Ideias para decoração de lojas

Sofia M. Sofia M.
Loading admin actions …

Primeiro, comece por desenvolver o seu negócio. Para quem quer trabalhar? O que acha que pode oferecer de diferente? Pense em produtos e crie um conceito inovador. E, muito importante, trace um bom plano de negócio. É importante ter todos as ideias bem pensadas e planear cada passo! Afinal, começar e gerir um negócio é um passo sério e um importante compromisso, já para não falar de todo o investimento (pessoal e financeiro).

Depois disto, segue-se a parte da papelada e muita burocracia – prepare-se, pois a sua paciência será testada até ao limite! 

Até que começa a brincadeira: a decoração da loja! Da sua loja! De certeza que já pensou em mil coisas e já teve milhares de ideias. Aqui na homify achamos que seria boa ideia dar-lhe algumas dicas sobre decoração de lojas. Lembre-se, nos dias de hoje, com tanta variedade e oferta de serviços, impressionar e marcar a diferença tornou-se essencial se quer sobreviver e superar a concorrência. Faça-se notar, não só pela qualidade do seu serviço, mas também através da decoração da sua loja! Afinal, já diz o ditado, os olhos também comem.

Qual é o seu estilo?

Escritório  por R3ARCHITETTI

O ponto mais importante é imprimir personalidade à sua loja. Em função daquilo que vai vender, pense qual o estilo que mais se adequa.

Se vai vender produtos regionais, talvez o seu estilo seja o rústico. Se a sua loja é de roupas para mulher, talvez deva optar por uma decoração mais feminina ou até romântica. Estes são apenas alguns exemplos, mas não deixe de procurar e explorar outros estilos de decoração. 

Actualmente, a decoração minimalista está muito na moda, até porque são espaços que inspiram tranquilidade e apelam á organização, já que contêm apenas o essencial, aliado a objectos bonitos e de design. Quanto à sua loja, qual é que acha que é o estilo que mais se adequa?

Cada coisa no seu lugar

Lembre-se, mais que quantidade, um cliente aprecia qualidade. Ninguém gosta de entrar numa loja e ver demasiados produtos ou que estejam expostos de forma desorganizada ou, como se diz em bom Português, tudo ao molho, sem que se consiga distinguir um tapete de uma toalha! 

Uma loja organizada, com cada espaço devidamente definido e ordenado, é a melhor forma para obter um maior sucesso, pois permite ao cliente ver com calma todos os produtos e analisá-los com atenção. Permita que os seus clientes se sintam cómodos na sua loja, podendo circular à vontade e descobrir aquilo que tem para oferecer E lembre-se: um cliente feliz, volta sempre!

O que fazer com o espaço?

Parede e piso  por Tapeten & Uhren
Tapeten & Uhren

Tapete TOURQUOISE CHESS

Tapeten & Uhren

Nem sempre é fácil encontrar o espaço perfeito ou aquele com que sempre sonhamos. Todos têm algum defeito ou algo que não se enquadra! Relaxe e pense que quem faz o espaço é você!

Primeiro, olhe para o espaço e não veja só defeitos! Pense, no que pode fazer com ele e em vez de optar por destruir tudo e reconstruir desde o zero. Em vez disso, aprenda a reaproveitá-lo e a repensá-lo. Quem sabe se aqueles azulejos antigos e meio desgastados, não podem dar um toque vintage à sua loja? E por que não, aproveitar a coluna para recriar um ambiente mais clássico? Ou de aproveitar os velhos espelhos, para dar mais chame à loja?

As opções são várias, é tudo uma questão de reaproveitamento e de originalidade, não concorda? 

As paletes estão na moda!

As paletes estão na moda e você sabe disso! E sabe qual é a melhor parte, é que usando paletes , você mesmo pode construir várias destas peças para decorar o seu espaço!

Além de barata, esta opção é também amiga do ambiente, já que é uma opção ecológica e sustentável – não é à toa que tem sido adoptada por inúmeros comerciantes nos últimos anos, seja em lojas desportivas, de roupa ou para venda de objectos de decoração. Se gostou desta ideia, não pode deixar de ver o nosso artigo sobre paletes e peças que podem ser feitas por você mesmo (diy).

Sentido de humor

Permita-se a um capricho. Um objecto mais apelativo, divertido ou opulento, que capte a atenção de quem entra e que até se pode vir a tornar numa referência na sua loja.

O elefante azul da imagem, é da autoria de Maria Bruno Neo, uma artista de Cascais. Este trabalho faz parte do projecto Natur Design, que foi criado om o intuito de promover o comércio da zona. Para isso, a artista inspirou-se em animais que faziam parte do seu imaginário e usou-os para decorar uma joalharia de autor em Cascais, criando diversos bustos de animais, em várias cores e trabalhando-os como se fossem pedras de jóias, em lapidado. 

Produtos 100% Portugueses

As Cores do Swithy: Sala de estar  por Two Six
Two Six

As Cores do Swithy

Two Six

Use a sua loja não só para divulgar os seus produtos, mas também para promover outras marcas. E há algo melhor do que promover as marcas do nosso próprio país? Aquilo que você coloca dentro da sua loja é também um espelho e uma forma de reflectir a sua filosofia e forma de estar na vida e nos negócios. Permita aos seus clientes conhecerem esta sua faceta solidária e promotora das marcas made in Portugal.

Gostou dos bancos da imagem superior? Baptizados de Swithy's. são um produto 100% português, de Braga, criados pela marca Two.Six. Feitos em madeira maciça e em tons claros, com linhas dinâmicas, que inspiram movimento. Já a parte parte superior é de burel, um tecido artesanal português, de lã pura, que além de altamente durável é também muito resistente. Gostou da nossa ideia?

Vitrines: a dupla cara

Quarto  por PIANCA
PIANCA

Island

PIANCA

Não é à toa que cada vez mais as grandes marcas contratam artistas plásticos e pessoas do ramo artístico para decorar as montras das suas lojas Deixar-se ver e ser visto é essencial para a sobrevivência de uma loja, sobretudo num mundo tão competitivo como é área comercial.

Se por um lado, na montra estão os melhores produtos, lembre-se que aqui deve também estar representado um pouco do espírito e da essência da loja. Permita que as pessoas olhem também para a sua loja, convide-as a entrar e faça-as sentirem-se bem-vindas. 

Por outro lado, lembre-se que quem está dentro da loja, também olha para o que se passa lá fora. Ou seja, a montra numa loja não pode nunca ser descorada.

O poder do reflexo

Closets escandinavos por IPUNTO INTERIORISMO
IPUNTO INTERIORISMO

Se viste la princesa

IPUNTO INTERIORISMO

Um espelho não é apenas um reflexo da nossa imagem, muitas vezes um espelho reflecte também aquilo que queremos ver! Permita que os seus clientes se vejam a eles mesmos, na companhia dos produtos que vende. Pode parecer fantasia mas permita-se a um exame de consciência e pense quantas vezes, pensou como ficaria maravilhosa com aquele vestido, no jantar da empresa ou como aquela gravata combinaria bem com a sua camisa favorita! E do sonho à decisão da compra, o passo é muitas vezes pequeno!

Aproveite também para jogar com os espelhos, colocando-os em espaços concretos, onde possam reflectir os produtos mais especiais da loja ou que à partida poderiam passar mais despercebidos. 

Dê mais vida à sua loja

Casa  por Materflora Lda.
Materflora Lda.

Arranjos Ranunculus e Jacintos Multicolor

Materflora Lda.

Talvez por serem seres vivos, fornecedores de oxigénio e cheios de cor e de vida, as plantas e as flores não deixam ninguém indiferente. Recorra a bonitas flores, vasos de plantas ou sofisticados ramos, para decorar a sua loja e verá como com um simples detalhe, dará um toque especial à sua loja – assim como um cheiro mágico, que dará as boas-vindas a todos os que entram. 

Se é daquelas pessoas que tem dificuldades em manter as plantas ou as flores vivas, há opções à sua medida. Pode sempre optar por plantas que requeiram menos atenção e cuidados (como os cactos, por exemplo) ou por decorar a sua loja, usando ramos de flores secas. 

Fez-se luz!

Um dos detalhes mais importantes numa loja, é a iluminação. Ninguém gosta de ir ou se sente confortável, num espaço sombrio ou mal iluminado. Os clientes gostam de se sentir confiantes, de poder ver todos os produtos, sem limitações ou obstáculos. Mas isso não significa que não haja truques! Comece por pensar que tipo de ambiente quer – mais quente ou mais frio? Ou prefere uma luz natural? Também é importante que tenha claro quais as zonas e/ou produtos que pretende destacar e que tipo de lâmpada usar para atingir os seus objectivos. 

Opte por lâmpadas amigas do ambiente, de baixo consumo, que apesar de serem um pouco mais caras, duram muito mais (como é o caso das incandescentes). 

E, por último, escolha um candeeiro que combine com os seus produtos e o espírito da sua loja

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!