Maneiras inteligentes e românticas para transformar a sua cama

I. Gaspar – homify I. Gaspar – homify
Londres . Interdesign, Interdesign Interiores Interdesign Interiores Quartos modernos
Loading admin actions …

O quarto… O nosso… é aquele ninho que procuramos ao fim do dia… o refúgio perfeito para repousar, recuperar energias e forças, é lá que vamos para nos resguardar… é lá que nos sentimos realmente bem e seguros. O quarto é sem dúvida uma peça-chave de toda a nossa casa e tudo devemos fazer para ser o lugar mais confortável e aconchegante.

No quarto são muitas as peças ou elementos que existem por lá… mas há um que é o motor do espaço. Sabe qual é? É claro é a nossa cama. Esta peça de mobiliário é aquela mais imponente, vistosa, que marca grande parte do território, pelo seu volume, estrutura e respetivos apetrechos. Por isso, hoje quisemos dedicar todo um artigo sobre a nossa rica cama e como podemos transformá-la de forma bem romântica, um pouco ao toque do que vemos em quartos de hotéis ou de revistas e quase nos dá pena desfazê-la. Então vamos fazer tudo para destacá-la no nosso quarto e onde nada pode faltar, desde da colcha, às almofadas, ao dossel ou ainda à cabeceira… . Bastam uns pós de perlimpimpim, para tudo ganhar novo esplendor e ter um quarto que se parece a um novo, pois cama renovada é igual a um quarto mudado. Quer aventurar-se neste desafio? Então siga, faça um projeto, ponha-o em prático e só depois é que poderá descansar nele…  

Nota: este artigo contêm imagens que apelam ao descanso, convidámo-lo a ficar sentado, para maior segurança. 

Colcha

Uma cama sem colcha… é como um pão sem sal, ficaria insípido… Incompleto, nu e a precisar de revestimento…

É certo que nem todos preferem a colcha, mas sim o edredão com a sua respetiva capa. A diferença entre as duas? 

Bem a colcha é um como uma coberta que se coloca por cima da cama, de forma a decorá-la. Pode a encontrar de diversas cores, modelos e padrões. Enquanto que o edredão é uma coberta de espessura grossa, pode a encontrar de penas ou sintética, geralmente de cor branca, substitui os cobertores tradicionais, é colocado nele uma capa colorida, neutra ou com padrões, que é trocada com mais regularidade do que uma colcha, por estar mais em contacto com o corpo enquanto quando dorme.

Quer a colcha ou capa de edredão conferem um look à cama e ao respetivo quarto, marca o mood, a tonalidade que quer seguir. Para jogar pelo seguro, prefira colchas com composições sem estampas e dê preferência a colchas mais trabalhadas, pois assim não interferem tanto na decoração e fica mais harmonioso, sendo o risco menor. Se pretende um quarto sofisticado opte por colchas com tecidos de linho ou de seda. Por outro lado, as de tricot e de algodão são práticas, confortáveis e são sempre uma tendência. 

Relativamente às cores será mais seguro procurar colchas de cores frias ou nudes, que trarão elegância e sensualidade ao quarto. Quanto às cores mais quentes e com padrões são mais ousadas e poderão quebrar o descanso que pretendem deste lugar, contudo, se forem harmonizadas com outros detalhes poderá criar um efeito bem moderno e atual. As colchas lisas são mais fáceis de conjugarem e de preenchê-las com outros elementos, como um cobertor nos pés da cama ou com almofadas, tal como vemos nesta inspiração. Por outro lado, tenha cuidado é com as colchas com padrões podem ser mais cansativas a longo prazo, mas nada melhor que ter pelo menos duas colchas, para alterar conforme as estações ou o seu temperamento. 

Roupa da cama

homify Quartos minimalistas Camas e cabeceiras

Ter a cama com bom aspeto, de colcha e lençóis estendidos cativa todas as atenções, nada mais bonito do que entrar num quarto e ver uma cama feita, mas sabemos que na (verdadeira) realidade nem sempre é possível ter uma cama composta – todos os dias –  a azáfama, a correria diária, leva muitas pessoas deixar a cama durante o dia, tal como a deixaram naquela manhã…  

Diga-nos em segredo, faz a cama todas as manhãs? É daquelas pessoas que não consegue sair de casa e deixar a cama por fazer? Se é o seu caso, então tem sempre o quarto com aspeto arrumado, a cama com aspecto macio e muitos têm 'inveja' deste vosso lado lado super organizado.

Os lençóis são aqueles pedaços de tecido que nos envolvem e nos deixam tão bem quando entramos dentro da nossa cama, difícil é sair deles cada manhã, em que a dobra está agarrada a nós, quentinhos e aconchegantes… Também são essenciais a terem numa cama, dão beleza e enchem a cama de estilo. De algodão para todos os dias, de flanela para os dias de inverno ou de seda, para momentos mais romântico, em que o corpo desliza naquele tecido. As cores neutras são sempre as mais apetecíveis por refletirem paz e calma, além de serem mais fáceis de combinarem com uma colcha.

Almofadas

Na nossas cama, podemos ter dois tipos de almofadas… Aquelas que servem para dormir, que são mesmo necessárias para o nosso conforto e aquelas que servem para decorar, estas últimas talvez não sejam estritamente necessárias mas dão graça e leveza ao ambiente, elas complementam aquele quadro, dão uma informação extra àquele espaço que fica desprovido e por vezes sem graça. 

As almofadas podem dar uma tonalidade de cor e de textura a uma colcha mais simples, dá volume à cama. Dependente do tipo de decoração do seu quarto, se é mais clean ou mais despojado, a composição da cama poderá variar, por exemplo se for mais clássico prefira um tom sobre tom. Se o projeto for mais descontraído opte por cores mais chamativas.

É verdade que existem pessoas que acharão esta ideia de almofadas na cama, uma rotina cansativa, entre o tira e põe, de manhã e à noite, mas na verdade é como tudo na vida, há processos mecánicos e repetitivos, e este é um deles, que de facto vale a pena, pois torna a sua cama e respetivo quarto com mais glamour.

Dossel

Showroom, Piramidal Piramidal Casas modernas Acessórios e Decoração

O dossel é talvez o acessório de cama que mais confere romantismo ao ambiente, dá aquele ar bem antigo, digno daqueles filmes românticos e de príncipes e princesas. Muito comum em camas de bebés, ganha cada vez mais terreno no mundo do quarto para adultos, para solteiras ou casados, pelo lado misterioso e exclusivo. Gosta? 

Existem vários modelos de cama com dossel, uma que está fixa à parede, no teto ou que vem junto à própria estrutura da cama. É escolher aquele que prefere e que seja mais prático para o seu quarto. É importante lembrar que o dossel é ideal para ambientes grandes, pois quando colocado em ambientes mais pequenos torna o quarto mais pesado e diminuto. 

Se for um romântico inato não há dossel que o fará resistir… Inspire-se e dê ao seu quarto aquela tonalidade de amor.

Cortinas

Cama Dossel Boa Safra Quartos minimalistas Madeira maciça Multicolor Camas e cabeceiras

As cortinas podem encaixar-se dentro do tema do dossel, apesar de cobrirem mais a superfície da cama, conferem privacidade e proteção, além da cama ficar com mais estilo e personalidade. 

As cortinas podem variar e serem trocadas conforme as estações, mais leves e transparentes para o tempo de maior calor e mais pesadas para o frio, como uma barreira que não deixa passar uma corrente de ar. Não tenha medo de arriscar e faça já uma transformação ao seu quarto apetrechando a sua cama com umas cortinas. 

Cabeceira

E finalmente se a sua cama não tiver cabeceira ou estiver cansado da sua… Faça uma nova, não tem necessariamente de comprar uma já feita, dê asas à sua imaginação e faça a sua. Existem variadíssimas maneiras de ter uma cabeceira bem romântica e digna de um quarto bonito. Com paletes, estofando um pedaço de madeira com tecido, com livros, com um tapete, com ripas de madeira… São ínfimas as soluções para renovar aquele lado da cama, dê uma vista de olhos a este artigo repleto de ideias com dosséis.  

E agora vai dar um toque de romantismo à sua cama? 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista