Casas modernas que nos fascinam

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

Haverá sempre espaço, vontade e curiosidade no que diz respeito a casas modernas. É assim como irmos ver uma exposição de um artista que gostamos, de repente o nosso olhar sucumbe ao prazer de contemplar determinada obra. É precisamente neste fascínio imagético que a nossa adoração pelas fotografias de casas modernas assenta. Como se da tal exposição se tratasse, não perdemos uma oportunidade de espreitar mais um conjunto de casas incríveis. Se não conseguimos tirar ideias exequíveis, tiramos pelo menos a nossa cabeça do dia-a-dia e sonhamos. 

Hoje trazemos-lhe mais um artigo onde mostramos alguns projectos respeitantes à arquitectura moderna em que, as casas que verá são simplesmente obras de arte, dignas de um catálogo, como aqueles que podemos comprar no final de uma exposição.

Como não gostamos apenas de o fazer sonhar, mas de sonhar consigo, levamo-lo em mais uma viagem pelo mundo da arquitectura moderna. Sonhemos então! 

Integração da casa na natureza

Casas escandinavas por ALEXANDER ZHIDKOV ARCHITECT
ALEXANDER ZHIDKOV ARCHITECT

ДОМ В ЛЕНИНГРАДСКОЙ ОБЛАСТИ

ALEXANDER ZHIDKOV ARCHITECT

Conhecerá certamente a famosa Casa da Cascata de Frank Lloyd Wright, a casa cuja arquitectura se funde com a natureza. É inevitável olharmos para esta casa sem nos lembrarmos da supracitada, não concorda? Conjugada de forma harmoniosa com o exterior que a rodeia é sem dúvida uma obra de arte digna de se admirar. Em primeiro lugar pela escolha da madeira como matéria-prima e depois pela simplicidade das formas que em vez de se impor, dá espaço à natureza para brilhar. Como se ainda não estivéssemos totalmente cativados, esta casa tem uma sala de estar a céu aberto onde até uma lareira existe. É provavelmente um dos exemplos actuais de arquitectura moderna conjugada com arquitectura paisagista mais bem conseguidos.

Espaço circundante

A casa que agora vemos também se adapta à natureza circundante e não o contrário. As escadas exteriores que vemos são a prova disso mesmo. Disposta ao longo de apenas um piso, esta casa também deixa que o espaço que a envolve tenha o seu papel e que seja verdadeiro e virgem. Esta preocupação não só com a arquitectura da casa, mas também com a arquitectura da paisagem é algo que nos deixa extremamente satisfeitos. Como podemos constatar a magnificência da casa não passa para segundo plano, passa apenas a deixar brilhar o espaço natural que a rodeia.

Casa e piscina

Apresentamos-lhe mais uma casa incrível e cheia de mistério – certo está que a penumbra em que se encontra acentua o efeito! – em que sentimos que o que está dentro dela permanece intocado ou intocável. De formas essencialmente rectangulares, esta é uma casa de grandes áreas e de uma arquitectura super imponente. Não é visível a integração da natureza mas sim, a integração de uma piscina que surge na continuação da casa, fazendo parte de uma mesma estrutura arquitéctonica. Casa e piscina existem em conjunto.

Muitas e grandes janelas

A entrada de luz numa casa é provavelmente  um dos aspectos que mais nos preocupa. É indiscutível que a luz natural não encontra oponente e é por isso que as janelas tanto nos fascinam, são elas que nos permitem ter um pouco do mundo lá fora dentro da nossa casa. O exemplo que lhe mostramos é sublime no que a janelas diz respeito, uma vez que são elas que constituem uma parte muito considerável da casa. Permitindo que sintamos – sempre que tivermos vontade – a natureza mesmo ao nosso lado estas janelas para além de iluminarem o espaço, iluminam o nosso dia-a-dia.

No meio de duas casas

Não são só as casas com grandes espaços circundantes que são motivo de fascínio, senão repare no exemplo. Uma casa que está claramente no meio de duas outras, onde a elegância e o bom gosto a nível arquitectónico não deixam absolutamente nada a desejar. De linhas muito simples e considerando o facto de que não está isolada, esta é sem dúvida uma casa onde não nos importaríamos de morar. 

Uma esquina exacerbada

Grande parte da originalidade da arquitectura de uma casa está em fazer algo totalmente fora da caixa que se comprove a um nível prático. Se tivéssemos que descrever oralmente a casa que vemos, quase de certeza que certas coisas iriam soar estranho – claramente não nos referimos à piscina! – senão imagine, é uma casa com uma esquina muito exacerbada que se situa no meio do espaço que a rodeia, no mínimo estranho, concordará, mas agora olhe para lá, não lhe parece um pormenor delicioso este da esquina? O segredo está em precisamente projectar as casas de maneira a que, independentemente da descrição, elas visualmente funcionem. Este exemplo é simplesmente perfeito!

Um forte

A casa que vê na fotografia é também uma obra bastante suis generis da arquitectura que nos faz lembrar um forte, uma vez que a sua construção se foca essencialmente numa direcção centrípta, em que o interior é o mais importante. Ainda que não se afirme como uma construção demasiado opulenta ou imponente, ela é sem dúvida uma casa que deliberadamente dá primazia aquilo que dentro do seu espaço existe. Se é adepto de privacidade, este será certamente um exemplo de que gostará. 

Realidades sonhadas

Mostramos-lhe agora uma casa que se quisemos determinar a nível de corrente artística, teríamos que inserir em algo como arquitectura abstracta. A fazer lembrar as casas de Gaudí, esta é sem dúvida uma obra que nos prende o olhar pela sua total inexistência de conexão com o mundo real. Não acreditamos que, ainda que se esforce, consiga encontrar um exemplo similar a este – as casas do Gaudí, não contam! Se mais do que fã de arquitectura moderna é um apaixonado por realidades sonhadas esta casa poderá certamente povoar o seu imaginário. Um exemplo brilhante que nos faz ver o quão longe pode ir a criatividade humana.

Impossível não gostar

Casas modernas por AL ARCHITEKT

Apresentamos mais um exemplo que será bastante consensual, uma casa moderna com um ar super acolhedor que nos faz querer entrar. Sem grandes manobras arquitéctonicas, este é o tipo de casa que nos faz sorrir e pensar em coisas boas, como as férias de Verão e jantares com amigos.

Casas americanas

Casas modernas por La Casa G: La Casa Sustentable en Argentina
La Casa G: La Casa Sustentable en Argentina

La Casa G: The Sustainable House in Argentina.

La Casa G: La Casa Sustentable en Argentina

Parece que o artigo de hoje não faria sentido sem algumas das referências de história de arte que lhe fomos dando. Para terminar lembramos-lhe mais um génio da pintura americana, Edward Hopper. Se em vez de uma fotografia, a imagem que vemos fosse uma tela, não poderia perfeitamente ser um quadro de Hopper? Sem sombra de dúvida que podia! Uma casa com um estilo americano clássico que irradia graciosidade. Imaginamos a quantidade de cenas de filmes que poderiam ser gravadas naquele alpendre e sonhamos como seria viver ali…  

Portuguesa com certeza!

Situada numa das zonas com maior qualidade de vida do nosso país, hoje apresentamos-lhe uma habitação unifamiliar que se diferencia da sua envolvente através das linhas modernas que a caracterizam. Desenvolvido pela equipa do JPS Atelier – Arquitetura, Design e Engenharia, esta projeto é dedicado aos amantes da arquitetura contemporânea que pretendem viver perto da cidade sem perder o conforto de um espaço mais amplo com uma área exterior para relaxar.

Simples e moderna

Esta quinta com cerca de 90 hectares, nasceu de uma urbanização construída de raiz à volta de um campo de golfe. É um lugar maravilhoso para viver, mas melhor ainda é a casa que hoje lhe iremos dar a conhecer. Este é um projecto de A.As, Arquitectos Associados, um atelier de arquitectura com mais de 25 anos de experiência, que opera nas mais diversas áreas desde habitação a comércio e serviços. Esta empresa possui ainda uma vasta experiência no ramo da reabilitação nomeadamente em centros históricos.

A ambiente

Casas modernas por Pracownia Projektowa ARCHIPELAG
Pracownia Projektowa ARCHIPELAG

Projekt domu Astrid (mała) G2

Pracownia Projektowa ARCHIPELAG

O futuro é sem dúvida imaginado com habitações preocupadas com o meio ambiente e a natureza. O uso reforçado de painéis solares ajudará a poupar no aquecimento da água e no aquecimento. Ouro sobre azul será quando as casas se conseguirem sustentar a si mesmas sem auxílios exteriores. Viva a tecnologia!

Fascinado por estas casas maravilhosas?Partilhe connosco sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!