Casa GL: Jardins minimalistas por Estudio ODS

A casa do pátio

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

O tempo passa mas há casas que mantém a sua alma intacta. Esta foi uma delas. Era apenas necessário readaptá-la às necessidades da vida contemporânea.

Este projecto da autoria do Estudio ODS, representa uma atitude moderna face a um edifício pré-existente dos anos 90. 

Este atelier é um espaço que visa o desenvolvimento de ideias, pesquisa e projectos na área da arquitectura do design e do urbanismo. Foi fundado em 2010 por dois arquitectos portugueses e desde então o estúdio tem vindo a desenvolver métodos e abordagens distintas para entidades públicas e privadas. Com trabalhos referenciados nacional e internacionalmente esta empresa possui já vários prémios e destaques em vários países.

Se não acredita que é possível trazer nova vida a espaços antigos desengane-se e verifique este exemplo magnífico!

Exterior

Casa GL: Casas minimalistas por Estudio ODS

O edifício encaixa-se numa colina revelando apenas a fachada a sul. Desta forma consegue tirar-se o melhor partido possível da iluminação natural, banhando os interiores da habitação com muita luz solar. Com o objectivo de maximizar ainda mais a iluminação interior da habitação, existe ainda um pequeno pátio que de seguida iremos visualizar.

Ainda no exterior as grandes portadas verdes (inspiradas na vegetação algarvia) dialogam com a envolvente natural do jardim plantado com espécies nativas e mediterrâneas.

Localização

Casa GL: Salas de estar minimalistas por Estudio ODS

Localizada no Algarve, entre o centro e a área rural, esta habitação construída nos anos 90, transformou-se numa casa integralmente moderna, graças à intervenção dos arquitectos.

O objectivo era o de adaptar a habitação para um casal jovem. O projecto responde à necessidade crescente da readaptação de espaços pré-existentes a novos usos e estilos de vida. 

Foi assim que o projecto consistiu na reutilização das estruturas antigas da habitação dando-lhes apenas uma nova personalidade e carisma através do detalhe. O orçamento limitado não comprometeu o conforto, que foi um dos principais pontos de foco deste projecto.

O pátio!

Casa GL: Jardins minimalistas por Estudio ODS

Quando referimos pequeno, estávamos a falar a sério! Pequeno mas funcional, pois este pátio cumpre a sua função na perfeição: ilumina e banha os espaços interiores com luz natural ao mesmo tempo que propicia uma ventilação adequada ao edifício.

Cozinha de madeira? Sim, é possível!

Casa GL: Cozinhas minimalistas por Estudio ODS

Se sempre achou que era impossível ter uma cozinha de madeira esta imagem provar-lhe-á precisamente o contrário. Hoje em dia existem inúmeros acabamentos que permitem utilizar este material em praticamente todas as divisões. Graças às suas características térmicas e estéticas a madeira é um material extremamente concorrido no que toca ao design de interiores. 

Geralmente estamos acostumados a ver este material no pavimento mas neste caso em concreto, a madeira foi utilizada para todo o mobiliário e o pavimento é em betão à vista, o que confere um estilo moderno e contemporâneo a esta cozinha.

Jantar à lareira

Casa GL: Salas de jantar minimalistas por Estudio ODS

sala de jantar é um espaço imediatamente adjacente à sala de estar. Esta configuração traz inúmeras vantagens , nomeadamente o facto de os habitantes desta casa poderem desfrutar de refeições perto da lareira. Graças à grande simplicidade espacial, este é um espaço minimalista perfeito para qualquer ocasião. O mobiliário possui um design bastante eclético e moderno realçando o carácter jovem desta habitação.

Luz

Casa GL: Quartos de criança minimalistas por Estudio ODS

As paredes brancas com a mobília em madeira e o pavimento em betão aconchegam e tornam este quarto num espaço realmente maravilhoso. Apesar de minimalista esta divisão possui todos os elementos necessários para a conformação de uma composição harmoniosa e acolhedora. 

Repare como o roupeiro embutido na parede cria um revestimento de madeira numa das paredes do quarto tornando-o assim num local extremamente confortável e aconchegante.

Um quarto minimalista

Casa GL: Quartos minimalistas por Estudio ODS

O minimalismo é uma linguagem frequente neste projecto que transporta uma aura de simplicidade e nitidez para os ambientes interiores da habitação. Esta perspectiva mostra-nos outro quarto da habitação onde a simplicidade é levada ao extremo reduzindo apenas o mobiliário e decoração ao que é estritamente indispensável. 

Casa-de-banho de tons marinhos

Casa GL: Casas de banho minimalistas por Estudio ODS

A madeira é um elemento que está presente em toda a habitação, e a casa-de-banho não é excepção.Repare como este material foi utilizado para a construção do mobiliário desta divisão. Aqui existe um novo elemento que se destaca e que até então ainda não tínhamos visto: a cor. 

A área destinada para a zona de banho demarca-se através de um revestimento cerâmico verde marinho que delimita assim esta zona húmida. O grande espelho cria também uma sensação de maior amplitude espacial nesta pequena divisão.

Formas mediterrânicas

Casa GL: Casas minimalistas por Estudio ODS

Voltamos ao exterior onde terminamos este artigo na esperança que tenha gostado tanto deste projecto quanto nós. Aqui a vegetação desenha sobre a fachada branca criando assim uma dinâmica única.

Gostou desta abordagem exterior? Então verifique também este livro de ideias que lhe irá explicar quais as melhores árvores para o seu jardim!

O que achou deste projecto incrível? Deixe-nos um comentário!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!