Tem uma mesa extensível? Então tem espaço para todos!

Sara Sebastião Sara Sebastião
Loading admin actions …

Gosta de almoços e jantares entre amigos? Existe sempre mais um amigo que aparece à última da hora? Aqui tem duas soluções: Ou opta por uma grande sala de estar/jantar ou vai adorar as soluções de mesas extensíveis que lhe vamos apresentar de seguida. Também é válido querer ter ambas as opções, só não vale é não ter espaço para toda a sua família e amigos. As mesas extensíveis são umas das melhores formas de optimizar o seu espaço de refeições, pois fechadas ocupam pouco espaço e só se estendem quando o número de convidados assim o justifica.

Quando a mesa de refeições não é suficiente

A Raiz Quadrada é reconhecida pela inovação no traço das suas cozinhas, criando modelos funcionais, garantindo arrumação e fazendo da cozinha um espaço onde queremos estar. Aqui a ilha é um dos elementos principais da cozinha, é imponente, bastante longa, algo que não estamos habituados a ver em bancadas. Podemos ter uma mesa na cozinha e mesmo assim ainda tornar a ilha num espaço de refeições? É claro que sim, aliás toda a iluminação ao longo desta ilha é feita a pensar nisso. Para além do espaço de refeições, colocaram na ilha algumas cadeiras altas, semelhantes às que já estão presentes no espaço havendo assim uma ligação e harmonia entre ambos. A mesa poderá ser reservada aos adultos e a ilha aos adolescentes, por exemplo.

Extensível e minimalista nunca combinaram tão bem

Grande parte das vezes pensamos que as mesas extensíveis são apenas para espaços pequenos, mas nem só. Veja o exemplo deste espaço minimalista, aqui optou-se por uma mesa extensível que tem vários módulos e que pode ir-se adequando conforme as suas necessidades ou dos seus convidados. Normalmente pode encontrar este tipo de mesas em madeira, como é o caso, mas também já existem noutros materiais que podem dar um toque de modernidade ao espaço como vidro, plástico ou metal.

Uma mesa que afinal são duas

Olhe para o seu espaço e pense que tipo de mesa se adequa mais, será uma mesa redonda? Quadrada? Ou rectangular? Depois pense ambiente que pretende criar, a estética da sala de jantar/estar deverá estar em harmonia com os restantes elementos. Esta deverá ser das mesas mais originais que poderá ver neste artigo, uma mesa que são duas peças e quando sobrepostas transforma-se apenas numa. Combina duas cores clássicas e fáceis de enquadrar em diversos ambientes: o preto e branco. Aqui mistura-se o moderno e clássico, a mesa em branco tem uns traços mais rectos e minimalistas e a mesa em preto, em madeira maciça tem um toque mais clássico, basta olhar para as pernas trabalhadas. Este fabuloso projecto tem o nome de Flexitab é do atelier alemão Kisskalt Designs.

Ainda há espaço para mais um prato?

Sala de jantar  por aaro
aaro

varia duo I Eiche

aaro

Mais uma vez uma ideia fabulosa que vem da Alemanha, do atelier Aaro. Uma mesa em que ao ganharmos espaço extra na mesa ainda nos presenteia com um espaço para arrumação. Em madeira, de traços modernos, vai adaptar-se bem num ambiente minimalista. Além disso tem uma característica bastante interessante, o espaço de arrumação que é criado no meio da mesa quando esta se abre pode mudar de cor e adaptar-se assim melhor às cores do ambiente que o rodeiam. Nesta mesa cabe sempre mais um e não precisa de perder muito tempo, os garfos, facas e pratos estão logo ali na mesa, no espaço criado para arrumação.

Dois formatos diferente, uma mesa

As mesas de madeira são as que melhores se adaptam independentemente das características do seu espaço, conseguem integrar-se na perfeição. Tanto num ambiente tradicional como minimalista, basta ter alguma preocupação com os materiais e utilizar um produto que vá preservando a madeira. Aqui combinam-se ambos os ambientes, a mesa é tradicional e as cadeiras em acrílico conferem o toque moderno. A mesa ganha também duas formas, quando utilizada na sua extensão é rectagular e quando se retira a parte central fica quadrada, assim fica mais fácil de não se cansar da sua decoração, que parece estar em constante mudança.

Uma mesa invisível

Cozinha  por Atim Spa
Atim Spa

BRUNCH

Atim Spa

Provavelmente não haverá mesa mais funcional que esta, basta abrir uma gaveta e a mesa sai literalmente de dentro dela. A ilha central serve de bancada e serve também de espaço de arrumação, pois de dentro das suas gavetas sai a sua mesa de refeição. Só necessita de a retirar quando realmente necessita, durante o resto do tempo pode ficar arrumada, rentabilizando assim o espaço que sabemos o quão necessário é numa cozinha.

Ilha de cozinha ou mesa de refeições? Você escolhe

Nas cozinhas de hoje em dia queremos principalmente funcionalidade. Não queremos perder muito tempo de um lado o outro e se o sítio onde se faz as refeições se puder tornar numa versão de sala de jantar ainda melhor. A ideia aqui foi fazer um aproveitamento da ilha da cozinha, onde se pode cozinhar e lavar a loiça e aplicando uma placa em madeira, também se pode tornar num local de refeições. Para além do espaço ficar mais funcional e rentabilizado, é uma forma de envolver os seus convidados nos seus cozinhados.

Quantos convidados temos a mais?

Sala de jantar  por homify
homify

Tisch Rustico

homify

Sabemos que as mesas extensíveis são perfeitas para quando queremos juntar amigos ou família, isso é ponto assente. Melhor mesmo só uma mesa que se vai adaptando conforme o número de convidados, hoje para jantar são mais dois ou mais quatro? Esta mesa, toda em madeira, tem blocos que se podem ir acrescentando ou retirando conforme as nossas necessidades.

Numa casa portuguesa a mesa é no mínimo para 6

Branco, preto e madeira, uma combinação de cores e materiais tão tradicional mas que funciona sempre tão bem. As cadeiras de corte nórdico são brancas, os candeeiros ao longo da mesa são pretos e trazem a esta área já privilegiada pela luz natural, uma iluminação extra. A mesa, o nosso foco deste artigo, essa é grande, tal como se quer numa família portuguesa e claro tinha que ser extensível, os blocos do meio podem ser retirados tornando a mesa mais aconchegante para o caso de serem apenas 4 pessoas.

Mesa um, para dois, para os que for necessário

Quando a criatividade se junta à funcionalidade só poderíamos obter uma mesa como esta. Numa casa pequena temos que saber rentabilizar cada metro de espaço disponível e num espaço como a cozinha é algo fundamental. Este conceito de mesa criado pelo atelier alemão Daniel Liss Design, permite-nos ter uma mesa que se move à medida das nossas necessidades. Pode rapidamente transforma-se numa mesa apenas para uma pessoa, depois voltamos a mexer nela e já dá para duas e mais um movimento e temos uma mesa para várias pessoas. A mesa é um elemento tão importante no dia-a-dia, seja para trabalhar, tomar o pequeno-almoço a correr ou partilhar longos jantares com os amigos, lembre-se que é aqui que se guardam bons momentos.

Agora já sabe como pode reunir tantos amigos e família numa só mesa, gostou das nossas sugestões?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!