10 azulejos para a sua cozinha!

sofiapega sofiapega
Loading admin actions …

É uma peça de cerâmica de pouca espessura que, nos seus primeiros anos de “vida” era quadrada, mas nos dias de hoje já existe das mais variadas formas. É o azulejo. Pode ter revejo ou ser lisa, uma ou várias cores, e geralmente é vidrado. Apesar de ao princípio ser apenas um elemento de decoração das casas das famílias mais abastadas, hoje em dia existem azulejos em praticamente todas as casas, nomeadamente nas cozinhas.

E é nesta divisão que nos vamos focar. Vamos perceber como a utilização de azulejos podem tornar a nossa cozinha um espaço muito mais original e com personalidade. Vamos provar que os azulejos não se têm de ficar pelas paredes. Neste artigo, focamo-nos no uso de azulejos em cozinhas. No chão, na parede e até no balcão.

Para além de serem muito práticos de limpar, o que é uma grande vantagem numa cozinha, são um elemento precioso na sua decoração. Para ficar a par das nossas 10 ideias e sugestões, continue a ler este artigo que certamente não se arrependerá!

Quadradinhos pequeninos

Cozinhas modernas por AL11 ARQUITETURA
AL11 ARQUITETURA

Ilha e cozinha

AL11 ARQUITETURA

Veem-se muito nas casas de banho mas também são habituais em cozinhas e dão-lhes um toque muito moderno. São os azulejos em quadradinhos muito pequeninos, em mosaico. Neste caso o objectivo principal era, sem dúvida, separar em termos de decoração a cozinha da sala mas fazer com que, ao mesmo tempo, houvesse harmonia entre os dois espaços. Para se alcançar esse objectivo, os tons de castanhos estão em comum, mas os revestimentos das paredes são diferentes. No caso das cozinhas são estes azulejos em mosaico castanhos-escuros.

Quadrados brancos

Mais uma vez, começamos pelo mais simples – que não quer dizer que não tenha muito bom gosto também. São azulejos quadrangulares mais ou menos 10 por 10 cm, brancos e envernizados. Conjugados com o móvel vermelho e azul, são o apontamento de decoração ideal e, por outro lado, protegem a parede, na zona perto da bancada, para que se eventualmente ficar suja seja de mais fácil limpeza. Uma expressão muito usada por estes lados é “simples e eficaz” e aplica-se perfeitamente a estes azulejos.

Tons pastel

SHOWROOM LOVE TILES Lisboa 2013: Armários de cozinha  por Catarina Batista Studio
Catarina Batista Studio

SHOWROOM LOVE TILES Lisboa 2013

Catarina Batista Studio

Para uma cozinha muito moderna e para aqueles que gostam de azulejos que sejam um centro de atenção mas neutros ao mesmo tempo, temos estes azulejos retangulares grandes em verde pastel. Noutro tom pastel também ficaria bem. Neste caso, neste projecto de Catarina Batista, foi o verde a cor escolhida e resultou muito bem com o tom da madeira e o branco dos móveis. A verdade é que este tom é fresco e relaxante ao mesmo tempo. É bom acordar de manhã e tomar o pequeno-almoço numa cozinha com este tom tão soft mas “feliz” ao mesmo tempo.

Como no metro

Cozinhas modernas por Norfolk Oak
Norfolk Oak

Oak Worktops

Norfolk Oak

Tal e qual a estação de metro da Avenida da Liberdade, mas não é só nesta estação que se veem azulejos assim. Nas do metropolitano de Paris, bem como nas de Nova Iorque, estão por todo o lado. Têm mil formas de usar e, tal como o primeiro exemplo que demos, por serem brancos adaptam-se muito bem a qualquer cozinha. Seja na vertical ou horizontal, ficam engraçados de qualquer maneira. Mais uma vez: simples e eficaz… e moderno!

Com vários tons de pedra

Cozinhas rústicas por Bordercraft
Bordercraft

Iroko worksurface

Bordercraft

Nesta cozinha, é na zona do fogão que surgem os azulejos. A grande explicação para isto, e porque é o que acontece na maioria das cozinhas, é o facto da parede desta zona estar sujeita a mais vapor e sujidade por ser a zona onde se cozinha. Neste caso, debaixo do exaustor optaram por coloram azulejos quadrangulares de pedra preta e no resto da parede, azulejos retangulares pequenos com vários tons de pedra castanha. Esta mistura resultou muito bem e interliga-se com o resto da decoração!

Metade da parede

Já pudemos ver isto em exemplos anteriores, mas neste exemplo de um projecto de Francesca Ianni falaremos deste aspecto em específicio. Azulejos até meio da parede. Como se pode ver, na zona do fogão os azulejos vão apesar até meio da parede, por ser a zona que está mais sujeita a sujidade, facilitando a limpeza. Estes azulejos quadrangulares foram utilizados nesta cozinha das mais variadas formas: desde no tampo da mesa, até às bancas e, por fim, nas paredes, e posicionados de várias formas também. O exemplo perfeito das diferentes aplicações que um azulejo pode ter!

Influência marroquina I

Estas próximas duas sugestões são idênticas. Influencia marroquina. Pensamos que não dá para toda a gente mas a verdade é que este tipo de azulejos se adequa a casas tanto modernas como mais rústicas. Neste caso, são azulejos que formam um padrão branco, azul acinzentado e cor-de-laranja. O que torna estes azulejos especiais é o facto de, ao preenchermos uma parede cheia deles, tornarem a cozinha muito apelativa, alegre mas um tanto clássica ao mesmo tempo.

Influência marroquina II

Mais uma vez, a influência marroquina mas, desta vez, em tamanho maior e numa só faixa. Apenas duas cores: vermelho escuro e branco, cobrem apenas uma faixa entre a bancada e os móveis de cima. Um apontamento original na cozinha, que faz ligação com os móveis da zona de refeições.

Da parede para o chão

Para aqueles que adoram azulejos e coisas práticas, porque não passá-los da parede para o chão? Ou… melhor! Porque não fazer uma continuação da parede para o chão? Pois bem… É isso mesmo que acontece neste projecto. Os azulejos começam na parede e terminam no chão, delimitando a zona da cozinha. Para além de serem de muito fácil limpeza na parede, facilitam também a limpeza do chão. Perfeito!

Mistura de cores

Esta cozinha pequena, ou pequena cozinha, para melhor dizer, para além de estar muito bem aproveitada em termos de espaço, tem, sem dúvida, os azulejos que lhe dão um toque muito especial. Todos os azulejos são diferentes, com várias cores e motivos, mas todos quadrangulares e dentro do mesmo estilo de padrões. Um projecto de Raquel Junqueira, em que os azulejos são, sem dúvida alguma, fonte de cor, vida e estilo nesta cozinha.

Qual destes azulejos achou ideais para a sua cozinha? Não hesite em dizer-nos nos comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!