10 ideias para cozinhas baratas e sustentáveis

Sofia M. Sofia M.
Loading admin actions …

A cozinha é um dos principais espaços da casa e sabemos bem como é importante para si. Sabemos também que se preocupa com o meio ambiente. Para si, palavras como sustentabilidade, ecologia ou reciclagem são uma forma de encarar a vida e não conceitos vagos ou meras modas.

Por isso mesmo, preparamos-lhe dez ideias para a sua cozinha, de modo a que a possa tornar mais amiga do meio ambiente. E não se preocupe, pensamos em ideias baratas, que estão ao alcance de todos os bolsos! Algumas, podem até ser feitas pelas suas próprias mãos! Mas o melhor mesmo, é ler o artigo… . porque juntos faremos um mundo melhor!

A escolha dos materiais

Na hora de pensar que tipo de móveis ou materiais deve usar na sua cozinha, tenha uma palavra em mente: sustentabilidade. Ou seja, opte por materiais ecológicos e com baixo impacto no meio ambiente. Por exemplo, sabia que o ecovative é um material isolante cujo uso evita o uso de plástico? Ou que os painéis de palha, além de baratos, permitem um bom isolamento da energia?

A mesma preocupação deverá ter com as tintas. Evite as tóxicas e opte por usar tintas derivadas de minerais naturais, que têm menos toxinas e ainda combatem o aparecimento das bactérias de mofo e contribuem para a absorção do CO2!

DIY: faça você mesmo

Parede e piso  por Chispum
Chispum

Vinilo decorativo Pájaro libre

Chispum

Crie você mesmo, soluções criativas e originais para a sua cozinha. Além de ficar barato, se optar por esta via, verá como conseguirá ter uma cozinha cheia de personalidade e bem original.

Uma das opções mais populares, é recorrer às paletes de madeira para criar bancos, mesas e até estantes, mas na homify nós temos mais ideias! Já pensou em criar uma caixinha de Legos, para colocar as especiarias? Também pode usar postais antigos, assim como recortes de revista para colorir as paredes da cozinha ou forrar os armários. Faça das garrafas velhas, novas jarras de flores e use os talheres como puxadores de portas e armários.

Personalize as suas cadeiras

Tecidos, almofadas, a caixa da costura, pincel e tintas – de muitas cores: eis tudo o que você necessita. As pessoas não são todas iguais, nem as cadeiras têm de o ser.  Crie os seus próprios padrões e adapte-os aos vários tipos de cadeiras, dando vida e cor à sua cozinha  e apostando por um caminho mais original e criativo.

Só classe A

Sabe aquelas barrinhas de cores e com letras, que normalmente acompanham o preço e as características dos electrodomésticos? Está na hora de lhes prestar mais atenção! Os electrodomésticos classe A são muito mais eficientes do que os restantes e ainda contribuem para a optimização do desempenho energético. Isso permite também que no final do mês a sua conta seja bem menor, do que com um electrodoméstico velho. Se pensar que numa casa, uma boa parte do consumo eléctrico está concentrado na cozinha, optar por itens de classe A é, acima de tudo, um investimento. Verá como o ambiente e o orçamento familiar agradecem no fim do mês!

O frigorífico da imagem é um SMEG 50style, uma criação da marca catalã SMEG.

Plante a sua própria horta

Tomate, oregãos, salsa, pimentos, morangos, etc.

Já pensou na quantidade de especiarias e também de frutos e vegetais, que pode cultivar em casa. E nem precisa de ter um grande jardim ou espaço de cultivo. Isto é algo que pode fazer dentro da sua casa, com um pouco de amor e paciência. Além de algum dinheiro poupado, a sua saúde também sairá a ganhar, já que estará a consumir produtos caseiros, cultivados de forma natural, sem qualquer tipo de pesticida, adubo ou outros químicos. 

Imagine ainda como sentirá prazer por poder cozinhar, no meio de tantas cores e aromas. Muitos especialistas dizem também que a jardinagem é terapêutica. Como vê, esta ideia só lhe trará benefícios. Experimente!

Economize na iluminação

Cozinha  por Lieselotte
Lieselotte

Lieselotte handgefertigte Hängelampe Milchkännchen mit grünem Floraldekor

Lieselotte

Para começar e por questões de saúde, lembre-se que luz em excesso pode ser prejudicial aos olhos, assim como o inverso. Comece por regular a intensidade da luz em função de cada divisão. No quarto, por exemplo, você não precisará de uma luz tão intensa como na cozinha. 

Opte por lâmpadas fluorescentes, pois apesar de mais caras, elas consomem muito menos e têm uma duração de vida muito superior em relação às incandescente. Evite também candeeiros que sejam pintados ou esmaltados, pois estes acabam por absorver uma boa parte da luz.

Aproveite as dicas da homify e verá como conseguirá poupar na conta da luz. E nunca se esqueça: nenhuma luz é tão boa, como a luz natural!

Reciclar móveis

Sabe aquela estante que a sua avó não quer mais? Ou aquela cadeira que encontrou na rua? Pois bem, recicle-a e volte a dar-lhe uso! O lixo de uns, é o tesouro de outros.

E faça o mesmo com as coisas que já não quer, procure um amigo ou um familiar para saber se estão interessados! Também há sempre instituições a quem pode doar as suas coisas. Vai ver como se irá surpreender e como afinal um objecto que a si já não lhe interessa, pode entusiasmar outras pessoas.

A importância da torneira

Cozinhas modernas por Dittrich Hudson Vasetti Architects
Dittrich Hudson Vasetti Architects

Double storey extension for artist in Bishopston, Bristol

Dittrich Hudson Vasetti Architects

Apesar do nosso planeta ser maioritariamente composto por água, é já certo que no futuro a escassez de água potável será um problema que irá afectar quase toda a população. E se dúvidas houvessem, a prova está em vários países Africanos, que já se encontram dizimados pela seca e a falta de água. Já para não falar da falta de chuva ou das elevadas temperaturas dos últimos Verões.

Não ignore este problema, nem pense que isto acontece só afecta os outros. Comece por dar o exemplo e a agir dentro da sua própria casa. Para isso, basta economizar água. Por exemplo, se a sua torneira pinga, está mesmo na hora de trocá-la por outra. Fique atento e não deixe a torneira mal fechada e use bacias para lavar a louça. Hoje em dia já há torneiras com bonitos designs, que permitem também controlar o fluxo de água e moderar os gastos. Junte-se a esta causa!

Invista em objectos

Sim, falamos a sério! Às vezes bastam pequenas coisa para dar nova vida a uma divisão. Por isso, sugerimos-lhe que procure também novos itens de cozinha feitos com matérias sustentáveis, que possam dar um novo brilho à sua cozinha. Verá como sentirá um maior entusiasmo quando for cozinhar!

Explore bem feiras e mercados, assim como os locais de comércio justo e ficará surpreendido como a variedade de opções de que dispõe e com preços nada exorbitantes. 

Paredes Eco

Depois de tudo isto, só nos falta trazer um pouco mais de verde e de natureza para a nossa, aliás, sua cozinha,  desta vez, dando cor às paredes. Aliás, se há algo com um efeito efectivo na decoração de um espaço, sem dúvida que é a decoração de paredes. E verá como há várias formas (e baratas) de alcançar esses objectivo. 

Por exemplo, você mesmo pode pintar as paredes da cozinha. Outra opção será recorrer ao papel de parede – uma excelente opção, tendo em conta a variedade de padrões e cores disponíveis.  Se preferir, também pode aplicar mosaicos ou azulejos na parede. Como vê, tudo opções económicas e pensadas especialmente para as paredes. Para ideias homify pensadas para o chão, leia este artigo. Na hora de escolher, pense você no meio ambiente e faça escolhas racionais e sustentáveis!

O meio ambiente e o seu bolso agradecem! E a sua cozinha também!
Habitações  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Peça a sua consulta grátis

Encontre inspiração para casa!