Santa Teresa: Corredores e halls de entrada  por Pedro Ferreira Architecture Studio Lda

De antiga ruína a apartamento super trendy

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
Loading admin actions …

O Porto é uma cidade muito dinâmica e com uma vida muito especial. Onde habitam jovens e idosos e as dinâmicas artísticas e empreendedoras não param de borbulhar. Santa Teresa é uma rua em pleno coração da renascida baixa da cidade do Porto, uma área urbana envelhecida e gradualmente abandonada nos últimos trinta anos, atualmente alvo de uma radical transformação social, cultural, económica e consequentemente arquitectónica. Nesta dinâmica, impulsionada sobretudo pelo turismo os arquitectos foram convidados a reabilitar o edifício que lhe mostramos hoje: edifício Santa Teresa. Uma casa do século XIX, com uma planta rectangular .

O objectivo do cliente era que se criassem o maior número possível de apartamentos destinados a arrendamento temporário. A proposta, tendo como princípio a preservação de toda a estrutura do edifício, responde ao programa integrando pequenas caixas brancas que albergam os vários elementos como cozinhas, casas de banho, uma peça fundamental no desenho da renovada habitação.O resultado são nove apartamentos depurados, onde a luz desempenha um papel fundamental no desenho do espaço. O projecto, muito moderno é da autoria de PEDRO FERREIRA Architecture Studio Lda., de Esposende.

Venha espreitar esta habitação de charme e minimalismo. 

Fotografia João Morgado

A fachada

Era uma fachada típica no Porto, que denunciava o passar do tempo e a falta de manutenção. Precisava urgentemente de uma intervenção, que foi possível atribuindo há habitação um uso turistico, que foi maximizado.

Cozinha jovem

A cozinha tem um espaço não muito amplo pelo que a entrada de luz natural e o facto de dominarem as cores claras são factores bastante importantes para que este espaço pareça visualmente mais amplo. Numa parede vemos um bonito padrão em tons cinza criando uma ilusão de óptica. A bancada e parte da parede do lado oposto são em mármore, muito elegante e claro super prático numa cozinha. Os armários são brancos e permitem imensa arrumação e o chão é confortável, em madeira. Uma cozinha com um ar jovem!

Conheça outras cozinhas inspiradoras aqui! 

Sala

A cobertura e o piso térreo, pela sua configuração permitiram a exploração de diferentes tipologias como mezzanines e criação de espaços exteriores, pátios e varandas.

Esta imagem mostra-nos uma sala muito moderna com ligação para um pátio, tendo uma grande janela que permite a entra de luz. Este é um espaço definido pelo conforto e minimalismo. O chão confortável em madeira, as paredes em tons suaves, agradáveis. Por exemplo o cinza da parede é o mesmo do sofá que juntamente com os trocos das árvores geram aqui um bonito cenário minimalista.

Quarto

Nas casas antigas encontramos por vezes espaços muito amplos e com pé direito alto, que nos actuais usos da casa deixam de fazer sentido. Assim, num espaço amplo acabam por se criar diferentes divisões e porque o quarto precisa sempre de privacidade, aqui optou-se por uma solução que tem vindo a ser cada vez mais utilizada e é muito eficiente: a colocação de uns painéis brancos criando a compartimentarão do espaço e garantido a privacidade do quarto. 

Este é um quarto simples e agradável com uma casa de casal onde conforto não falta.

Nesta sala podemos ver em convivência os traços de uma arquitectura antiga e o minimalismo de uma decoração e arquitectura moderna. Ainda que a mesa e cadeira, mobiliário com muito charme, pareçam algo vintage, assim como o candeeiro.

Nesta ampla divisão luz não falta e daqui se faz a ligação para outros compartimentos.

Quarto mezzanine

Outra opção fantástica para compartimentar o espaço é o recurso a uma estrutura de mezzanine. Neste quarto vemos a estrutura em madeira do telhado, vemos ainda o chão em madeira e as paredes com a mesma cor dos restantes compartimentos.  O quarto tem pequenas janelas por onde entra bastante luz. 

O recurso a uma mezzanine permitiu novos usos do espaço. Uma escada muito moderna em madeira e que integra arrumação por baixo conduz à zona de cama, por baixo, criam-se novas possibilidade como por exemplo uma pequena kitchenet ou mais espaço para arrumação entre outros.

A cama

A mezzanine não compromete o conforto desta cama e até torna o espaço mais aconchegante por ser um pequeno compartimento apenas para dormir e pouco mais. Este espaço consegue também receber alguma luz natural e o chão em madeira é uma das garantias de conforto. Uma solução bonita e inspiradora! 

Conheça outros espaços com Mezzanine aqui! 

Mezzanine

Esta é uma imagem muito bonita, em que se s abstrair parece quase um postal explorando linhas geométricas e a profundidade que a perspectiva permite. Mas é mais um quarto onde se recorreu à mezzanine de forma criar novas oportunidades no espaço. Como vê o espaço da mezzanine é apenas parte do espaço total.

Pátio

Como dito inicialmente esta remodelação passou pela criação de vários espaços exteriores, pátios e varandas. Este é um exemplo de outro pátio, ainda que fechado é bonito e espaçoso, onde a luz vem naturalmente de cima. A arquitectura e a decoração criam um jogo de geometrias e contrastes muito interessante e apelativo. 

Gostou deste apartamento trendy? Deixe o seu comentário!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!