6 formas de poupar tempo (e dinheiro) ao renovar a sua casa de banho

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, já dizia o poeta. E esta máxima é aplicável em tudo na vida, inclusivamente a nossa casa. Efetivamente compramos ou alugamos a casa, decoramo-la e ficamos satisfeitos… Mas por quanto tempo?

Algumas pessoas demoram mais do que outras, mas eventualmente todos nos cansamos da forma como a casa está organizada. Seja porque precisamos de mais espaço, seja porque a mobília está estragada, ou simplesmente porque nos cansámos da decoração, todos temos essas vontades súbitas que nos fazem dar a volta à casa e alterar tudo!

Sendo a casa de banho um dos espaços que mais frequentamos na casa é também dos que maior desgaste sofre, e é talvez o primeiro a pedir uma renovação, seja estrutural ou de decoração. Calcário, um pouco de bolor, um armário que se desconjuntou, o tempo que passa, e a linda casa de banho de antes parece-nos agora enfadonha e datada.

Se ainda hoje olhou para a sua casa de banho e imaginou estar noutro sítio qualquer está na hora de mudar!

O problema, dirá o leitor, é o orçamento que está apertado…

Nós sabemos que essa é uma realidade que temos de enfrentar e por isso hoje selecionámos para si seis ideias simples e de baixo custo para renovar a sua casa de banho sem estoirar com o orçamento familiar.

Venha conhecê-las e pôr as mãos à obra, porque nem sempre é preciso muito para a mudança, basta haver vontade.

Planeie tudo com antecedência

Casas de banho industriais por Interiorbox
Interiorbox

Лофт

Interiorbox

Um bom design de casa de banho é aquele que leva em linha de conta todas as necessidades dos seus utilizadores, sejam físicas ou espirituais. E a casa de banho é uma das divisões mais difíceis de planear, pois opções erradas podem fazer disparar as despesas antes, durante e sobretudo depois da remodelação!

O planeamento antecipado é por isso fundamental. Pondere cuidadosamente as suas necessidades respondendo às seguintes questões:

– Quer uma renovação profunda ou pretende apenas modernizar um pouco o espaço? A casa de banho que vai renovar é utilizada por quantas pessoas? Existem crianças pequenas ou pessoas com dificuldades de mobilidade em casa? O compartimento é espaçoso ou dispõe de pouca margem de manobra? Tem janela ou apenas iluminação artificial? Que estilo deseja para a sua casa de banho?

Se a sua casa de banho precisa uma renovação mais profunda pense em critérios como arrumação, espaço e luz. Verifique com antecedência que passos tem de dar. Vai ser preciso arrancar loiças sanitárias? Revestimentos? Não tente fazer tudo sozinho! O resultado pode sair muito caro… Contacte profissionais e contrate ajuda.

Se não pode, ou não quer, fazer uma remodelação profunda saiba que há alguns detalhes que pode alterar na sua casa de banho sem obras, mas que fazem toda a diferença!

Adicione luz natural sem abrir outra janela

Zona de Duche com Terra LISBOA: Casas de banho minimalistas por Elements Mosaic
Elements Mosaic

Zona de Duche com Terra LISBOA

Elements Mosaic

Se a sua casa de banho tem pouca luz natural pode multiplicá-la! Há várias formas de o conseguir, e pode utilizar uma ou mesmo combiná-las todas.

Vai remodelar tudo? Ótimo, torna esta tarefa mais simples!

Escolha revestimentos brancos, de preferência refletores de luz, como os lindos mosaicos nacarados da casa de banho da imagem. As cores muito claras, e em especial, o branco tornam os espaços mais luminosos e dão uma sensação de amplitude muito superior à das cores escuras. Utilize revestimentos brancos também no pavimento e no teto. Vai ter imediatamente uma casa de banho maior e com certeza mais luminosa.

Substitua as tradicionais portas de madeira por portas de vidro fosco.

Evite a todo o custo cortinas, seja na janela ou no chuveiro, mesmo que sejam transparentes, pois cortam a luz e dão a sensação de encolher o espaço. Ao invés opte por cabinas de banho em vidro.

Adicione espelhos em vários locais da casa de banho, fazendo um jogo de reflexos. A luz vai multiplicar-se!

Se puder faça um túnel de luz, como o da imagem… Uma janela recuada, cuja luz é aproveitada para outro compartimento através da criação de um espaço estreito, normalmente branco e com vidro, que a conduz.

Por último, se estiver a pensar num espaço romântico, clássico ou shabby chic, pendure lustres de cristal no teto.

Troque prateleiras e armários

Cozinhas | Roupeiros | Moveis de banho: Casas de banho modernas por Amplitude - Mobiliário lda
Amplitude – Mobiliário lda

Cozinhas | Roupeiros | Moveis de banho

Amplitude - Mobiliário lda

Perfumes, aftershaves, cremes, tubos de pasta de dentes, máquinas de barbear… Não vai querer nada disto à vista, e nada chama mais a atenção pela negativa do que armários deteriorados.

Se os seus armários estão estragados, ou simplesmente fora de moda, troque-os! Mas não o faça ao acaso. Certifique-se de que a mudança vai ser benéfica. O aspeto estético é fundamental, mas não vai querer acabar com móveis de casa de banho que não servem nem para guardar a embalagem do champô! Faça as medições ao pormenor, de preferência acompanhado por um profissional, como os da Amplitude— Mobiliário lda, criadores dos práticos e lindos armários da casa de banho da imagem acima.

Mas não precisa de trocar todos os móveis da sua casa de banho… Por vezes basta trocar um que esteja em piores condições. Ou adicionar umas prateleiras com um design interessante para mudar todo o estilo de decoração. Atreva-se e misture peças de estilos diferentes.

Pinte as paredes com uma nova cor

Está farto dos velhos azulejos com flores? A tinta já está a descascar? Ou o branco já cansa? Pinte! É a solução mais simples e óbvia para mudar a estética da sua casa de banho, sem grandes alterações ou obras de fundo.

Hoje em dia existem excelentes opções de tintas para azulejos, se não desejar removê-los. Mas o importante é mudar. Inove! Inspire-se na casa de banho da imagem. O azul-céu das paredes faz lembrar o revestimento de uma piscina e dá um toque aquático ao compartimento. A lembrar mar e céu azul…

E não precisa de pintar a totalidade das paredes. Basta uma para dar logo outro ar… Certifique-se apenas de que a cor vai beneficiar o ambiente. Cores frias, como o cinzento dão um ar de higiene e limpeza, cores quentes, como o laranja ou vermelho, tornam o local mais acolhedor.

Adicione um toque de luxo com os acessórios certos

Adicionar elementos decorativos é a forma mais simples e rápida de trasnformar a sua casa de banho sem fazer obras de renovação. Mas também o pode fazer após as obras, para complementar conseguir o estilo escolhido. 

No entanto até esta sugestão aparentemente simples tem alguns truques… Lembre-se de que a casa de banho é um local onde os valores de humidade relativa são elevados. Banhos quentes, lavagens, descargas… Deixam na atmosfera interior uma fina névoa ou muita condensação. Como tal a escolha dos acessórios deve refletir a necessidade de resistência à humidade. 

Se pretender utilizar objetos de madeira pode optar por revesti-los de verniz resistente, ou adequiri-los já nessas condições. 

No caso dos objetos de metal a ideia é a mesma, e a escolha deve recair sobre objetos resistentes.

Os dourados, prateados e nacarados dão um tom luxuoso a qualquer espaço. Acessórios de madeira, vime, juta, ou outro material natural conferem um estilo rústico ou moderno, conforme os acabamentos

Coloque um espelho cheio de estilo

Os espelhos são objetos que se estragam bastante depressa numa casa de banho. Rapidamente o seu revestimento posterior começa a cair, e as bordas ficam com inestéticas manchas negras. Não deixe que fique assim… Dá um ar deprimente a qualquer ambiente!

Mude os espelhos com frequência, se puder. Escolha designs arrojados, depois troque por algo mais clássico, como o magnífico espelho da imagem acima.

O espelho é a primeira para onde olhamos de manhã e por vezes a última para onde olhamos à noite, e portanto não há outro item que nos faça sentir a mudança como um lindo espelho novo!

Quer saber mais sobre como fazer mudanças rápidas na sua casa de banho? Continue lendo o artigo ’Mudanças rápidas em casas de banho’.

Qual foi a sugestão que mais lhe agradou? Conte-nos!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!