Quartos para crianças com diversão e identidade

Ritamelo Ritamelo
Loading admin actions …

As crianças, sendo não só o centro das atenções, o motivo de alegria, a fonte de sorrisos na sua família mas também o futuro, merece o melhor em todos os sentidos. A importância de rodear uma criança com o essencial para que esta possa desenvolver as suas capacidades é enorme, e é precisamente baseados nesta ideia que queremos apresentar ideias de quartos para crianças com elementos fundamentais ao desenvolvimento da diversão e das capacidades de criação de identidade das crianças.

O futuro de hoje será o presente amanhã, e amanhã as crianças de hoje serão quem pauta o mundo. É por isso curioso pensar que as ferramentas que ajudam as crianças hoje poderão dar resultados surpreendentes nos próximos anos. As crianças querem-se felizes, criativas, livres, com identidade. Para isso precisam do seu espaço para crescer e neste aspecto os quartos para crianças são uma peça chave. É no quarto que as crianças irão passar bastante tempo, e é aqui que elas precisarão de se sentir confortáveis para relaxar, seguras para dormir, divertidas para imaginar e responsáveis para pensar.

Assim, com alguns elementos chave que iremos apresentar, poderá dar-se mais espaço a todos estes sentimentos de amor e cumplicidade. Aproveite e junte-se também à sua criança para brincar e voltar a pensar fora da caixa para conseguir sair da sua rotina e desfrutar mais do seu tempo livre.

Para que todos saibam quem é o dono!

Os quartos das crianças, por serem para elas e por elas, são o seu local de refúgio, e por isso é bom que estejam devidamente identificados, com o nome do proprietário, a cores fortes e se possível com luzes néon para não escapar esse pormenor a ninguém!

Coloque o nome da criança no seu quarto. Seja nas paredes, com uma fonte bonita e chamativa, seja nos pertences da criança sem si. Quanto maior e mais indentificador o nome for, maior efeito de pertença a criança terá. Com isto as crianças sentir-se-ão totalmente à vontade no seu quarto, com vontade de o aproveitar ao máximo, e a felicidade é garantida!

Paredes que falam!

Keep the wild in you: Quarto de crianças  por catita illustrations®
catita illustrations®

Keep the wild in you

catita illustrations®

Uma boa forma de manter o espírito livre e poder manter sempre uma criança sorridente é colocando nos quartos para crianças as frases mais inspiradoras ou as frases preferidas, escritas na parede.

Coloque as frases em locais com destaque especial, como é o exemplo da parede mesmo em frente à secretária dos trabalhos de casa, e veja como as crianças ganham outro ânimo para terminar rapidamente as suas tarefas antes de ir brincar. Nós não somos diferentes, fazemos exatamente o mesmo no nosso escritório com post-its que são, no fundo, motivacionais.

Veja como os quartos para crianças ganham mais cor nas paredes e ainda consegue ter mais boa disposição nas crianças.

Brinquedos fofos

Tenha os brinquedos adequados e confortáveis nos quartos para as crianças. É importante ter sempre em conta a evolução e desenvolvimento das crianças. Quando são mais pequenas, e ainda não têm totalmente desenvolvidas as capacidades de manejo dos objetos, é importante que os brinquedos sejam fofos e leves, fáceis de manejar, e se ainda forem de acordo com a decoração dos quartos da criança, melhor!

Pintar em liberdade

Quarto de crianças  por Kepot
Kepot

Boceta

Kepot

Agora que estão devidamente abordadas questões de identidade brincadeira e motivação, nos quartos para as crianças existe ainda outro pormenor, que é fundamental de se ter, e que muitas vezes quando não existe tem efeitos adversos: espaço para colorir!

As crianças, não tendo os materiais e o espaço adequado a colorir, facilmente arranjam uma solução fácil e rápida: as canetas dos adultos nas paredes do seu quarto resolvem facilmente a situação! Assim sendo, e para que isto não aconteça (muitas vezes) tenha á disposição das crianças no seu quarto mesas adequadas à sua altura para colorir. Existem mesas super práticas com papel dentro de um rolo que basta puxar para ficar com a cara limpa, e com isto as crianças poderão dar liberdade, de forma fácil, à sua veia de artistas.

Escrivaninhas coloridas

Simão: Quarto de crianças  por IronBug Lady

Ainda dentro do desenvolvimento de capacidades, para que exista um espaço dedicado totalmente aos trabalhos de casa, nos quartos para criança tenha uma secretária ou escrivaninha com o essencial para isso: mesa para escrever, cadeira confortável, gavetas para guardar os lápis e as canetas, e ainda cor, muita cor. Não podemos esquecer que mesmo o espaço mais profissional, para crianças, terá sempre que ter a sua pitada de diversão. Assim sendo, mesmo que aproveite um móvel antigo para colocar no quarto para as crianças, dê-lhe um toque de cor e diversão para que seja mais fácil fazer os trabalhos de casa!

Arrumação prática e divertida

A arrumação dos quartos das crianças tanto pode ser normal e enfadonha, como os armários dos adultos, como poderá ser diferente e divertida! Também aqui impera a necessidade de cor, e aproveite para ver como ainda é possível utilizar formas diferentes do comum e assim aproveitar na totalidade um canto dos quartos para as crianças para colocar umas gavetas estratégicas que funcionam como puzzle mental para os mais novos e ainda de salvador para os mais velhos.

Estantes de brincar

Além do espaço apropriado à arrumação em si nos quartos das crianças, é ainda aconselhável ter disponível aquele armário só dos mais novos. Também são importantes os recantos de mistérios para as crianças poderem guardar aqueles tesouros mais especiais.

Este espaço poderá ser o maisdivertido da casa, se aproveitar para ter também o desenho animado da altura, ou um desenho animado antigo mas eternamente presente em forma de armário, com recantos de mistério e gavetas ou caixinhas para esconder aquela tampa de iogurte com uma frase de amor que a menina mais bonita da escola ofereceu.

Camas com aventura!

A diversão aplicada no mobiliário pode chegar também a ser a réplica dos tempos livres com a família. Caso a escalada seja habitual aos fins-de-semana, para motivar as crianças lá de casa tenha também nos quartos das mesmas subidas com presas para que o ir para a cama deixe de ser enfadonho e passe a ser um momento épico!

Decoração total

Tenha nos quartos das crianças uma decoração conjugada entre todo o mobiliário, as paredes e os têxteis. Verá que os resultados são fantásticos ao criar ambientes especiais nos quartos para as suas crianças.

O afasta monstros!

Por fim, quando todas as crianças já estiverem na cama, acenda a luz de presença do quarto das crianças para que não venham pesadelos incomodar o sonho dos mais novos. Caso abram o olho, aquela luz familiar irá trazer tranquilidade.

Deixe a sua opinião sobre este artigo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!