Habitações  por Progettolegno srl

Uma casa de madeira espaçosa e cheia de luz!

Sílvia Astride Cardoso – homify Sílvia Astride Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

As casas de madeira são capazes de nos conquistar à primeira vista. A versatilidade da madeira e a sensação de conforto que esta desperta fazem com que ela seja um dos materiais mais elegíveis para a construção de casas. Se, para além disso, o projecto se inserir no contexto apropriado, o resultado será, por certo, harmonioso.

Neste livro de ideias, vamos mostrar-lhe uma maravilhosa casa de madeira muito pouco convencional em termos arquitectónicos e com espaços amplos e luminosos. Trata-se de uma moradia cheia de singularidades. 

Está curioso? Ora venha ver.

Uma perspectiva do exterior

O entorno é uma das principais atracções desta casa. A natureza rodeia a construção através de um jardim com um relvado bem cuidado que emoldura o imóvel. O espaço ao ar livre é um dos extras desta construção e o cenário ideal para se desfrutar de todos os momentos de lazer na companhia da família e dos amigos. A zona semi-coberta nas traseiras tem todas as condições para receber os convidados.

A importância da luz

Outra das características da casa diz respeito à grande quantidade de luz natural que banha os interiores. Apesar de estarmos a observar a casa a partir do exterior, conseguimos perceber que as grandes janelas permitem que a luz do sol entre em cada divisão. O projecto não poupou, todavia, em recursos que protegem, em parte, a incidência da luz que pode sobreaquecer os espaços. Exemplo disso são os tejadilhos e as coberturas. 

Mais áreas ao ar livre

Ainda que o jardim seja a área de exterior mais ampla e com maior potencial no que toca à organização de todo o tipo de reuniões ao ar livre, não é o único cenário ao ar livre adaptado para o efeito. A imagem panorâmica que vemos acima deixa-nos contemplar o terraço no segundo piso com duas cadeiras Acapulco que convidam à socialização. Mas venha ver o terraço mais de perto.

Pequenos detalhes

Um olhar mais atento deixa a descoberto as nuances deste terraço. Em primeiro lugar, destacamos a riqueza dos materiais e a combinação magistral dos mesmos. A pedra cinza cobre o piso e contrasta com a leveza das guardas de vidro que abrem este terraço para a paisagem. O tecto robusto em madeira atravessado por vigas também é protagonista neste espaço. 

Interiores em plano aberto muito especiais

Passamos para o interior onde nos deparamos com um ambiente cativante. O projecto assenta no conceito de plano aberto. A ideia foi integrar as áreas da casa, maximizando assim a percepção espacial e optimizando a superfície disponível. A cozinha, a sala de estar e a sala de jantar ocupam o piso inferior com uma acolhedora decoração em madeira e em tons claros. O pé-direito duplo permitiu a adição de um mezanino ao qual se tem acesso através de uma moderna escada branca. 

A cozinha

A cozinha mantém os padrões do projecto da casa. Essa concepção de casa de madeira em que o espaço e a luz são protagonistas reflecte-se nesta área ampla e simétrica. As linhas simples dos móveis denotam um certo gosto pela funcionalidade sem perder de vista a atenção ao plano estético. Uma vez mais, a combinação entre a madeira e o branco cria uma atmosfera inspiradora que se adequa a um espaço funcional como este. A ilha central separa virtualmente espaços de natureza distinta.

A perspectiva a partir do mezanino

Esta é a perspectiva da sala a partir do mezanino. Os tectos curvos dão vida e uma personalidade única a esta casa e os espaços abertos favorecem tanto a iluminação como a ventilação que, praticamente, não encontra limites físicos. A fotografia mostra-nos a madeira como matéria-prima da construção e do design de interiores.

Recursos contemporâneos

A decoração desta casa assenta fundamentalmente na combinação de cores claras e na presença da madeira nos móveis e acabamentos. Porém, estes não são os únicos recursos decorativos do espaço. Pelo contrário, aproveitou-se cada recanto para incorporar detalhes que dão valor ao conjunto como este vinil decorativo em azul turquesa.

O quarto

O quarto é tão bonito quanto os restantes espaços da casa. O cenário é propício ao descanso e é na simplicidade que reside o êxito da decoração. O bege e o branco dominam neste ambiente inspirador e acolhedor. A madeira continua a ocupar um papel fundamental, aparecendo tanto no piso como nas vigas do tecto. Chama a atenção, para além disso, a base da cama que parece suspensa. As mesas de cabeceira são também originais.

A casa de banho

A simplicidade, a modernidade e o conforto são, mais uma vez, os protagonistas do espaço. Os móveis simples, mas funcionais, as soluções inteligentes de arrumação e a iluminação natural agradável permitem maximizar a percepção espacial. A cabine de duche com portas transparentes também reforça esta noção de espaço. 

- Veja mais projectos dos arquitectos registados na homify.

O que achou deste fantástico projecto? Partilhe connosco a sua opinião. 
Habitações  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Peça a sua consulta grátis

Encontre inspiração para casa!