Camas de criança para o descanso do guerreiro

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Falemos sobre camas para quartos de criança. Convém esclarecer que não há fórmulas melhores do que outras. Há famílias e circunstâncias. O importante é proporcionar conforto à criança e ter em conta o orçamento disponível para aplicar naquela divisão tão especial da casa. 

Há pais que preferem apostar numa decoração infantil. Outros há que pensam a longo-prazo e optam por um quarto com móveis versáteis que possam ser adornados de inúmeras maneiras de forma a acompanhar as diferentes etapas do crescimento. Seja como for, não faltam soluções que agradem a ambos os lados. 

Neste artigo, tivemos isso em conta e deixamos-lhe alguns exemplos de camas para quartos para os mais pequeninos. Mesmo, mesmo pequeninos. Ou para os pequeninos a crescer. 

Leia e escolha a sua favorita! 

Detalhes que importam

Esta imagem constitui mais um exemplo de como pode decorar um quarto para criança a pensar no futuro. Ora, tente imaginá-la sem todos os acessórios. Aí tem. Um quarto de adulto perfeito. Mas é a pensar nas crianças este artigo. Assim, repare na atenção ao detalhe neste quarto. Por cima da cabeceira, há uma grinalda de bandeirolas almofadadas que não só realçam o elemento principal da divisão – a cama – como nos transmitem uma ideia de festa e alegria. De entre as almofadas, destacamos as que são em forma das letras que compõem o nome da criança. Uma ideia personalizadora que pode, facilmente, pôr em prática.

Subir para a camita

Esta cama encontra-se a um nível superior em relação ao resto do quarto. Uma solução engenhosa visto que, por baixo dela, há um espaço de arrumação que, sabemos, nunca é demais quando toca a um quarto de criança. Chega-se até ela por via de escadas pintadas num fresco e animado tom de verde fluorescente. A parte mais divertida é a parede em lousa com o desenho de um carro. Se optar por uma parede semelhante, o seu filho vai, decerto, entreter-se a mostrar-lhe os seus dotes artísticos que deixariam Picasso embaraçado.

Em dossel

O quarto de uma criança deve ser um local de sonho e conforto. Não tem, porém, que ser demasiado infantil. Afinal de contas, ela vai crescer e deixar-se-á, rapidamente, de se identificar com determinadas coisas. Para que o processo não seja dispendioso – e porque o orçamento nem sempre cresce ao mesmo ritmo de uma criança – projecte um quarto adaptável às várias fases da vida, da infância à adolescência. Aposte em mobília neutra, como esta bela cama em dossel, que sirva de fundo a almofadas e outros detalhes diferentes. Ainda que não demasiado infantil, há pormenores que nos dão a saber que este quarto pertence a alguém mais novo como os gavetões coloridos da cama e até o piano aos pés da mesma. As cortinas brancas e finas resguardam um ambiente propício ao sono… e ao sonho. 

Com escorrega

É uma tarefa extenuante a de tirar o seu filho da cama para ir para a escola? Bom, pode estar aqui uma opção para apressar as coisas de manhã! Esta cama, tipo beliche, tem um escorrega que animaria qualquer criança. Parece-nos uma adição especial e caricata que estimula os sentidos dos mais novos e não os deixa indiferentes. Vão andar sempre para cima e para baixo e, mais que isso, vão ter vontade de convidar os amigos para lhes mostrar quão “fixe” é a cama deles que, afinal de contas, é mais que uma cama: é, também, um elemento de brincadeiras!

Para o bebé e o irmão mais velho

Não raros são os casais que dispõem apenas de um quarto para o filho bebé e o mais velho. Reconhecemos que não é fácil encontrar o quadro de harmonia para agradar a ambos. São duas pessoas em miniatura com necessidades distintas e nenhum deve ter que perder em benefício do outro. Porém, há sempre solução. Repare no desenho inteligente do móvel da imagem. De um lado berço, do outro, mais elevado, a cama. No quarto, as cores prevalecentes são o branco e o castanho que se adaptam à menina. E ao menino também. Assim, afasta-se do lugar-comum do azul e do cor-de-rosa.

A casa da árvore dentro do quarto

Quarto de crianças  por Cuckooland
Cuckooland

KIDS TREEHOUSE BEDROOM BUNKBED in White

Cuckooland

A casa da árvore faz parte do nosso imaginário. Do meu. Do teu. E do teu também. É o recanto das brincadeiras e das aventuras longe dos adultos. Aqueles chatos! Assim, adoramos a ideia de uma cama em beliche a imitar uma casa da árvore. Com direito a janela, porta, escadote e traves em madeira nos cantos. Mais realista é impossível. Se levar jeito para a coisa, arregace as mangas e construa você mesmo a cama para o seu filho! Se não, espreite o portefólio da marca inglesa Cuckooland.

Rosa, mas nem tanto

PROGRAMA PORTO CANAL "MUNDO INTERIOR" - DECORAÇÃO ANDAR MODELO 2010: Quartos de criança modernos por ROSA PURA HOME STORE
ROSA PURA HOME STORE

PROGRAMA PORTO CANAL MUNDO INTERIOR – DECORAÇÃO ANDAR MODELO 2010

ROSA PURA HOME STORE

Se a sua filha não dispensa o cor-de-rosa, então faça-lhe a vontade, mas com comedimento. O edredão com grandes rosas sobre um céu azul encher-lhe-ia os olhos – e o coração -, ainda que a cama seja branca e, como tal, passível de condizer com várias cores e pontos de vista decorativos. É uma cama de casal e não de solteiro o que é sempre uma boa ideia se os seus filhotes muito sociáveis quiserem convidar os amigos para dormir aí por casa de vez em quando.

Tudo sobre rodas

Quarto de crianças  por Cuckooland
Cuckooland

KIDS BEDROOM CARAVAN BED in White

Cuckooland

Meu calhambeque, beep beep! Numa cama assim, o seu filho andaria à boleia dos sonhos. Literalmente! Seria fácil pô-lo na cama, mas difícil arrancá-lo de lá. É, sem dúvida, uma cama divertida, ideal para os pais que preferem apostar em mobília especialmente pensada e executada para crianças. Para além disso, esta espécie de “brinquedo em ponto grande” ocupa pouco espaço pelo que poderia colocá-lo num quarto mais pequeno. Agora, é fechar a porta e deixá-lo “conduzir” até às aventuras mais emocionantes.

Explosão de cor e energia

Simples, mas colorida. Verde, a cor da juventude e da renovação. É assim esta cama que, a par com o papel de parede com listas em ziguezague amarelo, forma um conjunto feliz e repleto de energia. Se optar por uma cama com uma estrutura em ferro, tal como na imagem, tem a possibilidade de a pintar da cor que melhor condiz com o resto da decoração. E porque estamos a falar de crianças e jovens, se optar por um tom vivo, ainda melhor. Este quarto, à semelhança de outros que já lhe mostrámos acima, adequar-se-ia tanto a uma criança, como a uma adolescente.

Uma cabeceira delicada

Quarto Natura: Quartos campestres por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Quarto Natura

MUDA Home Design

Que bonita cama para menina, esta da Muda Home Design. A cabeceira, estofada com um tecido de motivos primaveris, evidencia-se e dita a inspiração do quarto. Os pássaros que voam livres fora das gaiolas transmitem paz e tranquilidade, assim como as cores que se dividem entre o branco, o verde água, o rosa e o bege. Um esquema improvável que pode considerar quando decorar o quarto da sua filha.

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!