Os mais populares projectos de escadas em espiral!

Miguel Guimarães Miguel Guimarães
Loading admin actions …

As escadas são elementos essenciais para a arquitectura, importantes na acessibilidade a todos os tipos de edifícios,  e que actualmente estão cada vez mais pensadas, exploradas e diversificadas. Tendemos a acreditar que as escadas são simples ferramentas que nos ajudam a conectar vários níveis, no entanto, a arquitectura contemporânea assume cada vez mais um forte papel na interactividade entre o espaço e os seus elementos, ligando-nos ao mundo exterior. Embora possam ser consideradas como elementos individuais, a introdução de novas técnicas e materiais de construção não só têm dado ao arquitecto a possibilidade de criar novas formas, mais inovadoras e desafiantes, tal como têm deixado um caderno aberto para outro tipo de soluções. 

Hoje na homify decidimos apresentar-lhe sete exemplos fascinantes de escadas que figuram na beleza da arquitectura, fruto da imaginação, inspiração e de um intenso trabalho por parte dos ateliers.

Construída em madeira

Corredores e halls de entrada  por sanzpont
sanzpont

Escalera principal

sanzpont

Uma escadaria em espiral elegante, onde as laterais combinam com degraus em madeira numa forma helicoidal e que liga o piso superior com a inferior. Precisamente, as medidas continuam a ser a linha estética do parque, enquanto a protecção branca parece uma extensão da parede. Esta escadaria pertencem a Ascoz arquitectura, Valencia.

Como uma escultura

Duas casas em Monção: Corredores e halls de entrada  por JPL Arquitecto
JPL Arquitecto

Duas casas em Monção

JPL Arquitecto

O betão é um material capaz de proporcionar formas arrojadas, sedutoras, e desafiantes no que respeita aos limites da arquitectura.  Nesta proposta, o material conjuga-se com a harmonia do local e com a criatividade do autor, constituindo-se como um elemento importante no espaço que ocupa. O arquitecto João Paulo Loureiro - JPL ARQUITECTO – apresenta-nos o projecto para duas casas em Monção, e transforma a escada em uma das principais  protagonista deste espaço, pela sua leveza e expressão. Bela e delicada, a escada em betão é assim trabalhada e manipulada para se envolver visualmente com os restantes elementos da casa.

Simples e prática

Esta escada em espiral apresenta-nos a sua simplicidade e beleza, embutida num espaço muito apertado. Criado por uma atmosfera de estilo escandinavo, projectada pelo arquitecto japonês Omi, Komae, mantêm a mesma linha estética do pavimento em madeira. A escada eleva-se para o nível superior e um piso intermediário. Dinâmica, simples e com uma circularidade no design muito equilibrado

Para espaços reduzidos

Uma simples torção neste projecto de escada em espiral, para um espaço reduzido, onde se tem de recorrer a uma mezzanine no interior. As escadas em espiral não ocupam muito espaço, deixando alguma área livre debaixo e em torno delas. O corrimão é o que faz com que essas escadas se destaque ainda mais e fazendo uma verdadeira obra de arte nesta sala.  Usando uma mezzanine com acesso pelas escadas, pode tornar o espaço mais livre e menos apertado, ou fechado, no entanto o uso do material de vidro mantém o espaço grande e aberto.

Para espaços com outras dimensões

Não há necessidade de fazer um grande show, com dois andares projectados para se comunicar uns com os outros. Dada a vã disponível, basta ajustar as medidas e o número de etapas e criar uma estrutura simples que responda eficazmente às necessidades levantadas. 

Em metal

Corredor, hall e escadas  por Fontanot
Fontanot

Techne

Fontanot

As famosas escadas metálicas em caracol são um ícone do período industrial, que conseguiram prevalecer no tempo. Fáceis de montar e sedutoras com suas linhas geométricas, estas escadas encaixam-se facilmente em diferentes lugares, sendo uma enorme vantagem para espaços reduzidos. Nesta imagem, observamos um excelente exemplo de escada em caracol criada pelo atelier holandês Fontanot. Arrojada na cor em harmonia com os elementos do interior, esta escada é sinónimo de perfeição estética e de desenho de uma qualidade extrema.

Com pedra

Espreitamos por último uma escada feita a partir de pedra local. Para as áreas rurais são materiais como pedra que convivem melhor com espaços abertos, como um pátio ou varanda. Aqui, uma escadaria de pedra natural surge como um elemento que liga todos os sectores da arquitectura da casa. Quebrando as linhas rectas e piscando o olho para o mundo das formas helicoidais sinuosas.

Interessou-lhe o nosso artigo de hoje? Deixe a sua opinião na caixa de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!