Os artigos de decoração essenciais em todas as casas

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A casa e os móveis são o corpo, os artigos de decoração são a alma. Através deles, comunicamos as nossas preferências estéticas, damos personalidade ao nosso lar e tornamo-lo mais confortável. É primitiva esta necessidade de embelezar e adornar. As peças que trazemos das viagens, as velas, as almofadas ou os quadros que revestem a parede fria. Todos eles (nos) preenchem. Pense num tema, invista em peças diferenciadoras, faça sobressair os detalhes arquitectónicos da sua casa e, mais que isso, não deixe de ser fiel ao que o inspira. Se acabou de se mudar não se apresse a escolher tudo. Experiencie a sua casa, pondere antes de gastar quantias avultadas e deixe a sua criatividade fluir. Não há regras fixas no que toca a decorar.

Temos dez sugestões para si. Asseguramos-lhe que ficam sempre bem.

O conforto de uma poltrona

Salas de estar ecléticas por Honeybee Interiors
Honeybee Interiors

Queens Park House

Honeybee Interiors

É um clássico e, numa casa, não pode faltar uma poltrona. Das que impõem respeito, das que seriam ideais para o avô ler o jornal. Trata-se de uma peça de profundo apelo visual e à qual está intrínseca uma grande versatilidade. Para um espaço amplo, prefira uma robusta. Para um mais pequeno, procure encontrar uma poltrona de finos traços. Coloque-a na sua sala e faça contrastá-la com os sofás. Se forem de tons neutros, não hesite em estofá-la com um tecido marcante e garrido, como vê na imagem. Ficará igualmente bem nos quartos, nos escritórios e, até mesmo, em sumptuosas casas de banho.

Velas

As velas purificam e inspiram. Acalentam-nos o espírito e ajudam-nos a relaxar após um dia agitado. Velas acesas pela casa criam um ambiente descontraído e tranquilo que nos envolve e aconchega. Seja em que divisão for. Na sala ou no quarto, na casa de banho ou na cozinha. Espalhe-as pelo seu lar. Pode optar por velas com aromas como o figo, o jasmim ou a baunilha ou, então, por velas inodoras. Na China antiga, e segundo os princípios do Feng Shui, as velas eram utilizadas enquanto representação do elemento fogo. Acreditava-se que traziam saúde, boa ventura e felicidade a um lar. Não sabemos se assim é, mas, por via das dúvidas, obedeceremos.

Pronto, assim deixamo-lo andar descalço

Estão para o chão como uma cortina está para uma janela e, embora às vezes não lhes dediquemos a devida atenção, certo é que sentimos de imediato a ausência deles. Os tapetes propiciam conforto às divisões e, em países frios, são particularmente importantes. Ninguém quer sair da cama ou do banho e pousar os pés num chão frio. Qualquer divisão fica menos despida com um tapete. Tenha em atenção o tamanho e despenda alguns minutos do seu tempo a tirar medidas para comprar um tapete proporcional à área. Errar no tamanho terá um impacto tremendamente negativo no espaço em questão. Sugerimos tapetes em pelo para quarto. São mais densos e amortecem o som. É como andar nas nuvens. Para a cozinha e sala, pode optar por tapetes de sisal, mais resistentes, duradouros e fáceis de limpar. Também pode usar tapeçarias nas paredes, até mesmo atrás de uma cama a servir de cabeceira.

Luz! E não é ao fundo do túnel.

Apartamento A3_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Salas de estar ecléticas por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento A3_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Adoramos uma casa cheia de pontos de luz. Não têm que ser todos iguais. Nada disso. Brinque com os tamanhos, coloque um candeeiro na mesa de apoio de um lado do sofá e, do outro, opte por candeeiro de pé ou, então, suspenso. Nestes detalhes encontrará a diferença. Tenha particular atenção à iluminação nas zonas da casa mais frequentadas como a cozinha, escritório ou cantos de leitura. Um candeeiro de pé, por exemplo, animará uma esquina outrora vazia e trar-lhe-á um novo significado. Um candeeiro como o da imagem é uma obra de arte e, mesmo sozinho, tem o poder de tornar uma divisão sublime.

A frescura das flores

Casa  por Mehdi Pour design studio
Mehdi Pour design studio

Pardis, modular hanging wall vases

Mehdi Pour design studio

Graciosas, bonitas, delgadas, frescas. As flores, generosamente oferecidas pela natureza, são um elemento de vida dentro de casa e merecem ser recebidas numa jarra que lhes honre a beleza. Parece-nos muito interessante esta proposta do estúdio Medhi Pour Design com vasos triangulares, em cerâmica, suspensos na parede. A disposição dos mesmos foi feita de forma assimétrica e as hortênsias em tons pastel tornam-nos ainda mais bonitos e singulares. Já pensou como ficariam bem na sua sala, quarto, corredor, entrada ou no jardim?

Vinil para as paredes

Se procura uma opção para preencher as paredes sem ter que as pintar, furar ou colocar papel de parede, então tenha em conta um vinil ou autocolante decorativo que é fácil de colocar e de retirar também quando – e se – se cansar dele. Encontrá-los-á, facilmente, em várias lojas. Uns mais rebuscados, outros mais simples e que pode colar também em portas.

Paredes que falam

E porque na arte nos perdemos e encontramos, não a dispensemos nas paredes das nossas casas. Pendure os quadros que tem aí por casa, pegue na sua máquina fotográfica e leve para dentro o registo dos seus sítios favoritos ao redor do mundo, emoldure ilustrações, frases que tenham especial significado, páginas de revista com imagens que o seduzam ou aquele achado num antiquário. O que quer que seja. Deixe que as suas paredes confidenciem aos demais um pouco sobre si. Não precisa de o fazer seguindo uma ordem específica, pode até encostar os quadros ao chão ou numa prateleira. Confie no seu instinto de decorador!

Almofadas

HAPPY HOME 2014: Salas de estar mediterrânicas por ROSA PURA HOME STORE
ROSA PURA HOME STORE

HAPPY HOME 2014

ROSA PURA HOME STORE

Está farto do seu sofá e não pode comprar outro? Experimente decorá-lo com almofadas novas e verá que nota logo uma enorme diferença. Aliás, as almofadas são uma maneira muito simples de introduzir uma nova vida na sua sala ou quarto, para além de lhe propiciarem uma enorme sensação de conforto e aconchego. Nos tempos que correm, as inspirações que nos chegam provam-nos que as pessoas já não optam por almofadas todas a condizer. Pelo contrário. Ouse misturar cores, formas e padrões. Divirta-se a fazê-lo, mas com sensibilidade.

A mantinha

Apartamento em Sintra: Salas de estar modernas por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Apartamento em Sintra

MUDA Home Design

Ao fundo da cama ou no braço de um sofá tem que haver uma mantinha. Ainda que no Verão não nos lembremos dela, são a cereja no topo do bolo nos dias frios e embrulham-nos confortavelmente naquelas longas tardes na companhia de um bom filme ou das páginas de um livro e com uma chávena de chá a balançar entre as mãos. Um elemento decorativo que junta o útil ao agradável. Para a vista e para nós.

O charme das bandejas

Apartamento em Sintra: Salas de estar modernas por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Apartamento em Sintra

MUDA Home Design

As bandejas são peças particularmente elegantes e versáteis. Podem, simplesmente, ser usadas para decorar, mas também fornecer suporte a bebidas, velas, pequenas jarras, perfumes ou joalharia. No fundo, despimo-las da função primária de servir comida e damos-lhe novos e imprevisíveis desígnios que não passarão, decerto, despercebidos.

As nossas sugestões convenceram-no? De qual gostou mais? A sua opinião importa. Não deixe de comentar por baixo deste artigo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!