6 dicas fabulosas para que a sua entrada esteja sempre como nova! 6 dicas fabulosas para que a sua entrada esteja sempre como nova!

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

6 dicas fabulosas para que a sua entrada esteja sempre como nova!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Casas  por ESTUDIO GEYA
Loading admin actions …

fachada de uma casa é importante. Para além de gerar uma primeira impressão em relação ao que podemos encontrar no interior, também garante a segurança e a privacidade dos moradores. Assim, não deve descurar a sua, tampouco a parte um pouco mais chata: a manutenção. 

Tal como nos preocupamos em relação ao design da fachada por ser parte do total que é casa, também nos devemos importar com a manutenção da mesma. A manutenção de uma casa permite que o seu estilo e características arquitectónicas sobressaiam e que o imóvel não pareça abandonado. Esta última questão é ainda mais relevante quando as casas ficam vazias durante muitos meses. Para o ajudar, reunimos alguns truques que fazem com que a manutenção se transforme numa rotina e que assim se torne menos aborrecida. 

Veja quais são.

1. A madeira de que tanto gostamos

Janelas   por Aureo Arquitectura
Aureo Arquitectura

Casa Caro & Emi

Aureo Arquitectura

A madeira é um material versátil que oferece distinção e calidez a qualquer espaço. Por estes e outros motivos, é um dos materiais preferidos na hora de revestir e decorar. Contudo, são necessários alguns cuidados tanto no que toca a colocação como à manutenção.

A madeira, por ser um material que sofre com a passagem do tempo e com o clima, pode deteriorar-se seriamente se não for bem cuidada e não há nada mais feio do que uma fachada com madeira velha e com uma cor desgastada. Quando vemos portas e janelas de madeira envelhecidas e gastas, ficamos com uma sensação negativa em relação à casa. Certo? Por isso, é importante comprometermo-nos a envernizar a madeira regularmente. Um bom acabamento torná-la-á mais resistente. Tente colocá-lo pelo menos duas ou três vezes por ano. Se a madeira for pintada, retoque a cor quando ela estiver esbatida. 

2. Cores que dão vida

Se há algo que pode realmente mudar o aspecto de uma fachada é a pintura. Independentemente da cor, a pintura deve estar sempre em bom estado. Com o passar do tempo, é normal que a cor se desgaste ou que a tinta comece a cair. Além do mais, é necessário estar atento ao estado estrutural das paredes (humidade, rachas, etc.). Antes de pintar, deve primeiro consertar estes danos tão comuns. 

3. Materiais a reluzir!

Limpar dá trabalho, mas é importante. Aliás, qualquer mudança num espaço deve começar com uma boa limpeza. No exterior, este aspecto é particularmente relevante. Afinal de contas, é a parte da casa mais exposta. Caem folhas das árvores, há pó, chuva, vento, entre outros agentes. Se a fachada for envidraçada, tal como a da imagem, é natural que essa sujidade se note mais. Os vidros são muito bonitos, mas a sujidade sobressai mais sobre eles e umas janelas cheias de pó que não brilhem prejudicarão a sua casa do ponto de vista estético. Assim sendo, já sabe: tire pelo menos um dia por mês para limpar os vidros e as outras superfícies exteriores no geral. 

4. Não se esqueça das plantas!

As plantas são parte importante da decoração de uma fachada. Dão-lhe vida, cor e alegria! Prova disso é este encantador projecto do gabinete Junor Arquitectos. Mas a verdade é que as plantas, umas mais do que outra, precisam de manutenção.

Manter a fachada é manter as plantas, as flores e as árvores. Uma grande árvore pode fazer com que a uma fachada seja de sonho, mas se ela não for bem cuidada, o efeito será precisamente o oposto. E quem diz árvore diz trepadeiras, arbustos, ciprestes, entre outras espécies. Se não tem conhecimentos de botânica, deve contratar um jardineiro para manter o seu jardim ou escolher espécies cuja manutenção seja muito simples e menos regular, como os cactos ou as suculentas. Só não vale deixar as plantas morrerem. A sua casa vai parecer abandonada se isso acontecer!

5. Um detalhe mais do que importante

Jardins  por VERDE360
VERDE360

CASA COLINA DEL MIRADOR

VERDE360

O cuidado com as plantas implica, como dissemos, prestar especial atenção às plantas trepadeiras. As trepadeiras produzem um efeito idílico nas casas, mas há que prestar especial atenção quando a planta cresce e cobre uma grande parte da parede. Quando vemos as paredes de uma casa cobertas com trepadeiras, achamos encantador, só que é necessário estar atento às raízes para perceber por onde a planta está a crescer e para podar quando ela estiver a entrar pelas janelas, portas ou outros lugares onde possa afectar a construção.

6. Linda de noite e de dia

A iluminação é essencial para o sucesso de um projecto. Quando a noite cai, não há nada mais bonito do que ver uma casa bem iluminada, sobretudo se os focos de luz fizerem sobressair a textura das paredes, a vegetação e os materiais no geral.

O projecto de iluminação pode ganhar forma de várias maneiras, mas o mais importante é que haja sempre luz na entrada e no caminho de acesso à casa (se existir algum). Para além de a iluminação ser esteticamente relevante, é também indispensável para garantir a segurança de quem mora na casa. Os bolsos escuros num jardim, por exemplo, são bons pontos para um ladrão se esconder. 

Aconselhamo-lo, neste sentido, a instalar um projecto de iluminação completo e a ter as luzes programadas para que se acendam automaticamente cada vez que o sol se põe. Aposte em LEDs, pois são mais económicos e ecológicos. Por fim, mas não menos importante, tenha em atenção o estado das luzes. 

- Contrate um profissional de iluminação para o ajudar! 

Vai pôr em prática as nossas dicas? Esperamos que sim!
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!