15 ideias para organizar closets e roupeiros 15 ideias para organizar closets e roupeiros

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

15 ideias para organizar closets e roupeiros

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Closets minimalistas por Giovani Design Studio Minimalista
Loading admin actions …

Neste artigo, vamos mostrar-lhe 15 ideias para que a desorganização não se instale no seu closet ou guarda-roupa. E é tão fácil isso acontecer, não é? Afinal de contas, temos tendência a acumular e ficamos sem saber onde arrumar tanta coisa. Para além disso, no dia-a-dia, não é prático andarmos à procura da roupa no meio do caos. Antes de mais, deve começar por fazer uma arrumação a fundo. Livre-se do que já não use e faça uma limpeza geral. Depois, é pôr mãos à obra e acomodar cada peça no seu devido lugar. 

Saiba mais.

1. Muitas gavetas

Nunca sobra uma gaveta no closet. Pelo contrário, vai precisar sempre de mais gavetas à medida que for adquirindo novas peças. Misture gavetas mais baixas com outras mais altas. Umas ser-lhe-ão mais úteis para roupa interior e acessórios e outras para camisolas de malha, por exemplo.

- Precisa de fazer móveis à medida? Contrate um bom carpinteiro para o efeito! 

2. Que não falte uma poltrona e uma mesa de apoio

Estamos certos de que lhe vai dar jeito ter uma poltrona – ou banqueta, banco, cadeira, etc. – neste espaço para se sentar enquanto se veste ou calça e para lhe servir de apoio para pousar as roupas. Ao lado dela, coloque uma pequena mesa de apoio. 

3. Espaço para as coisas da casa

Também precisa de espaço para arrumar os têxteis da sua casa e o closet é o lugar perfeito para tal. Capas de edredão, almofadas, mantas, lençóis… estes são alguns dos objectos que pode colocar neste espaço.

4. As jóias também importam

No closet, não se esqueça de encontrar espaço para as jóias e para outros acessórios como relógios ou botões de punho. Pode colocar, por exemplo, expositores neste espaço com a parte de cima envidraçada, tal como os da imagem.

5. Um espaço diferente para cada peça

Repare, nesta imagem, no espaço inferior dedicado às calças. Cada peça deve ter um local de arrumação que se adeque a ela para a preservar e evitar vincos. 

6. Guie-se pelas cores

Closets modernos por homify Moderno Madeira Acabamento em madeira

Um método muito usado para arrumar as roupas é através das cores. Pode fazê-lo gradualmente: primeiro as mais escuras e depois as mais claras.

7. E os sapatos?

Os sapatos, com os seus materiais duros e menos maleáveis, dão sempre alguma dor de cabeça para serem arrumados. Pode dispô-los em prateleiras, tal como nas lojas, e procurar módulos para sapatos em lojas como a IKEA.

8. Deixar os pequenos artigos à vista

Closets minimalistas por homify Minimalista

Os perfumes, as caixas de jóias, os cremes e os outros elementos pequenos perdem-se facilmente se não estiverem bem organizados. Por isso, convidamo-lo a tê-los à vista. 

9. A praticidade das rodas

Qualquer móvel com rodas se torna mais funcional. Pode movê-lo para qualquer lado quando quiser sem grandes transtornos. 

10. Espaço para caixas e carteiras

As caixas ajudá-lo-ão a manter o ambiente visualmente mais limpo. No chão, pode deixar espaço para as carteiras. Como têm uma base plana, seguram-se facilmente sobre esta superfície.

11. Definir lugares exclusivos

Defina bem os locais para cada acessório e não os ocupe com outras coisas para não perturbar essa ordem.

12. Deixe o que usa mais à mão de semear

Mulberry Closets modernos por The Wood Works Moderno Vidro

Deixe as peças que usa mais à mão de semear e ponha as outras nos locais menos acessíveis. As estações do ano também influem nisto. No Inverno, os casacos devem estar mais à frente, por exemplo.

13. Áreas diferentes para roupa pendurada e dobrada

Closets industriais por homify Industrial

Coloque a roupa dobrada de um lado e a dobrada de outro. Se misturar as duas coisas, acabará por gerar mais confusão em termos práticos e estéticos.

14. Tirar partido de ganchos e cabides

Use ao máximo os ganchos e cabides. Se não tem gavetas para os acessórios ou espaço para as carteiras, por exemplo, pode pendurá-los nas paredes.

15. Que não faltem cabides!

Por fim, aconselhamo-lo a ter sempre cabides livres e a comprar todos do mesmo formato e da mesma cor. Se misturar cabides de diferentes tamanhos, será mais difícil para si arrumar a roupa de forma alinhada. Além disso, não é tão prático.

De qual destes closets mais gostou? Partilhe connosco a sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!