6 sugestões para uma casa mais natural e saudável

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Hoje em dia, mais do que nunca, precisamos de voltar à essência, de voltar ao que nos faz bem, de voltar até nós próprios. É importante conseguirmo-nos alhear da rotina veloz, do trânsito fervilhante e da selva de betão que é uma grande cidade. Para que consigamos ser bem sucedidos nessa busca pelo descanso, temos que começar pela nossa casa, a nossa principal fonte de inspiração e o lugar que nos entrega ao dia e nos recebe quando ele acaba. Nesse sentido, aproximarmo-nos da natureza ou tentar incorporá-la nos ambientes caseiros é um bom ponto de partida para projectarmos espaços mais naturais e saudáveis. 

No livro de ideias de hoje, vamos deixar-lhe algumas sugestões. Absorva-as e aplique aí por casa.

Estruturas recicladas

Muitas vezes, não sabemos como podemos oferecer mais personalidade a determinados espaços da nossa casa, como podemos ocultar alguns pormenores inestéticos, como por exemplo canalização exposta, ou, pura e simplesmente, o que podemos fazer para criar um ambiente com mais estilo. 

Por que não utilizar caixas de fruta ou as famosas paletes para construir projectos ou móveis que nunca tínhamos imaginado? Neles, podemos incorporar plantas. Com eles, podemos construir prateleiras, um tecto falso, uma parede original ou diferentes tipos de móveis.

Decorar com a natureza

Paisagismo de interior  por Kleuroptafel
Kleuroptafel

Voor de Urban Jungle

Kleuroptafel

Na fotografia, vemos uma agradável sala de estar decorada somente com diferentes plantas colocadas em recipientes suspensos na parede numa lógica assimétrica. O aspecto interessante inerente a esta ideia não assenta só no efeito estético que produz no ambiente. Existem várias plantas que ajudam a purificar o ar, eliminando vapores químicos e filtrando as toxinas em troca de ar fresco e humidade. Se a elas recorrermos para decorar a casa, estamos a fazer algo bom para a nossa saúde e dar um toque divertido à nossa casa.

Paredes verdes

Na imagem, vemos outra possibilidade para revestir ou para decorar paredes. Incorporar um jardim vertical numa das divisões pode ser uma excelente ideia. Esta “parede verde” não só ajudará a purificar o ar, como também a criar uma sensação de relaxamento e a injectar vida em recantos da casa macambúzios e aborrecidos. O resto da decoração deve ser mantida simples. Neste caso, o principal contraste reside no vibrante tom laranja da coberta da cama.

Toda em madeira e muito ecológica

Casas  por Tengbom
Tengbom

10 Smart SQM

Tengbom

Continuamos o nosso livro de ideias com um projecto interessante que foi pensado no sentido de gerar o menor impacto ambiental possível e de dar resposta à necessidade de acomodação de estudantes. Através do uso de madeira laminada, reduziu-se o custo total de construção e, portanto, da renda a pagar pelos estudantes. Na verdade, o valor que os estudantes iam pagar foi reduzido para metade. O impacto ambiental associado a esta construção é muito menor do que nas construções tradicionais.

Dividir e revestir ambientes com plantas

Outra opção é a utilização de uma estrutura de madeira e plantas em jeito de painel a separar diferentes ambientes. As plantas são uma boa forma de revestir este tipo de superfície pois não ocultam por completo o que existe por detrás. Na imagem, vemos várias plantas plantadas em vasos verticais de cores distintas. As espécies a utilizar devem requerer o mínimo de rega possível e ter raízes que se adaptem a recipientes de dimensões reduzidas.

Um interior sustentável

Terminamos este livro de ideias com um interessante projecto do Colectivo CriativoTrata-se de uma casa sustentável que, embora pequena, reúne todos os requisitos para proporcionar uma vida sustentável aos seus moradores. O interior da casa encontra-se completamente revestido por madeira, designadamente por painéis OSB nas paredes e por pinho nos tectos. Tudo requer acabamento mínimo e pouco trabalho de mão de obra. Este edifício tem um impacto surpreendentemente baixo, sendo, por isso, altamente sustentável.

Projectar e construir usando materiais naturais e ter plena consciência do impacto que isso tem sobre o meio ambiente e as nossas próprias vidas é um caminho que trará, por certo, muitas satisfações e benefícios.

O que achou das nossas sugestões? Alguma desta ideias lhe pareceu particularmente interessante?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!