Salas de jantar: 8 erros que você deve evitar

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Crespià, Dröm Living Dröm Living Salas de jantar escandinavas
Loading admin actions …

Decorar um espaço é sempre empolgante e divertido. Há tantas coisas bonitas para compor a decoração de uma casa ou apartamento que, às vezes, esquecemos de calcular o tamanho do mobiliário, combinação, cronograma, esboço e o orçamento.

Por isso, hoje vamos conferir 8 erros na decoração da sala de jantar. Tais errinhos são cometidos por falta de atenção, inexperiência, entusiasmo desenfreado etc. É preciso fazer um bom planejamento do que você deseja no ambiente, afinal, comprar uma mobília com o tamanho errado, seria uma tremenda dor de cabeça. Uma boa pesquisa e aconselhamento de especialistas nunca é demais. 

Convidamos a seguir conosco e tomar nota de como evitar os erros na decoração da sua sala de jantar. E tudo ilustrado com o que precisa ser feito, isto é, as fotos dos mais belos projetos que você pode imaginar, o trabalho de designers e arquitetos da nossa plataforma.

1. Mesa desproporcional

CASA BNG, BLOS Arquitectos BLOS Arquitectos Salas de jantar modernas

Quando pensamos na decoração da sala e jantar, vem imediatamente à mente um conjunto de cadeiras e uma mesa enorme. Esse é o significado principal que, depois cada um pode adaptar ao seu próprio gosto. É por isso, que o mais importante é que o mobiliário tem que ser perfeito. Encontrar o equilíbrio entre o tamanho da sala e o tamanho adequado da mesa é um bom ponto de partida para evitar o erro da mesa de jantar desproporcional.

2. Espaço para circular

Ideas de decoración para interiores, HOLACASA HOLACASA Salas de jantar modernas

Outro fator que irá guiá-lo na hora de decorar uma sala de jantar: espaço livre para circulação. É necessário visualizar não só o tamanho em si da mesa, mas a sua relação com o ambiente. É crucial deixar livre espaçamento para se mover dentro da sala, principalmente quando tiver muitos convidados. Às vezes é preferível ter uma mesa menor e evitar o aperto ou pedir para alguém se levantar para abrir caminho.

3. Distribuição em ambientes compartilhados

Casa MAS, Saez Sanchez. Arquitectos Saez Sanchez. Arquitectos Salas de jantar modernas

Referimos aos ambientes integrados, como a sala de estar e jantar. Se você quiser um espaço harmonioso, é essencial saber criar uma divisão para cada função. Caso contrário, irá transformar em uma confusão de móveis sem pé ou cabeça. Cuidado! Isso pode acontecer mesmo com espaço de sobra. Por isso, é preferível colocar a mesa em um canto e utilizar lâmpadas, tapetes, cores que ajudam fazer diferentes climas.

4. Iluminação

Ideas de decoración para interiores, HOLACASA HOLACASA Salas de jantar modernas

Como temos visto um simples detalhe na sala de jantar transforma qualquer decoração, por exemplo, uma boa lâmpada suspensa. De qualquer forma, isso está longe de ser uma regra de exclusão. Às vezes, para alcançar a harmonia de um ambiente, essas coordenadas não coincidem. Nesses casos, você pode usar outro tipo de luminária para ter uma perfeita iluminação na mesa de jantar.

5. Cadeiras desconfortáveis

Obra Lucero, Silvana Valerio Silvana Valerio Salas de jantar modernas

A decoração não é apenas uma arte relacionada à estética: é essencial criar a sua funcionalidade nos ambientes. Além de bonita, elegante, moderna, rústica ou o que você quiser, a cadeira tem que ser confortável. Ou seja, você tem que tomar cuidado para que não seja confortável, não muito alta e nem muito baixa.

6. Outros aspectos das cadeiras

Lifestyle, Carolina biercamp Carolina biercamp Salas de jantar modernas

Além de preservar a altura de acordo com a do tampo da mesa, as cadeiras de jantar tem que ter uma largura razoável, para facilitar ao sentar e levantar sem muito esforço. Se você quer uma cadeira grande, talvez você está procurando por um sofá. Lembre-se da brincadeira: conforto é bom, mas não exagere no tamanho. Na imagem acima, vemos um perfeito exemplo para você não fazer.

7. Ambiente recarregado

homify Salas de jantar modernas

Outro erro na decoração é saber não dizer a palavra: basta. Na verdade, é em si é uma vida de erro adequado. A coisa boa sobre decoração é que esses erros são evitados, e até mesmo facilmente resolvidos. É importante que o mobiliário tenha harmonia com o restante do décor. Evite colocar objetos e acessórios demais na sala de jantar.

8. Moda ou intuição

Crespià, Dröm Living Dröm Living Salas de jantar escandinavas

Como sempre mencionamos: siga a sua intuição na hora. Não segure a sua vontade se deseja experimentar uma nova textura, forma e cor. Você pode recriar toda a sua sala de jantar com tudo de bom que o mercado oferece para compor o seu próprio mundo.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista