10 plantas de casas para o ajudar a projectar a sua

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
3D Floor Plan Design, Yantram Animation Studio Corporation Yantram Animation Studio Corporation
Loading admin actions …

Está a pensar construir casa? Já tem alguma ideia em relação à distribuição dos espaços interiores, à fachada e aos materiais?

Se está nesse processo e ainda não tomou nenhuma decisão, então este livro de ideias vai-lhe dar jeito. Como poderá ver nos projectos que se seguem, a zona dos quartos é normalmente mantida privada e a sala de estar, sala de jantar e cozinha partilham o mesmo espaço e comunicam entre si (open space). Esta distribuição é a mais moderna e, sem dúvida, a mais funcional, adaptando-se tanto a casas grandes como às mais compactas. 

Ora veja.

1. Uma casa muito funcional

Esta casa contempla uma zona social que liga a sala de estar à sala de jantar, deixando a cozinha numa zona semiprivada que se liga às salas através de portas deslizantes. A cozinha comunica com uma zona de serviço que, por sua vez, se abre para o exterior. Os quartos estão nas alas da casa: o quarto principal, com casa de banho privativa, situa-se ao pé de uma casa de banho comum e um escritório; do outro lado, existem dois quartos, uma casa de banho, uma zona de serviço e uma casa de banho com duche. 

2. Uma casa pequena

Este projecto de uma casa compacta pode inspirar a construção de um chalé ou de uma casa num terreno que seja mais pequeno. A casa conta com uma sala de estar independente com lareira que comunica com um pequeno terraço. Por detrás dela, está a cozinha e a sala de jantar. A casa tem apenas um quarto que acomoda confortavelmente uma cama de casal e está orientado para o jardim. Uma única casa de banho serve todas estas divisões. 

3. Com o núcleo social aberto

O piso inferior desta moradia mostra-nos as áreas sociais integradas. Ao cruzar a porta de entrada, entra-se num grande hall que dá acesso a um open space com cozinha, sala de jantar e sala de estar. Esta zona abre-se para o jardim por via de três grandes janelas. O piso inferior conta ainda com uma pequena casa de banho e escritório ao lado do qual encontramos as escadas para a zona dos quartos.

4. Uma ampla casa com muitas divisões

Se tem um terreno amplo e um bom orçamento, esta distribuição é para si. A casa conta com um pórtico que nos leva ao vestíbulo central a partir do qual, à direita, temos a área da sala de jantar e da cozinha, que conta com a sua própria área de refeições privada e quarto de serviço. À esquerda, temos uma área social com uma lareira em frente às escadas, uma casa de banho e uma sala familiar para a televisão.

O piso superior distribuiu-se em três desníveis onde se situam os quartos (cada um com casa de banho e roupeiro) e uma sala de estar intimista para a família.

5. Uma casa luminosa e aberta

Nesta casa, o espaço interior e o exterior conectam-se por via de uma sala que se abre para o terraço e vice-versa. A entrada faz-se através de portas de vidro deslizantes que nos levam a uma grande área com cozinha e um balcão que funciona como superfície para refeições ao mesmo tempo que delimita o espaço, optimizando a superfície. De um lado, localiza-se a casa de banho partilhada e o quarto principal com a sua própria casa de banho e no outro existe um escritório e um quarto duplo servido por uma pequena casa de banho.

6. Um formato curioso

Este projecto sobressai por uma distribuição espacial fora dos padrões. A casa tem também um plano aberto que acomoda a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha. Adjacente a este open space estão três quartos servidos com casa de banho privativa (os dois quartos mais pequenos partilham o duche, mas têm vasos sanitários independentes). O quarto principal tem, para além disso, uma área de trabalho privada. 

7. Uma casa bem definida

Através do uso das cores, consegue-se perceber com maior exactidão este projecto. A casa acomoda a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha integrados numa lógica de plano aberto. Do lado esquerdo, encontramos o quarto principal e um quarto duplo que partilham a mesma casa de banho. A casa tem, ainda, uma área de serviço.

8. Simples e geométrica

Se procura um projecto super funcional, então este é o melhor para si. A cozinha é paralela à sala de jantar que, por sua vez, é perpendicular à sala de estar, ou seja, as três áreas interligam-se formando um L. Ainda neste piso, encontramos o quarto principal, ao fundo, e um quarto duplo, ao lado do mesmo. A casa de banho é partilhada por ambos. A moradia conta ainda com espaço para estacionar um carro. Simples e eficaz. 

9. Planos completos

Neste projecto com dois pisos, os espaços sucedem-se de uma maneira interessante e nada convencional. A entrada principal situa-se num pequeno pórtico, resguardada em relação aos olhares indiscretos provenientes da rua. Ao entrar, passa-se por um corredor que nos leva a um jardim central com uma enorme árvore após o qual está a zona social onde se encontra a sala de jantar, a sala de jantar, a cozinha aberta e um terraço.

O piso superior também dispõe de vista para o jardim, uma pequena sala para a família, dois quartos com a sua própria casa de banho e um terceiro quarto com a casa de banho partilhada. A casa tem ainda garagem para dois carros. 

10. Uma casa ampla e bonita

Terminamos com o projecto tridimensional de uma casa ampla e bonita. A entrada dá acesso directo ao grande espaço onde se encontra a cozinha, a sala de jantar e a sala de estar que, por sua vez, estão ligadas ao terraço posterior. À direita, um corredor leva-nos para a zona dos quartos que têm o seu próprio walk-in closet, uma casa de banho partilhada e acesso ao terraço.

À esquerda, temos a suíte principal com a sua própria casa de banho, um walk-in closet e portas deslizantes que dão acesso ao terraço. 

Este artigo inspirou-o? Independentemente do tamanho do seu terreno, o que importa é contar com um arquitecto que o ajude a projectar a sua casa de sonho de acordo com as suas necessidades e gosto. 

Plantas de casas

Depois de ter o seu projecto e respectiva planta de casa, pode contratar um construtor (temos muitas sugestões na nossa página) para dar inicio às obras. Plantas de casas com 3 quartos são as mais requisitadas para famílias com um ou dois filhos, e se gosta de casas com dois pisos, não perca o artigo.

Qual destes projectos achou mais funcional? Partilhe connosco a sua opinião. 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista