Guia de como encontrar o tipo de casa ideal

LuciPais – homify LuciPais – homify
Google+
Loading admin actions …

Quando andamos à procura de uma casa, é essencial definir, antes de mais, qual o tipo de habitação que pretendemos. Acreditamos que depois de navegar pelas redes sociais da homify fica ainda mais cheio de dúvidas, face a grandiosa oferta que esta plataforma lhe oferece diariamente. Mas calma! Estamos aqui para o ajudar e nunca para complicar.

As imagens que os profissionais da homify lhe trazem, bem como os textos produzidos servem também para o encaminhar na decisão que, por vezes, é difícil. Se esta confuso com o tipo de casa que pretende, encontre as dicas e os conselhos certos junto de nós.

Antes de mais, tenha em atenção o seu gosto pessoal. Dado este passo, pesquise e guarde apenas o que lhe interessa, criando o seu Livro de Ideias. Depois, entregue tudo nas mãos dos nossos profissionais.

Casas térreas

Casa na Comporta: Casas modernas por RRJ Arquitectos
RRJ Arquitectos

Casa na Comporta

RRJ Arquitectos

As casas térreas, como tão bem ilustra este exemplo dos portugueses RRJ Arquitectos, continuam a ser a paixão de muita gente. Confesse, também é o seu! Uma casa de vários andares torna-se bela, mas com o passar dos anos, ainda que mantenha toda a beleza, poderá ser um grande fardo no dia a dia. Até porque a idade não perdoa e as pernas vão sentindo-se.

Se tem terreno suficiente, pode optar por este tipo de habitação. O que faria na vertical, pode muito bem fazê-lo para os lados, sem grandes aventuras de escadas. Planei bem o interior de sua casa e aposte em janelas e portas grandes, se a paisagem o justificar.

Casa mansarda

Mansard house, também conhecida com sótão francês, é muito comum em França, em alguns estados dos Estados Unidos, Canadá e Inglaterra. Um estilo que se encontra em castelos e outras casas antigas. Define-se, essencialmente, como um telhado de quatro lados, com janelas.

A vantagem de qualquer sótão é que possibilita, se bem organizado, um espaço extra, no qual pode construir mais um quarto, sala de estar, sala de fitness, canto de arrumações…  Deixe que as suas paixões e os seus desejos se concretizem no sótão. Além disso, é também um local onde pode realizar, além de festas, outras iniciativas. Um conselho: a madeira fica bem em qualquer sótão!

Dois andares (ou mais) em casa

Quem gosta de casas grandes, opta por construir habitações com mais do que um andar. Todos os andares devem ser pensados ao pormenor, para que mais tarde não se arrependa da disposição escolhida. Por isso, o melhor é entregar o projeto na mãos mãos de quem sabe, sempre com a sua supervisão.

Independentemente no número de andares escolhidos, o mais importante é que seja feliz no projeto de vida que escolheu. Sinta a sua casa, vivendo-a ao máximo, na companhia daqueles que lhe são tão queridos. Também o pode ser sozinho.  

Duplex

Por norma, há uma escada que une os dois pavimentos. Também pode ser através de outro tipo de ligação. Se tem um duplex na cidade, opte, se tiver espaço, para fazer um pequeno jardim no último andar. Vai sentir-se, garantidamente, mais feliz e livre de algum betão. Tire partido da vista do último andar e encha a sua casa de luz!

À semelhança de qualquer casa, também os duplex são organizados, ou seja, os espaços mais públicos localizam-se no piso inferior e os mais privados nos superiores. Mas há exceções à regra. Dê asas à sua imaginação. Aproveite para tirar partido dos andares, enriquecendo e diversificando a decoração, através de elementos arquitectónicos diferenciadores. 

Casa da cidade

O termo townhouse, traduzindo escreve-se casa da cidade, é muito usado América do Norte, Ásia, Austrália, África do Sul e em alguns pontos da Europa. Não é mais do que uma casa (geminada) moderna que surge no meio da cidade, normalmente com mais de dois andares para aproveitar bem a extensão na vertical.

Em Portugal, não é tão habitual ver este tipo de habitações no centro das cidades. Já nas periferias é muito comum. Nos grandes centros, estamos habituados a ver novos e velhos prédios que albergam apartamentos fantásticos e a maioria cheios de histórias.

Casa pré-fabricada

Casas campestres por ÁBATON Arquitectura
ÁBATON Arquitectura

CASA TRANSPORTABLE ÁPH80

ÁBATON Arquitectura

Se é daqueles que gosta de novas paragens e não gosta de estar muito tempo no mesmo sítio, então a casa pré-fabricada é opção mais indicada para si. Possivelmente, no futuro, será a opção de muita gente. Os empregos são exigentes, obrigando a mudanças frequentes de terra. Nada melhor do que conseguir levar a casa às costas.

Uma casa pré-fabricada, e possível de transportar, como a deste exemplo, é auto-suficiente e economicamente competitiva. Divirta-se a desenhar a sua casa, que, apesar de pequena dimensão, pode ter tudo o que precisa. Acreditamos que é a casa ideal para quem vive em harmonia com a natureza. 

Casa baixa energia

Villa Almoinhas Velhas | Cascais: Casas modernas por shfa
shfa

Villa Almoinhas Velhas | Cascais

shfa

Ter uma casa amiga do ambiente e sustentável é o sonho de muitos. Infelizmente, face aos orçamentos nem sempre é possível dar matéria aos sonhos. Ainda assim e face ao aumento da concorrência, já há valores no mercado aliciantes. Construir uma casa ecológico é uma ação responsável e inteligente. Há uma despesa inicial avultada, mas que, com o passar dos anos, acaba por ser rentabilizada.  

Pode começar por usar painéis solares e depois ir introduzindo, gradualmente, outros elementos que tornam o planeta numa casa bem mais agradável e duradoura. Fica uma pequena lista do muito que pode fazer pela sua carteira e pelo ambiente: opte por vidros duplos, coloque termóstatos programáveis que criam uma temperatura ideal em casa, use reservatórios de água para reutilizar a água das chuvas, isole as paredes e use pisos de massa térmica. 

Qual é o seu tipo de casa? Consegue escolher?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!