Tenha uma sala planejada perfeita para suas plantas

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Abitazione con studi professionali, auge architetti auge architetti Salas de estar modernas
Loading admin actions …

A presença de plantas na decoração melhora muito o ambiente. O ar fica mais purificado, os insetos visitam e distribuem pólen entre os vasos e a vida ganha mais cores. No meio de tantas rotinas diárias, recorrer a utilização de pequenas ou grandes plantas em cômodos planejados é perfeito para aliviar o stress. Com a grande possibilidade de encontrar muitos profissionais gabaritados para atender a sua necessidade, especialmente presentes aqui, no homify, a saída para planejar ambientes perfeitos para abrigar as plantas e flores da casa fica por conta da criatividade a ser explorada, mesmo que o espaço seja pequeno. Utilizar as ferramentas e o conhecimento dos profissionais nestes e outros projetos, irá dar maior versatilidade e assertividades nos resultados esperados e quando pensamos em flores e plantas para decorar o ambiente, estas opções são essenciais.

Pensando no carinho que as plantas merecem receber em nosso ambiente, listamos ótimas opções para que você possa pensar nas formas de abrigar as plantas da sua casa em meio a sala de estar, um ambiente que deve passar a sensação de receptividade e conforto na casa. Confira nosso Livro de Ideias e veja como sempre existem opções perfeitas para trazer e manter plantas e flores especialmente nas salas de estar. Os resultados são perfeitos e temos certeza que você irá amar. 

Espaço delicado

Quando pensamos no planejamento de um ambiente especificamente projetado para plantas, temos algumas necessidades a serem basicamente atendidas, como delicadeza e elegância. Neste projeto do escritório paulista da paisagista, Claudia Muñoz, Línea Paisagismo, um local da sala foi especialmente projetado para acomodar as pequenas plantas da casa. A opção foi pela construção de uma pequena parede de tijolos que acomodam prateleiras embutidas e suspensas que acomodam as mais diversas opções de vasinhos e plantas. 

Vasos suspensos

Quando o projeto encontra espaços limitados para que suas plantinhas sejam inseridas, a melhor opção é exercitar a criatividade nos locais que ainda podem ser utilizados. E foi esta a opção deste projeto desenvolvido por um escritório francês. Com uma estrutura de madeira belíssima que sustenta os vasos com largos formatos geométricos no centro da sala, o cômodo ganhou vida e um clima mais natural. A escolha pela cor branca para os vasos, orna perfeitamente com os demais elementos da sala de estar e o projeto encontra um resultado incrível.

Parede viva

Paredes vivas contribuem muito para o ambiente. Quando há impossibilidade de utilizar balcões e prateleiras, o importante é saber utilizar os espaços disponíveis até mesmo nos cantos. Para aproveitar esta ideia, o escritório paulistano, Now Arquitetura e Interiores utilizou o canto da sala de estar que recebe mais iluminação e, assim, preservou de uma forma mais natural as folhagens que sobem pelas paredes. Com este tipo de projeto, basta escolher entre os vários tipos de plantas trepadeiras disponíveis no mercado para alcançar os resultados que você deseja. 

Jardim interno

homify Corredores, halls e escadas modernos

Se você é uma das raras exceções de pessoas que podem acomodar um jardim no interior de sua casa, essa dica vai ser muito bem-vinda: utilize o espaço abaixo das escadas para colocar pequenas espécies que dependem da luz, mas não tanto do sol.  Este projeto foi desenvolvido pelo arquiteto de Americana (SP), Aquiles Nícolas Kílaris, aproveita com charme a formas arredondadas da sala de estar e desenha um pequeno jardim circular. Lindo e perfeito.  

Discreto

No estilo industrial, a cores muitas vezes dão um tom mais duro e frio ao ambiente e para fugir disto, vale a pena pesquisar os elementos que caem como uma luva no cômodo a ser decorado. E é isto o que faz o projeto do escritório de Niterói (RJ), Yamagata Arquitetura, com a exploração do canto através de uma trepadeira que cai discretamente, mas não deixa de ser notada. A composição do cômodo, com elementos lindos, ganha um pouco mais de vida com a presença singela da planta.  

Interno + Externo

Nas casas em que a sala de estar pode ser somada às áreas externas, a escolha de árvores para decorar o ambiente pode ser realizada através da aproximação dos espaços interno e externo. Coqueiros, árvores e grama dão o toque natural ao ambiente que é separado apenas por uma porta de vidro. Projetado pelos profissionais da Aguirre Arquitetura, de Uberlândia (MG), o clima local ganhou ainda a presença de um pequeno vaso com flores coloridas que harmonizam ainda mais os ambientes. 

Grande jardim interno

Sala de Estar - Softroom homify Salas de estar minimalistas

Se o espaço interno é grande o suficiente e você é um apaixonado por plantas, não deixe de apostar em um grande jardim interno para apreciar suas espécies preferidas. Esta foi a ideia da arquiteta mineira, Ana Paula Carneiro, que utilizou ainda a ajuda de uma iluminação artificial para deixar tudo ainda mais charmoso. A parede vazada sem vidros, deixa o clima ainda mais próximo de quem habita o local. Ar puro, vida e elegância na sala de estar. 

Tropicalismo

O Brasil é um país de clima predominantemente tropical e sua vasta vegetação corre ao longo do território que tem o tamanho de um continente. Entre as vegetações, algumas plantas, pela facilidade com que são encontradas, simbolizam o clima do país. A bananeira é um destes exemplos. Esta sala de estar projetada pelo arquiteto cearense, Rodrigo Maia, coloca a brasilidade e tropicalidade do país em evidência. O resultado além de ser lindo, denota mais frescor ao ambiente. 

Tamanho ideal

Já listamos muitas possibilidades de trepadeiras nas salas de estar, às vezes acomodando pequenos espaços e outras os cantos do cômodo. Este exemplo coloca um espaço grande e ideal comparado ao restante do cômodo. Formado por samambaias e outras plantas que crescem perfeitamente dentro de casa, o espaço contribui com um corpo vegetal lindo na decoração do ambiente.

Só delas

A possibilidade de deixar um espaço próprio para as plantas na sala de estar coloca as opções mais criativas em foco. Entre estas opções, você pode pensar até mesmo em boxes de vidro na sala de estar para dar exclusividade ao local das plantinhas. Próximo às grandes janelas, as plantas recebem a iluminação natural que vibra também no restante do ambiente. Uma opção prática e de ótimos resultados.

Agora que você, apaixonado por plantas viu tantas opções, diga para nós:

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista