Ideias criativas para filhos mais inteligentes!

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

O quarto dos nossos filhos é o grande contacto que eles têm com a casa. Começa quando chegam da maternidade, com todos os seus brinquedos, muda-fraldas e roupinhas e acaba no dia em que vão para a universidade ou saem de casa. Embora no início isto possa não ser verdade, o quarto é um espaço onde passam grande parte do tempo, entre descanso, brincadeiras e trabalhos escolares. Uma vez que este espaço pode ser considerado como um ponto de partida para o mundo real, é importante que haja estímulos presentes todos os dias, que lhes despertem a curiosidade e que os façam questionar o mundo à sua volta. E como é que conseguimos isto? Através da decoração e do mobiliário do quarto da criança. Caso haja um quarto de estudos e/ou de brincar, leve estas ideias também para lá. A presença de estímulos mais ou menos subtis permite que o raciocínio da criança seja trabalhado, mas lembre-se de direccioná-los para assuntos que atraiam mais o seu filho, com vista a evitar a perda de interesse. Se, por exemplo, o que ele gosta mesmo é de instrumentos musicais e de música de um modo geral, talvez não seja muito interessante para ele ver o seu quarto repleto de foguetões e outros elementos do universo.

Mapa do mundo na parede

Atmosfera de geometrias: Quartos de criança modernos por Spacemakers
Spacemakers

Atmosfera de geometrias

Spacemakers

Viajar e conhecer lugar longínquos despertam a curiosidade de qualquer ser humano. Por muito que gostemos da nossa zona de conforto, o Mundo é tão vasto que é impossível não querer espreitar pelo menos um cantinho deste fora do nosso espaço, certo? A mesma ideia aplica-se às crianças. Bombardeadas com histórias passadas aqui e acolá, ficam curiosos acerca do Mundo e começam a perguntar mil e uma coisas sobre este assunto. Onde fica a China? É muito longe? E África é maior que a Europa? Qual é o maior país do Mundo? são questões que surgem naturalmente e para as quais os miúdos precisam de respostas rápidas. Se já passou por isto ou se era uma criança assim para os seus pais, sugerimos-lhe a aplicação de um mapa-mundi no quarto do seu filho. Pode optar por ter uma parede inteira dedicada a ele ou então sob a forma de poster ou de globo. Verá como ele passará horas a estudá-lo, de forma divertida e eficaz!

Frases motivacionais

As frases motivacionais, independentemente da criança já saber ler ou não, trabalham de uma forma excelente e directa o ego dos seus filhos. Incentivam-nos e fazem com que se vejam não como a última bolacha do pacote, mas sim como alguém que pode realmente fazer diferença com as suas escolhas e atitudes. É importante formarmos adultos que acreditam nisso, ao mesmo tempo que são pessoas humildes e terra à terra. Espicaçar o seu espírito criativo, curioso e livre ajudá-los-á a chegar a bom porto, tornando-os pessoas activas e interessantes!

Brinquedos educativos

Aprender a brincar ou Brincar, aprendendo são máximas da maior parte dos fabricantes de brinquedos para crianças. Tal como já vimos anteriormente, é super importante estimulá-los desde pequenos e os brinquedos são a melhor forma para o fazer! E perante a oferta que o mercado tem nos dias que correm, não há como não ter carteira ou ideias para oferecer às crianças brincadeiras educativas. Desde livros para colorir a peluches que falam, passando por jogos de correspondência ou até mesmo por quadros interactivos, há um sem fim de brinquedos que os estimulam e o melhor de tudo é que pode perfeitamente escolher os que mais se encaixam na personalidade dos mais pequenos. Podem organizar-se pequenas estufas para ver plantas a crescer, podemos observar as estrelas, podemos ter uma banda em casa ou até treinar os seus dotes de pintura. O segredo está precisamente em perceber o que a criança gosta mais para que as brincadeiras sigam nessa direcção!

Secretária high-tech

Escritórios e Espaços de trabalho  por Perfect Stays
Perfect Stays

Ednovean House, Perranuthnoe | Cornwall

Perfect Stays

Com todas as suas vantagens e desvantagens, a tecnologia é algo que já faz parte das nossas vidas e que é impossível não fazer parte da vida dos nossos filhos. Televisões, tablets, telemóveis, computadores… Os miúdos são constantemente abordados por tecnologia – e por muito contra que seja a sua posição em relação a este tema, já sabe como se diz se não os consegues derrotar, junta-te a eles… Não queremos com isto dizer que os deixe estar 24 sobre 24h em frente ao computador, mas há que perceber o que de bom podemos retirar do usufruto destes equipamentos e focarmo-nos nisso. Para a escola, prepare uma secretária com alguma tecnologia que faça sentido na fase em que o seu filho se encontra. Se puder e ele se interessar por isso, pode adquirir outros elementos, como um telescópio. Promova o desenvolvimento intelectual das crianças usando a tecnologia, ainda que possa introduzir alguns horários para a sua utilização!

Mobília modular

Comprar mobília para o quarto de uma criança pode não ser muito fácil, pois eles estão em constante mudança e ainda estão a construir a sua personalidade. Assim sendo, e para que não gaste rios de dinheiro a mudar o quarto sempre que há exigências naturais do crescimento dos seus filhos, procure adquirir mobílias modulares. Este conceito é excelente, pois pode ir comprando os módulos conforme as necessidades reais dos mais pequenos. Com isto, não só ganhará tempo para adquirir as coisas, como ainda não tem que misturar linhas de mobiliário diferente só porque adquiriu umas peças mais cedo e outras mais tarde. A facilidade com que se altera a disposição das mobílias é outra grande vantagem dos módulos – e que pode ter uma forte influência da criança no que toca à sua colocação no espaço.

Soluções de arrumação inteligentes

Na homify sabemos bem como é difícil manter a convivência entre brinquedos, roupa e material escolar harmoniosa dentro do mesmo espaço, por isso sugerimos-lhe soluções de arrumação fáceis, inteligentes e que permitem um dia-a-dia mais eficiente. Aproveite todo e qualquer sítio vazio ou morto para colocar prateleiras, gavetas ou armários. Debaixo da cama, por cima da secretária ou o espaço atrás da porta são normalmente sítios que acabam por ser mal aproveitados. No entanto, convém ter em atenção o seguinte: objectos que sejam de uso diário e autónomo pela criança deverão estar ao alcance dela, enquanto que outros artigos (como roupa de inverno durante o verão) podem estar em sítios com acesso mais difícil.

Pinturas na parede

Por último, dê largas à imaginação dos mais pequenos – ou pelo menos dê-lhes uma parede onde possam expandir a sua criatividade! Estudos revelam que para uma sociedade não ficar estagnada e para que as pessoas atinjam o seu desenvolvimento pleno, qualquer sistema de educação deve promover a criatividade dos mais pequenos. Assim sendo, agarrem numas tintas próprias para crianças e paredes e desenhem, desenhem, desenhem! O quarto ficará muito mais personalizado e o seu filho poderá conviver diariamente com algo da sua autoria. Quer melhor forma para começar o dia?

E o seu filho, o que prefere? Partilhe connosco!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!