Limpezas: deite fora tudo que não precisa !

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

Se é como o comum dos mortais – coisa em que acreditamos piamente! – terá dificuldade em deitar determinadas coisas fora! A grande questão aqui não tem que ver com a parte emocional que nos prende a determinados objectos, é antes o nem nos passar pela cabeça, porque estamos demasiado ocupados com outras coisas, que está na altura de deitar fora esta e aquela coisa, porque a última vez que o fizemos já foi há bastante tempo.  Não lhe vamos ainda desvendar a que é que nos referimos mas quando começarmos a enumerar uma série de objectos vai com certeza dar-nos razão! Este é daqueles artigos de quase serviço público no sentido em que lhe relembramos de coisas que muitas vezes remete para segundo plano e por lá as deixa, seres humanos! Somos todos iguais! Está preparado? Se não está prepare-se porque acreditamos que quando chegar ao fim deste artigo a primeira coisa que vai fazer é levantar-se e dirigir-se a alguns dos objectos que aqui referimos! Se o fizer, o nosso objectivo foi cumprido!

Esponja da loiça

Antes de nos debruçarmos sobre este utensílio, já reparou que, tal como as escovas de dentes também estas se vendem em packs de três ou quatro? Curioso não é? Não lhe parece que o porquê pode estar relacionado? Claro que está, também as esponjas da loiça são utensílios que utilizamos até estarem desfeitos! Passa um dia, passa mais outro e pronto simplesmente passa. Como lhe dissemos no parágrafo anterior, ponha-as num sítio da sua cozinha onde as veja de forma recorrente e mesmo que elas ainda estejam com bom aspecto vá substituindo as suas esponjas.

Escova dos dentes

Há quanto tempo não deita fora a sua escova de dentes e a substitui por uma nova? O tempo útil de vida de uma escova de dentes é de aproximadamente três meses, sendo que a maioria das vezes, no fim deste período ela ainda parece estar em super bom estado e por isso mesmo acabamos por deixá-la no copo e continuamos a usá-la por tempo indeterminado. Compreendemos que se elas continuam com um aspecto usável, não há porque deitá-las fora, ainda assim, é algo que deve fazer com frequência mesmo por questões de saúde. Já sabe, quando for ao supermercado compre uma daqueles packs que trazem logo três ou quatro, coloque-o num armário da casa de banho que abra com alguma frequência e vai ver que deitar fora este objecto vai acontecer de uma forma muito mais frequente.

Sapatos, roupa e roupa interior que já não usa

Quantos sapatos quase sem sola tem na sapateira? E para quê? Vai voltar a usá-los? A mesma questão serve para roupa e roupa interior! Faça uma limpeza à sapateira e guarda roupa e tudo aquilo que já não tiver em condições deite fora, é um favor enorme que vai fazer a si próprio! Se as coisas estiverem ainda em bom estado mas se já não as usa, dê-as a amigos ou faça doações para caridade, se vir que já não há ponta por onde se lhe pegue – como se costuma dizer em bom português! – não pense duas vezes e deite peças fora! Crie espaço no seu armário!

Revistas antigas

Já contou quantas revistas tem em casa, que já leu e que dificilmente voltará a ler? Ok, há aquelas que têm um artigo ou outro que foram importantes para nós e essas podemos guardar – ou simplesmente retirar as páginas que nos interessam e juntá-las num dossier! – as restantes: eco-ponto azul o mais rápido possível! Livre-se de tralha que ocupa imenso espaço e ajude o ambiente! A consciência ecológica é algo que se trabalha diariamente.

Tecnologia antiga

Não nos diga que é daquelas pessoas que guarda religiosamente a primeira televisão que comprou? Pela sua saúde esperamos que não! De que lhe serve tecnologia antiga que provavelmente não usa para nada a não ser ocupar espaço e acumular pó! Há coisas que efectivamente não se justifica guardar e aparelhos tecnológicos, estão inseridos neste grupo! Faça-se esse favor e deixe a sua casa respirar!

Maquilhagem e medicamentos fora do prazo

Ora aqui está uma outra coisa que deixamos acumular até abrirmos o armário e as caixas de medicamentos serem cuspidas cá para fora! É algo bastante normal de acontecer, nomeadamente porque muitas vezes compramos determinado medicamento para resolver determinado problema e depois passam-se anos até que precisamos dele outra vez! Com a maquilhagem pode acontecer algo semelhante e por isso mesmo aquilo que lhe aconselhamos é que vá ao armário da sua casa de banho, ponha tudo cá para fora e um por um, veja as datas. O que estiver dentro do prazo arrume, o que não deite fora! Como vê não podia ser mais simples!

Pilhas e lâmpadas velhas

Sala de estar  por Atölye Butka
Atölye Butka

Altılı Avize

Atölye Butka

Mais uma coisa que vamos pondo naquele cantinho do nunca se sabe e por isso mais vale prevenir que remediar! são as pilhas e as lâmpadas, a dada altura já está tudo misturado! O que ainda funciona e o que já devia ter ido para o lixo há séculos! Ora bem, tal como lhe aconselhamos para os medicamentos, faça a mesma coisa! Tire tudo para fora e experimente para ver se as coisas têm ainda possibilidade de ser usadas. O resto já sabe! Toca a limpar e a desocupar!

Roupa de cama e tolhas velhas

HAPPY HOME 2014: Quartos mediterrânicos por ROSA PURA HOME STORE
ROSA PURA HOME STORE

HAPPY HOME 2014

ROSA PURA HOME STORE

Aqui está mais um tipo de coisas que achamos que têm vida eterna! Mas sabe que mais, não têm! Tal como tudo o resto ficam demasiado velhas e usadas para continuarem a servir diariamente. Se já não usa há demasiado tempo aqueles lençóis ou aquelas toalhas, porque tem peças em melhor estado, veja-se live delas! São coisas que ocupam muito espaço e que se não servem de nada, pouco sentido tem, estarem ali! É muito fácil fazer uma limpeza geral na sua casa, basta que passe uma tarde a olhar para as coisas e que veja o que ainda é realmente útil.

Achas que foi útil o nosso artigo?! Fale connosco!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!