final resta-nos apenas suspirar à medida que vamos descobrindo os lugares criados por este edifício.

Embarque connosco nesta viagem pelo que de melhor se faz em Portugal!

Integração com a envolvente

Este projecto representa uma habitação uni-familiar cuja data de construção iniciou em 2012 e terminou em 2013. 

A imagem mostra-nos como este edifício se integra perfeitamente no terreno, assumindo e aproveitando os seus desníveis, para criar espaços distintos em diversos níveis. Os volumes subtis, revelam-se perante uma vegetação cuidadosamente premeditada. Isto é, não sabemos se esta planta foi colocada antes ou depois da obra, a verdade é que ambas coexistem e complementam-se criando uma composição em perfeita harmonia!

Volumes sóbrios

Apesar da estrutura desta habitação ser maioritariamente em betão armado, a sensação que transmite é precisamente contrária; a leveza e a subtileza caracterizam esta habitação, e isso é de facto, uma das maiores proezas arquitectónicas. Os grandes vãos recuados, ajudam nesta caracterização, simulando uma flutuação da cobertura superior. São estes pequenos truques que podem transformar a construção em pura arte da arquitectura.

Subtileza arquitectónica

É num ambiente mais florido que surge uma escadaria exterior, subtil e discreta, acompanhando, uma vez mais, a topografia do local. É interessante perceber como a habitação se integra perfeitamente no terreno assumindo os seus desníveis e incluindo a vegetação no projecto arquitectónico!

Incluir a vegetação é sempre uma excelente opção, não só pelo sombreamento natural mas também, pelas questões térmicas que este método assegura e proporciona.

Detalhes exteriores

No exterior encontramos surpresas inesperadas como é o caso deste ripado de madeira que fecha um espaço coberto que pode servir para arrumação ou garagem.

A conexão entre os materiais é feita de uma forma extremamente subtil, unindo o conforto da madeira com a frieza do betão. 

Um espaço para sonhar

Um espaço para sonhar é um espaço onde nos podemos perder e ao mesmo tempo encontrar; é um espaço perfeito para a introspecção e para o auto-conhecimento. Apenas a arquitectura tem a capacidade de criar lugares assim e acreditamos que este é, sem dúvida, um deles. 

As formas circulares e orgânicas, quer do baloiço, quer dos grandes 'buracos' circulares  – que rasgam a cobertura e deixam o céu e a luz envolver este local – contrastam com as linhas rectas que caracterizam este edifício. As guardas transparentes, não criam obstáculos visuais, permitindo ao olhar perder-se na imensidão envolvente.

Escadaria flutuante

Esta é uma imagem espantosa da escadaria localizada no interior da habitação. Chega a ser poética a forma como os materiais se complementam criando jogos de reflexos inesperados e distintos!

A poltrona cor-de-laranja, contrasta com o ambiente moderno e metalizado, conferindo cor e dinâmica ao espaço, tornando-o mais pessoal e acolhedor.

Contrastes quentes

A iluminação quente da habitação, contrasta com os tons frios do anoitecer e com o azul da piscina. O resultado é uma composição única que nos deixa com uma imensa vontade de entrar na acolhedora habitação e desfrutar das suas qualidades.

Ficou orgulhoso deste projecto? Verifique aqui outro fantástico projecto 100% português!

Gostou deste projecto? Diga-nos qual a sua imagem preferida!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!