Limpe a sua mente, mas primeiro a sua casa

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Há momentos na nossa vida em que precisamos de mudanças, virar páginas, de novidades, de algo que nos dê motivação e de alento… Sabemos que a nossa mente é a base de tudo, se não tivermos bem conosco é difícil prosseguir com a vida, mas saiba que antes de 'limpá-la' e seguir em frente, precisamos de mudar o que nos rodeia, tudo o que está à nossa volta, precisa de ganhar outro visual, nem que sejam primeiro os detalhes, mas algo tem de ser diferente… a limpeza exterior é fun-da-men-tal. 

Sabemos que a nossa casa é o nosso bem material mais precioso, é lá que nos refugiamos todos os dias, depois de bons ou maus dias, é lá que estamos realmente bem, com as nossas coisas e dentro do nosso ambiente. Mas se a nossa casa trouxer más memórias ou simplesmente nada ou pouco nos diz, algo não está bem e é o SOS para começarmos a arregaçar as mangas e fazer pela vida… pela nossa! O nosso bem-estar mental, psicológico é fulcral para vivermos e avançarmos com a vida. 

A nossa casa tem de ser a nossa motivação, o reflexo dos nossos gostos e da nossa pessoa, cores, decorações, móveis, tudo é um pouco o retrato de nós… E se estiver em busca de um novo 'eu', então está mais do que na altura de limpar a sua casa e de lhe dar uma nova cara. Aqui poderá encontrar soluções e ideias a seguir para enfrentar a sua nova vida… Vamos a isso, sabemos que é capaz… Depois tudo será mais fácil para dar novas energias e crenças à sua mente. 

Mudar um espaço de cada vez

Vamos aos poucos…  já diz o velho ditado que 'Roma e Pavia não se fizeram num dia'. Temos tempo, por isso escolha o lugar que queira mudar em primeiro lugar, em segundo… em terceiro e assim sucessivamente. Do mais importante ao menos importante, melhore aquele que sinta a necessidade de mudanças urgentemente.

Se a questão for económica, faça conforme as suas possibilidades financeiras, inicialmente uma pintura, depois os móveis e quando puder os acessórios, como o tapete, as cortinas ou as almofadas. Mas não pode desanimar e pensar que jamais irá conseguir mudar porque há muito por onde fazer, se não começar e não tomar a iniciativa 'é agora', é que nunca irá chegar lá, isto é uma certeza. Faça com calma e irá chegar lá, verá que em menos de nada já tem uma casa com uma cara nova.

Começa com o mobiliário

Sala de estar  por homify
homify

Ace coffee table

homify

Tratamos já já do mobiliário – vai fora aquele que não queremos ver à frente e escolhemos o novo, que irá substituir o antigo. Mas porquê começar com o mobiliário?

A resposta é simples é aquele que ocupa e preenche grande parte do espaço da nossa casa, independentemente da divisão. Pode ser uma marca ou uma mancha, se ele funcionar bem, quer ao nível das cores, do modelo ou do design, ele irá durar uma vida ou quase. Se ele não tiver nada a ver conosco neste momento então será um peso, visual e psicologicamente. 

Se quiser pode sempre optar por reciclar os móveis antigos, dando uma nova vida e oportunidade, com uma nova camada de pintura e outros detalhes. 

Mantenha apenas o essencial

O que nos vale guardar coisas só por guardar? Não vale a pena… está na hora de nos desfazermos de muitos pormenores, nomeadamente se eles forem sinónimos de más recordações, não há necessidade de olhar para trás, mas sim para o futuro. Está na hora de nos libertarmos…

Além disso, uma casa atrativa é uma casa que não está atulhada de acessórios, de decorações ou de móveis, um pouco no lema do minimalismo, matemos apenas o que interessa e o que importa. Vai ver que a sua casa ganhará nova energia e irá irradiar luz por todos os cantos e recantos. 

Pisos claros

Chão claro poderá ser sinónimo de sujidade… Diga lá se foi o que pensou, hum? Mas se lhe dissermos que chão claro é igual a luminosidade, a clareza, a limpeza e a um ambiente neutro, digno de um espírito moderno e contemporâneo, gosta?

Por outro lado, um chão claro contrariamente a um chão preto 'esconde' mais poeiras e outras sujidades, dependerá claramente do material que escolher. Pode optar por chão em madeira clara, mármore ou azulejos darão um toque fantástico ao ambiente… muito ao tom da liberdade!

Superfícies claras

Faça do seu lar um ambiente claro… As razões são muitas e bastante válidas. Além das cores claras serem bastante luminosas, elas conferem um ambiente calmo, tranquilo e limpo, exatamente o que pretendemos com a nossa mudança. Elas trarão à nossa mente um equilíbrio com o ambiente onde vivemos. 

O impacto das cores da nossa casa é tão importante, que devemos dar-lhe toda a importância que merecem, pois com cores claras nas várias superfícies da nossa casa, nomeadamente no quarto, a nossa mente fica mais calma e relaxada.

Paredes claras

Londres . Interdesign: Sala de estar  por Interdesign Interiores
Interdesign Interiores

Londres . Interdesign

Interdesign Interiores

E depois do chão e das superfícies, não podem faltar as paredes também elas claras. Serão mais fáceis de harmonizarem com as decorações ou com outras cores. Por outro lado, as paredes claras darão uma sensação de amplitude ao espaço, parecendo maior do que na realidade, além de darem um aspeto clean à área envolvente. 

Atenção quando falamos em cores claras, não é necessariamente no branco, pois hoje em dia, existe uma paleta cromática tão vasta e bonita, com novos tons, novas misturas, tão atrativas e belas, que temos a certeza que a tarefa mais difícil será mesmo de escolhê-la. 

Guarda as coisas fora de vista

Artesanato de Marrocos: Casa  por Artesanato de Marrocos
Artesanato de Marrocos

Artesanato de Marrocos

Artesanato de Marrocos

Esqueça as vitrinas e a exposição de objetos… Há detalhes que devem ficar expostos, em alguns móveis ou nas paredes, como velas, flores, fotografias, quadros ou outras lembranças, mas não muito mais. A nossa casa não é um expositório de venda, nem o museu da cidade ou da aldeia, por isso, está na hora de guardar certas coisas fora da vista, fechadas nos armários e retiradas quando é necessário. 

Uma casa leve, sem demasiada informação, é uma casa atrativa, que chama a atenção para o que interessa realmente. Se a sua casa for demasiada cheia, tornar-se-á confusa e sem nexo. Este é um dos segredos dos designers de interior – leveza!

Use cores suaves

PORTO . INTERDESIGN: Sala de estar  por Interdesign Interiores
Interdesign Interiores

PORTO . INTERDESIGN

Interdesign Interiores

Junto com as cores claras das superfícies, do chão ou ainda da parede, faça um casamento feliz com uma paleta cromática suave. Toda esta simbiose trará à sua mente a energia que está à procura, pois estas candy colours têm este poder de acalmar e de relaxar o nosso ser. 

ambiente da sua casa ficará cativante, atrativo e delicado… As cores açucaradas farão o seu efeito e revolucionarão a sua decoração, criando uma mistura harmoniosa e um ambiente bem aconchegado. Ficou tentado por este ar tão doce? 

Prioriza

Salas de estar tropicais por Helô Marques Associados
Helô Marques Associados

Living com madeira de demolição

Helô Marques Associados

E finalmente dê prioridade ao que realmente importa, ao que é mesmo necessário dentro da sua casa. Quanto mais a sua casa ficar leve e desprovida de detalhes desnecessários, melhor funcionará a decoração e a luminosidade, além de serem depois o reflexo do seu bem-estar. 

Prefira o lema less is more… Prioriza e verá que a sua casa ganhou uma nova cobertura… Agora sim, está pronto para limpar a sua mente, com esta tarefa feita já vai uma grande ajuda.

Siga em frente…  

E agora está pronto para seguir em frente? Gostou das nossas sugestões?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!