14 ideias geniais para optimizar um quarto pequeno

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Coleccion Parallel , Design Within Reach Mexico Design Within Reach Mexico Quartos modernos Têxtil Ambar/dourado
Loading admin actions …

Os apartamentos actuais são cada vez mais pequenos, pelo que o nosso quarto nem sempre tem o espaço que gostaríamos. Isto faz com que nos deparemos com uma panóplia de obstáculos para organizarmos tudo aquilo que temos. Quem nunca lutou contra a falta de espaço? Ainda por cima, a tendência é termos cada vez mais coisas, o que vem dificultar ainda mais as coisas. Mas não se preocupe. Nem tudo são más notícias. Pelo contrário, aqui na homify temos algumas soluções. Neste artigo, propomo-nos a partilhar consigo algumas ideias para que consiga tirar o máximo partido possível do seu quarto pequeno.

1. Utilizar espelhos

Os espelhos não são apenas objectos de decoração. São também aliados para dar mais profundidade visual aos espaços. Pode revestir uma parede com espelhos ou espelhar as portas dos armários. A diferença será imediata!

2. Jogar com os reflexos

Tenha em atenção as superfícies que pretende revestir com espelhos. Um designer de interiores pode ajudá-lo nesta escolha e escolher um posicionamento que reflicta o que de melhor existe no seu quarto e que propague a luz da melhor forma. 

3. Móveis para tudo

No quarto, há móveis que são básicos: o armário, a cama e as mesas de cabeceira. Se estivermos a falar do quarto de um adolescente, os objectos e a necessidade de espaço multiplicam-se. Há que considerar a adição de uma pequena área de trabalho com espaço para livros, cadernos e computador e, quem sabe, uma televisão com consola. Aposte num móvel compacto e multifuncional, ou seja, que seja capaz de acomodar todas estas necessidades. 

4. Harmonizar materiais

Uma boa forma de criar profundidade no seu quarto é escolher o mesmo material para o armário e para a base da cama. Esta homogeneidade gerará uma maior sensação de espaço.

5. Uma boa iluminação

Uma boa iluminação artificial é fundamental num quarto pequeno. Distribua a luz por diferentes pontos focais ou ilumine partes específicas como a cabeceira da cama.

6. Aproveitar a luz do sol

Nem todos temos a sorte de viver numa casa luminosa com grandes janelas abertas para o exterior, mas se tem essa sorte, então não cubra as janelas com cortinas demasiado pesadas. A luz natural faz milagres: o seu quarto parecerá de imediato maior e mais alegre. 

7. Móveis multifuncionais

Já lhe mostrámos uma proposta de um quarto juvenil com um armário embutido que contava com muito espaço de arrumação e de apoio. Há também móveis que têm várias funções: móveis que são, ao mesmo tempo, cama e escritório e que ainda contêm gavetões. Com eles, consegue-se optimizar ao máximo o espaço disponível.

8. Móveis multifuncionais para espaços encantadores

Nesta imagem, vemos como a cabeceira da cama se prolonga até formar uma secretária. O espelho, por sua vez, gera amplitude visual. 

9. Aproveite cada recanto

Cada recanto livre é importante. Num quarto pequeno, deve-se aproveitar cada centímetro. Se tem espaço por debaixo da cama, use-o. Pode aproveitá-lo através de gavetões, cestos ou caixas de forma a manter tudo organizado e o ambiente visualmente limpo.

10. Móveis mais pequenos

Se vive sozinho, não precisa de ter uma cama de casal. Num quarto pequeno, conseguirá aproveitar melhor o espaço se tiver uma cama individual tão bonita e confortável como a da imagem. Para além disso, se escolher uma cama alta que lhe permita guardar coisas em baixo, conseguirá optimizar ainda mais o espaço.

11. Em branco

O branco será o seu melhor aliado em qualquer espaço pequeno. O branco reflecte a luz e faz com que os espaços pareçam muito mais amplos. 

12. Camas que desaparecem

Quando o quarto é utilizado para outras actividades ao longo do dia, uma das melhores opções é instalar uma cama que seja possível ocultar. Deste modo, poderá utilizar o espaço do quarto para outros efeitos, tornando o ambiente mais cómodo e espaçoso.

13. Só o necessário

Não encha o seu quarto com móveis e objectos se o espaço escasseia. Há coisas que são fundamentais como a cama e as mesas de cabeceira. De resto, com apenas um ou outro detalhe decorativo conseguirá criar um quarto tão bonito quanto este. 

14. Um quarto que facilmente se converte numa pequena sala de estar

O móvel branco desta imagem é uma cama dobrável. Para se aproveitar este espaço durante o dia, colocou-se um sofá com rodas, muito fácil de pôr e de tirar. 

Encontre móveis para mobilar o seu quarto na nossa loja!

Vai pôr em prática as nossas dicas? 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista