15 estilos de corrimões para as escadas da sua casa | homify 15 estilos de corrimões para as escadas da sua casa

15 estilos de corrimões para as escadas da sua casa

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Princes Way Frost Architects Ltd Corredores, halls e escadas modernos
Loading admin actions …

Se tem escadas em casa, então concordará que mantê-las seguras é essencial. Assim, deve depositar especial atenção no que diz respeito à protecção das mesmas para evitar quedas e acidentes, especialmente se em sua casa moram crianças ou idosos. Porém, a escada é uma estrutura com protagonismo no interior da casa, pelo que tampouco podemos descurar a parte estética. 

Para o inspirar, trazemos-lhe 15 estilos de corrimões para embelezar ainda mais a sua escada e torná-la numa área segura.

Acompanhe-nos.

1. Um corrimão para uma casa moderna

Grand Design Staircases info1161 Corredores, halls e escadas modernos
info1161

Grand Design Staircases

info1161

O estilo moderno procura a pureza dos materiais e das suas linhas, pelo que um corrimão em vidro, alumínio e aço será perfeito. 

2. O corrimão adequado para o estilo clássico

Grand Design Staircases info1161 Corredores, halls e escadas clássicos
info1161

Grand Design Staircases

info1161

A escolha de um corrimão não deve ser leviana. Este elemento deve corresponder ao estilo da casa e, por conseguinte, ao da casa. Os corrimões também devem contar com uma determinada altura e medidas que os tornem seguros. A altura adequada para o corrimão oscila entre os 80 a 90 cm em relação ao nível do piso. Se o corrimão for instalado com rampas, então ele deve possuir duas alturas: a inferior de 70 cm e a superior de 92 cm em relação ao piso.

3. Escolha um corrimão que encaixe no estilo da sua casa

O estilo que prepondera na nossa casa tem grande relevância aquando da eleição do corrimão para a escada. Ter um corrimão em ferro forjado numa casa moderna ou minimalista não é a mesma coisa do que tê-lo num espaço rústico. 

4. A importância do corrimão numa escada: estética e segurança

O corrimão situa-se nos dois lados da escada – ou, por vezes, apenas num – servindo de apoio a quem transite nela. Como já explicámos, é especialmente importante em casas com crianças, idosos ou pessoas com mobilidade reduzida. Ainda que a escada possa prescindir do corrimão – o que acontece nos projectos mais modernos – parece-nos importante haver algum tipo de apoio. 

5. O encanto da madeira

Beautiful Gallery Stairway Entrance homify Corredores, halls e escadas clássicos Branco
homify

Beautiful Gallery Stairway Entrance

homify

A madeira é elegante, calorosa e transmite uma sensação acolhedora. É o material ideal para qualquer estilo decorativo, inclusive o moderno, mas numa casa com laivos clássicos, um corrimão deste material ficará especialmente bem.

6. A arte de trabalhar o metal

Laser cut screens - Balustrade infill - Frond design miles and lincoln Corredores, halls e escadas modernos
miles and lincoln

Laser cut screens – Balustrade infill – Frond design

miles and lincoln

Se procura uma abordagem mais especial, por que não instalar, entre o corrimão e a base, uma folha de metal trabalhada a laser, tal como a que vemos na imagem? Segurança e originalidade elevadas ao máximo! 

7. O brilho do metal

Bespoke Stairs homify Corredores, halls e escadas modernos
homify

Bespoke Stairs

homify

Não sendo propriamente um corrimão, não lhe podíamos deixar de mostrar esta balaustrada metálica com uma estética moderna e um toque de sofisticação. Para além do efeito decorativo impressionante, a balaustrada oferece garantias de segurança e têm uma fácil manutenção.

8. A leveza do vidro

Versáteis e esteticamente interessantes, os guarda-corpos de vidro concedem aos espaços uma certeza ligeireza, fruto da transparência deste material que, de resto, proporciona uma grande luminosidade aos ambientes.

É certo que o vidro se suja facilmente, mas temos aqui todos os truques para deixar os vidros a brilhar em sua casa

9. Combinar materiais

Para enriquecer o design da escada, podem-se combinar materiais. Uma combinação que ficará sempre bem é a da madeira com a do vidro. De um lado temos um material quente, do outro um material moderno e elegante que deixa passar a luz e não sobrecarrega os espaços.

10. Formas espectaculares

Há escadas arrebatadoras, não há? Neste exemplo, vemos uma escada em caracol que sobressai pelo estilo e pelo dinamismo que empresta ao ambiente.

11. Num só bloco

Também pode optar por proteger as escadas com uma só peça à semelhança do que vemos na imagem. O seu aspecto monumental propicia uma grande força e personalidade ao projecto. Para além disso, é uma abordagem muito única! Não acha?

12. Formas orgânicas

Neste projecto, pode-se apreciar a delicadeza e até a sensualidade que transmite o corrimão. As suas formas orgânicas movem-se ao compasso do caracol que forma esta fantástica escada à qual é impossível ficar indiferente.

13. Guarda-corpos decorado

A decoração da escada não pode ser descurada. Embora seja um local de passagem, estamos a falar de uma estrutura com grande peso físico e visual dentro do contexto da casa. O vidro pode ser trabalhado de modo a formar imagens ou decorado com vinis.

14. Enlaçado

Deixamos-lhe aqui outro sensacional exemplo de umas escadas protegidas por uma folha enlaçada que assume, acima de tudo, um papel decorativo dentro da casa. Note-se que estas opções mais rebuscadas não são as melhores para casas com crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida onde a funcionalidade é a chave.

15. Ideal para toda a família

Quando há crianças em casa, devem-se encontrar soluções que evitem, ao máximo, os acidentes. Aqui vemos uma escada protegida com um corrimão a duas alturas, para além de contar com iluminação embutida.

- Se gostou destes espaços, veja outras propostas dos arquitectos registados na homify.

Por qual destes corrimões optaria? Deixe-nos a sua opinião. 

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!