Incrível espécie de habitação!

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

A tendência de usar contentores de navios para a habitação está cada vez mais em voga. Eles representam um tipo de construção mais sustentável no sentido do reaproveitamento de objectos/materiais disponíveis no mercado, dando-lhes uma segunda vida. Além disso, funcionam bem para quem procura economizar visto o seu orçamento ser reduzido. O resultado é portanto, uma casa moderna que expressa toda a personalidade dos seus moradores. As habitações deste género atraem principalmente jovens e pessoas modernas e contemporâneas, que procura soluções eficazes, modernas e funcionais.

Na Coreia (onde se localiza este projecto) este tipo de habitação também é já uma grande tendência. O projecto de hoje foi realizado pelo escritório Thinktree Architects and Partners e a sua dimensão é apenas de  98.59 ㎡. Acho que vai gostar…

Enquadramento na paisagem

Contentores de cor branca e vermelho destacam-se na paisagem verde e bucólica da Coreia. Uma casa moderna que brinca com o olhar do observador. No primeiro andar, um desenho de porta que imita casas tradicionais. Uma fachada cheia de bom gosto e bom humor!

2 andares, 3 contentores

Mais de perto, conseguimos ver exactamente como foi construída esta casa contentor. Se ao longe aparentava ainda que por breves instantes ser uma casa mais tradicional, revela-se agora em algo totalmente diferente e industrial. Três volumes encontram-se unidos, dois completam o andar térreo e outro o andar superior. 

Contentores de tamanho igual foram usados para montar a estrutura modular do projecto desta casa, com um comprimento de 12 m e aproximadamente 2.30 m de largura. As aberturas de portas e janelas foram adicionadas posteriormente, para fornecer aos interiores luz natural e uma atmosfera mais confortável.

Desenho 3D

No desenho técnico, numa isometria, é possível ver como funciona a casa contentor. E, mais importante do que isso, como os arquitectos ligaram os três volumes distintos formando um espaço agradável e de óptima circulação interior. Uma estrutura central integra os três contentores e também funciona como escada de acesso ao andar superior. Um maravilhoso espaço livre foi criado no piso do rés do chão, com ambientes integrados e modernos.

Interiores confortáveis

Salas de estar modernas por thinkTREE Architects and Partners
thinkTREE Architects and Partners

Living, Dining, Kitchen, and Stair & Book case

thinkTREE Architects and Partners

As fotos dos interiores que se sequem foram tiradas logo após a construção da casa, por isso o interior não está ainda mobilado. 

Aqui podemos ver bem como o ambiente da sala de estar foi integrado à cozinha e onde uma estante separa as duas zonas e dá apoio à escada. Por a estante não ter fundo e ser totalmente aberta é possível ver-se os dois lados, tal como a luz natural consegue passar entre os diversos quadrados – uma excelente solução.

Seja sincero, lembra nem preciso momento que se encontra dentro de um contentor? Pois, bem me parecia que não… a madeira aplicada no seu expoente máximo consegue criar ambiente de puro conforto e de muita luz natural, ou não fossem as janelas posteriormente executadas neste espaço.

O andar superior

A enorme prateleira que vimos no andar inferior estende-se ao primeiro andar da casa. Serve tanto como estante para organizar objectos e livros como de parapeito e de guarda da escada. Uma óptima maneira de ligar andar e criar uma linguagem coerente e precisa, entre a sala e cozinha e as divisões mais privadas como o quarto e casa de banho.

O quarto, localizado neste andar tem uma vista magnífica sob a paisagem verde. Vidros em toda a extensão das paredes funcionam como enormes molduras de cenários idílicos. A paisagem encantadora é emoldurada pela casa e a sensação de se estar bem próximo da natureza é aqui sentido. 

Do lado oposto

Do outro lado, a fachada afasta-se na imagem que tínhamos inicialmente. Aqui existe mais um o uso da madeira e aproveitando toda a área de terreno, construiu-se numa zona exterior à casa, um jardim com espaço para socializar. Essa área foi limitada por uma cerca baixa em madeira e uma zona de deck torna a zona mais acolhedora e limitada.

Nesta foto, podemos ver também a varanda com entrada para o quarto criada sobre um dos contentores. Óptima ideia de aproveitamento de espaço devido ao desfasamento de volumes!

Se este género de habitação os seduz veja este artigo: AQUI!

Gostou? Viveria num espaço destes? Deixe-nos a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!