Aprenda a organizar a sua casa de forma positiva!

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Há momentos na nossa vida em que precisamos de mudar, em vários níveis e vários aspetos, porque a vida rogou-nos partidas, algo não está bem ou simplesmente porque está mais do que na altura de virar a página… Na verdade não é um processo fácil, requer o seu tempo e a sua força, mas uma vez que tenhamos percebido que está na altura, a partir desse momento tudo será mais fácil, porque tomou essa consciência e sente essa necessidade. 

As mudanças fazem-se a vários níveis, a mais importante será ao nível da nossa mente, sendo ela o motor de tudo o resto. Depois podemos mudar de casa, de cidade, de país ou simplesmente manter-se na mesma casa, mas alterando tudo um pouco, para que tenha nova vida, novo ar e nova cara, a tal lufada de ar fresco, que estava a precisar… A nossa casa, já sabemos, é o nosso bem mais precioso, o nosso refúgio, como tal, tudo devemos fazer para nos possamos sentir bem nela, por isso é necessário fazer uma limpeza profunda, para que possa prosseguir com a sua (nova) vida.

Para o ajudar neste processo de libertação, trouxemos através deste artigo, seis passos que pode seguir para dar à sua casa maior alegria… Quer espreitar? É mesmo disto que estava a precisar? Então não perca nem mais um minuto e venha daí… A vida é para ser vivida com felicidade!

Passo 1 – Limpar a sua mente

Para avançarmos para a frente e antes de procedermos às tais mudanças físicas, nomeadamente na nossa casa, precisamos primordialmente de limpar a nossa mente… É claro que não é tão fácil, como limpar um móvel, com um pano e um produto… Não… Não, podemos fazer isto connosco, pois a limpeza da nossa mente é mais rebuscada e parte muito de nós e da capacidade que temos para dizer 'basta' e pensar que é agora que 'sigo em frente'. É um processo moroso e claramente que precisa do seu tempo, tudo são fases e nenhuma pode ser saltada para o tal 'luto' ficar mais ou menos serrado.

É necessário reencontrarmo-nos e voltar a ganhar forças para continuar com a nossa vida. Como? Por exemplo, criando novos projetos e metas para si – saídas com amigos, melhor performance no trabalho, viajar, passear, cuidar de si (fundamental) e claro tratar já da sua casa, pois é naquelas quatro paredes que vive. Poderá haver lá memórias, cores, objetos que o assombra, como tal é necessário dar uma reviravolta a tudo isso e fazer uma grande limpeza, mas isto, apenas quando sentir que está na hora…

Se agora for o momento então veja o que precisa de fazer…

Passo 2 – Dizer adeus ao passado, obtém-se gratuitamente!

Parede e piso  por REDRO

Pronto, está na hora de seguir em frente… O passado é mais do que passado, está para trás, disse-lhe adeus e sabe neste momento que o que importa é realmente o presente, o que vive agora. Pode projetar o futuro, que é ele que constrói o dia do seu amanhã… a uma velocidade incrível, pois o tempo voa, por isso não há necessidade de remoer o passado, porque a vida passa demasiada depressa, segue-se em frente e aproveita-se esta bênção de viver. 

Faça do seu dia-a-dia momentos felizes, um café com uns amigos, um SPA, mesmo que seja em casa a mimar-se um pouco, descansar, ver um filme ou ler um livro, não são necessariamente necessários de grandes momentos de festa para ter uma vida feliz… Basta saber aproveitá-la e sorrir para ela! O passado são apenas memórias, umas boas outras não tanto, mas ambas ajudaram-nos a sermos o que somos hoje…  

Siga em frente!

Passo 3 – Pensar sobre como fazer, reciclar e do que se vai livrar

Algumas das nossas peças: Casa  por Second Life
Second Life

Algumas das nossas peças

Second Life

Este é sem dúvida um processo fundamental!! É inevitável, os objetos são na sua maioria das vezes reflexo de memórias, porque foram oferecidos ou porque relembram-nos aquele momento… Mas com o passar do tempo, muitos são objetos que nada ou pouco nos dizem, já não têm nada a ver connosco ou simplesmente porque trazem-nos más memórias. Se for o caso disso, caro leitores, então está mais do que na hora de dizer adeus a algumas peças que andam por lá…

Precisa de tirar uma tarde ou um fim-de-semana para atuar, depende do volume de peças e de móveis que possui. Necessita fazer três montes, um será para guardar, outro para doar a uma associação ou a alguém que necessita e o terceiro monte, são aqueles objetos danificados, que não são bons nem para si, nem para dar. Tem ainda a possibilidade de vender os objetos que não quer numa feira, pode assim, ganhar algum dinheiro para redecorar. 

Relativamente aos objetos que guardou, porque gosta ou pela afetividade que tem, pode pensar em reciclá-los, descubra este artigo para retirar boas ideias! 

Passo 4 – Novo design para os seus espaços

Bora projetar um novo design para a sua casa? Cada lugar merece uma nova vida… uma nova oportunidade. A mesma casa pode ter ínfimas maneiras de se 'vestir', então dê asas à sua criatividade. Ponha a possibilidade de mudar de estilo, existem tantas possibilidades, desde do moderno, clássico, minimalista, mediterrâneo, escandinavo… Veja nos mais variados artigos da homify, há estilos, gostos e ideias para todos. Inspire-se.

Para dar uma nova imagem aos seus espaços pode trocar o lugar dos móveis, mudar os acessórios, como as almofadas, tapetes, cortinas, roupas da cama, entre outros… pois estes pequenos detalhes já darão uma nova luz à sua casa.

Passo 5 – Cores novas e frescas para as suas paredes

A cor das paredes é mais do que essencial, sabemos que em poucos anos fica danificada, pelas sujidades, pelas fendas ou ainda pelo terrível bolor. Como tal e nesta fase da mudança, está mais do que decidido que as paredes da nossa casa merecem uma nova camada de pintura. Uma nova vida é mais do que merecida.

Umas paredes com ar novo, dão um ar fresco e renovado a todo o ambiente, quer pelas novas cores escolhidas, como pelo aspeto limpo. Escolha cores claras e alegres para as suas paredes, de forma a irradiar luz, mas também alegria pela tonalidade feliz. Agora a casa está quase nova e digna de felicidade…

Passo 6 – Bem-vinda ordem!

Escritórios  por Tektura Wallcoverings
Tektura Wallcoverings

Walltalkers – magnetic

Tektura Wallcoverings

… Só nos falta colocar ordem e escolher uma nova organização. À medida que este processo vai ganhado formas, o nosso entusiasmo e energia irão aumentar, dá uma certa pica, dá vontade de continuar… O mais difícil é pensar em (re)começar, pois depois disto tudo irá fluir. 

E sem dúvida que a alegria já bateu à porta da sua casa! 

Sente-se pronto para recomeçar? E as nossas dicas acha que o pode ajudar? Diga-nos tudo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!