Os melhores móveis de sala de jantar!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Aristóteles referia-se ao Homem como “animal social, por excelência”. Assim é.

Partilhamos, quase todos, do gosto em conviver, em receber amigos e família em casa, em cozinhar os melhores pratos, em ficar longas horas à conversa em torno de uma mesa. Mais que isso, temos a necessidade biológica de comer e, para isso, precisamos de um espaço para o efeito. Simples. 

Sendo assim, façamo-lo rodeados por conforto e, já agora, por pormenores estéticos agradáveis. Hoje, e como sempre, deixamos-lhe dez imagens de salas de jantar com móveis particularmente bonitos e singulares, ainda que jamais nos esqueçamos que a funcionalidade deve ser, nos dias que correm, característica transversal a todas as divisões da casa.

Acompanhe-nos.

Invista na qualidade e no conforto

Sylt é uma região balnear na Alemanha conhecida pela bela praia com água do mar amena e agradável, pelos bons restaurantes de peixe e pelas casas imponentes dos mais abastados. É numa casa em Sylt que fica esta maravilhosa sala de jantar que não podia deixar de fazer parte deste artigo não só para inspirar os sortudos que têm uma casa de praia, como também para vos mostrar a mesa sólida e robusta combinada com as mais confortáveis cadeiras de braços estofadas em branco sujo.

Se organiza muitos almoços e jantares em sua casa, se passa horas com os seus amigos e família em torno da mesa, então aposte em móveis de qualidade que lhe proporcionem conforto. Ainda que isso possa constituir um avultado investimento, verá que, a longo prazo, não se arrependerá. Opte por peças simples e neutras que lhe sirvam de base a uma miríade de opções no que toca a elementos decorativos.

Ao fundo da divisão existe uma pequena cozinha. Porém, há uma fluidez natural entre ela e a área de refeições onde um candeeiro esférico majestoso se debruça sobre um prato em cerâmica, o único objecto decorativo da mesa. E chega! 

Joga com o baralho todo?

Salas de jantar ecléticas por Mauricio Arruda Design
Mauricio Arruda Design

ANTONIO CARLOS RESIDENCE

Mauricio Arruda Design

Uma mesa baptizada com o nome daquela que é, porventura, uma das vossas séries televisivas preferidas: House of Cards. Acertámos? O brasileiro Maurício Arruda é a mente brilhante por detrás desta criativa mesa que, apoiada numa torre de cartas, transmite uma ideia de leveza e instabilidade. Mas, nada tema. Contrariamente às nossas tentativas frustradas em construir um castelo de cartas, que se desmorona num sopro, a mesa é sólida. Tão sólida que suporta 250 quilos. Batoteiros! Tal como a marca explica, o desenho das cartas é gravado, individualmente, em placas de aço o que significa que cada mesa tem uma configuração diferente. Para além disso, pode optar por um tampo que acomode seis lugares ou dez. 

Esta mesa é o trunfo que não nos importaríamos de ter em casa.

Playground love

  por Duffy London
Duffy London

Swing Table 8 person

Duffy London

Se calhar, depois de comer uma feijoada ou um cozido à portuguesa, estas não são as cadeiras mais indicadas. Porém, não passam despercebidas. Não passam mesmo. Falamos da Swing Table desenhada pela Duffy London que se inspira na famigerada frase de George Bernard Shaw: “We don’t stop playing because we grow old, we grow old because we stop playing.” 

Esta estrutura inclui uma mesa, o candeeiro Geo e oito cadeiras suspensas ou, melhor dizendo, oito baloiços. Os seus convidados jamais se esquecerão da experiência divertida que ela, seguramente, proporciona. Para além disso, e como a própria marca lembra, para aspirar a casa é um sonho!

Apesar de estar num ambiente de interior, estamos em crer que ficaria maravilhosa num jardim. Os baloiços, o branco, a leveza e o conceito que lhe estão inerentes, fazem dela a peça ideal para o exterior. 

Confessamos, aqui que ninguém nos vê, que a criança que há em nós rejubila com esta mesa! 

Flexível

Uma mesa extensível será sempre uma solução pragmática. Para caber mais um. Mais dois. Mais três. Mais quatro ou, como cantou Zeca Afonso: “venham mais cinco”.

Se for uma mesa extensível como esta, em jeito de Yin e Yang, melhor ainda. A Flexitab, desenhada pela KissKalt, é, como o próprio nome indica, uma mesa flexível. Bom, na verdade, são duas mesas flexíveis resumidas numa. Uma mesa de laivos modernos e outra com um estilo a lembrar o antigo encaixam-se formando uma só estrutura e uma peça de design de excelência que chamará, para si, toda a atenção. O lado branco tem rodas. Assim, quando receber convidados e precisar de mais espaço, é só puxá-lo e, como que por magia, fica à sua disposição uma mesa comprida e bonita para reunir muitos e bons em torno dela!

Mágico espelho meu…

(… ) haverá reflexo mais útil que o teu? Não! Para divisões pequenas, grandes espelhos. Uma superfície plana e espelhada do chão ao tecto vai, de imediato, propiciar amplitude, luz e, já agora, requinte à sua sala de jantar. Ao invés de uma parede normal e de um móvel mais pesado, considere esta alternativa e coloque um armário embutido para arrumar, por exemplo, os apetrechos de que precisa para as refeições. 

No caso, a porta entreaberta mostra-nos estantes com livros. Muito bem pensado. Não lhe parece? Pode lá guardar os seus livros de cozinha. Assim, fica tudo em família. 

E já que falamos de luminosidade e espaço, repare na paleta cromática arejada desta sala que se divide entre o branco e os tons neutros. O elemento mais robusto é a mesa rústica que nos mostra quão perfeitamente imperfeita a madeira – e a natureza – sabe ser. Quando planear a decoração da sua pequena sala, tenha estas sugestões em conta.

Sou do tempo em que…

Em madeira tosca, com a porta em rede ou em vidro a deixar ver uma cortina e a abrigar o melhor serviço cuidadosamente arrumado. Antigamente, era assim. E, hoje em dia, também pode ser. Ainda que tenha uma sala de jantar moderna, seja arrojado e adicione ao conjunto uma peça antiga que, sem destoar, crie um contraste interessante com os demais móveis. É o caso do louceiro verde da imagem de uma sala na Alemanha. Ainda que, na decoração, prevaleça um estilo contemporâneo, vemos o imponente louceiro com a tinta propositadamente a sair, a emprestar personalidade ao espaço. É um encontro agradável entre épocas e, se a avó vir a vossa escolha, vai-vos, seguramente, apertar as bochechas com orgulho!

Cabecinhas pensadoras

Salas de jantar modernas por SESSO & DALANEZI
SESSO & DALANEZI

Barra Funda | Decorados

SESSO & DALANEZI

Num apartamento de uma assoalhada, decorar é um desafio. Logo, é impreterível sermos criativos, procurarmos soluções engenhosas, posicionarmos os móveis de forma estratégica e, se necessário, pedir ajuda a um profissional. É o caso da imagem em que a sala de jantar e o quarto aparecem divididos por um singelo móvel com um poste onde está colocada a televisão que pode, por isso, ser rodada para ambos os lados. Ora, ainda que o seu quarto não seja contíguo à sua sala de jantar, tem nesta imagem uma óptima opção para a dividir da sua sala de estar, sendo que a televisão serve ambas as áreas. Uma solução astuta, não lhe parece?

I got 99 chairs, but the colour ain't one

Sala de jantar  por 99chairs
99chairs

Wodden table

99chairs

A mesma cadeira, cores diferentes. Uma ideia simples, fácil de pôr em prática e que pode fazer toda a diferença na sala de jantar. 

Num espaço monocromático, por exemplo, uma mesa simples rodeada de cadeiras coloridas levaria o Verão para sua casa durante todo o ano. E nem precisa de ir a correr comprar cadeiras novas. Faça o favor de arregaçar as mangas, escolher as cores e pinte-as você mesmo. Prometemos-lhe que é uma experiência divertida e, no fim, vai orgulhar-se das suas pinturas à Picasso. Quem sabe não tem uma veia de artista escondida! 

Nesta sala, cheia de luminosidade, tudo ganha ainda mais vida. Se tiver oportunidade, coloque a mesa junto a uma janela para fazer sobressair as suas novas cadeiras e saborear as suas refeições com muita luz a animar o seu dia!

You spin me right round, baby, right round

Apartamento A3_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Salas de jantar ecléticas por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento A3_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Uma mesa para qualquer cantinho. Para uma pequena sala de jantar ou para uma cozinha, a mesa redonda, na sua simplicidade, é a opção que nos remete para o ambiente acolhedor de uma casa habitada por uma pequena família. Neste tipo de mesa, não há lugares contados. O seu formato deixa-nos sempre convidar mais alguém. A da imagem, em vidro, com cadeiras em palhinha e um suporte em ferro, chega-nos a lembrar o mobiliário de um qualquer escritório dos anos 60. Porém, as flores, o tapete de pêlo e o móvel de apoio trazem a esta sala, imbuída num estilo ecléctico, conforto e aconchego. Só podia ser assim.

Um clássico é sempre um clássico

Ainda que, hoje em dia, as pessoas tendam a afastar-se do convencional quando decoram as suas casas, há elementos que prevalecem no tempo. Por serem bonitos, por serem clássicos, por serem úteis. Certo é que, por um motivo ou outro, não abdicamos deles. O aparador é uma dessas peças. Versátil e elegante, fica bem em várias divisões da casa. É comum vê-lo na sala de jantar como móvel de apoio e arrumação ou enquanto suporte para elementos decorativos. Nesta sala, em Lisboa, decorada pela Home Staging Factory,  o aparador, de estilo retro, contrasta com a mesa, mais moderna, e serve como apoio à máquina de café, a um bonito conjunto de chávenas e a uma jarra de flores frescas. Uma composição cuidada que pode pôr em prática em sua casa.

Misturas

Apartamento Visconde da Luz: Salas de jantar modernas por Rachel Nakata Arquitetura
Rachel Nakata Arquitetura

Apartamento Visconde da Luz

Rachel Nakata Arquitetura

Uma mais moderna, outra mais antiga. Uma amarela, outra azul. Uma almofadada, outra nem por isso. Se tem aí por casa cadeiras às quais já não dá uso, por que não utilizá-las para este efeito? Poupa o seu orçamento e, simultaneamente, torna a sua sala única e divertida. Não se esqueça que mesmo que as cadeiras sejam antigas, pode recuperá-las, pintá-las e estofá-las com um tecido bonito. Um mundo aos seus pés.

Se pudesse receber os seus amigos e família numa destas salas, qual escolheria? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!