Vidas menos duras entre toldos e coberturas

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Estamos na estação em que o tempo se passa ao ar livre. Assim, parece-nos oportuno falar sobre toldos e coberturas que valorizem o seu jardim e o tornem ainda mais especial e completo. Repare que eles não só nos protegem do sol - a nós e à própria casa – e abrigam uma área de lazer e bem-estar, como também funcionam enquanto elemento decorativo. 

Encontramo-los em variadas formas e feitios. Em ramada ou em vidro, em tecido ou em tela, manual ou motorizado. Uns mais acessíveis do que outros. Todos agradáveis à sua maneira. Porém, nem só de Verão se faz esta coisa das coberturas e dos toldos. Pelo contrário, poder-lhe-ão ser de grande utilidade nas estações mais frias e chuvosas e mostrar-lhe que pode usufruir do exterior de sua casa ao longo de todo o ano. 

Descubra os toldos e coberturas que seleccionámos a pensar em si.

Como a vela de um barco

Jardins modernos por Time2dsign
Time2dsign

Terraza

Time2dsign

Os ingleses chamam este tipo de cobertura de “shade sail” pela sua similaridade com a vela de um navio. Fizemos a nossa pesquisa e descobrimos que o recurso a grandes porções de tecido para protecção do sol não é recente. Antes de nós, os egípcios, os gregos e os romanos já os usavam. O Coliseu de Roma, por exemplo, era coberto por um toldo semelhante. Porém, e como é natural, o seu design evoluiu e acompanhou as necessidades – e, já agora, progressos – do mundo moderno. O tecido é mais forte e com componentes que impedem a degradação por via dos raios ultravioleta. É, assim, uma boa opção para o seu jardim ou terraço. Tenha em atenção o ângulo em que o coloca e opte pelo branco para a cor não esmaecer com o sol.

Adornar

Esta sala de estar procura o jardim. Ou será o jardim que procura a sala de estar? Bom, seja como for, a mescla de ambos faz-se em pleno e os dois grandes candeeiros em globo suspensos sobre esta área emprestam ao exterior um conforte que sabe a interior e personalizam a cobertura que acaba por ter mais uma função. Pode, também, enfeitá-la quando organizar festas para celebrar o Verão ao ar livre e com muita classe. Já imaginou prender lá balões num aniversário? Ou bandeirolas coloridas? Ou cortinas de luzes? Prepare um serão inesquecível!

Em palhas estendido

Turismo rural Casas da Vereda: Jardins rústicos por Mayer & Selders Arquitectura
Mayer & Selders Arquitectura

Turismo rural Casas da Vereda

Mayer & Selders Arquitectura

As coberturas em palha têm uma beleza primitiva. É um material rústico que se harmoniza facilmente com os espaços exteriores, proporcionando-lhes um local de sombra e frescura, mas de forma leve e natural que nos lembram a praia e uma espreguiçadeira voltada para o mar. Na imagem, a aplicação de um toldo de palha num turismo rural, na Madeira, dá-lhe um charme que tão bem condiz com o espírito da ilha. Uma ideia que revela a sensibilidade e capacidade de interpretação da cultura do espaço onde se insere. Tudo projectado pelo gabinete Dirk Mayer Arquitectura + Design. Pense, também você, no estilo da sua casa, na localização e no tipo de cobertura mais adequado.

Madeira na Madeira

Quinta H | eco-remodelação| Madeira: Terraços  por Mayer & Selders Arquitectura
Mayer & Selders Arquitectura

Quinta H | eco-remodelação| Madeira

Mayer & Selders Arquitectura

Curiosamente, continuamos a mostrar-lhe exemplos por terras madeirenses, ainda que lá seja possível deitarmo-nos à sombra de uma qualquer bananeira! 

Desta vez, a cobertura materializa-se através de vigas em madeira no seu estado natural. Sem pinturas, sem adornos. Sob esta cobertura, existe uma zona de refeições que serve quase como extensão à casa cujos traços arquitectónicos são típicos da região. Como premissa desta construção, esteve a ideia de sustentabilidade, sendo que todas as alterações que o edifício sofreu, foram feitas com recurso materiais ecológicos.

Decorem: toldo bioclimático

Pérgolas  por SOLISYSTEME
SOLISYSTEME

The BIOCLIMATIC Pergola by SOLISYSTEME

SOLISYSTEME

Troquemos por miúdos esta palavra estranha. A arquitectura bioclimática baseia-se no constante equilíbrio com o meio ambiente. Este toldo da Solisysteme funciona por via de um comando que muda o ângulo das lâminas que o compõem e que consentem que se ajuste, a cada momento, a entrada de luz, a ventilação e a protecção contra a chuva, o vento ou a neve. É um toldo que se adapta a diversos estilos e que sobressai pela durabilidade e fiabilidade. Estas qualidades significam um investimento num valor mais avultado, mas ideal tanto para propriedade privadas, como para espaços públicos como esplanadas.

Em caracol

Jardim  por BR  ARQUITECTOS
BR  ARQUITECTOS

Casa Caracol

BR ARQUITECTOS

Se tem um espaço exterior redondo, considere a opção de uma cobertura com vigas de madeira a formar um caracol. A madeira é um material robusto e duradouro. Por isso, temos por certo de que será sempre uma boa opção. Porém, o que se evidencia mesmo nesta imagem é o jogo de luz e sombras reflectido nas paredes como no mais perfeito desenho. É inevitável erguer os olhos e observar a mestria com que as vigas foram colocadas, em diagonais que se opõem, formando esta atmosfera idílica e envolvente que ganha ainda mais expressão com as paredes desta casa em Punta Tortugas pintadas a amarelo-torrado.

Cobertura em vidro

Jardins de Inverno modernos por Vale Garden Houses
Vale Garden Houses

Large Kitchen Conservatory

Vale Garden Houses

Uma cobertura em vidro, prerrogativa da arquitectura moderna, não obstrói a vista. Esta é, sem dúvida, uma das suas melhores características. Por ser transparente, continuará a usufruir em pleno da paisagem e, ao mesmo tempo, manterá um ar leve, luminoso e arejado na sua casa que, de certa forma, ficará em permanente contacto com o meio que a rodeia. Esta cozinha, embora tapada, parece uma cozinha de exterior. Muito agradável e perfeita para receber amigos.

Vislumbre da natureza

Deixar a natureza entrar. Com árvores, folhas ou eras, as coberturas construídas em ramada e interrompidas por trepadeiras, propiciam um ambiente fresco e feérico a qualquer espaço exterior. Escolha plantas que não cresçam em demasia para não extravasarem o local onde pretende que estejam. Aproveite e deixe que a cobertura abrigue uma simpática zona de refeições para reunir todos os seus amigos numa longa noite de boa comida e ainda melhor conversa.

Pérgula

São como que uma miragem num deserto. Imaginamo-las com brancas e frescas cortinas esvoaçantes e com um sem fim de almofadas e velas. São ideais para momentos de convívio com amigos e família ou, tão-somente, para descansar a ler um livro enquanto saboreamos uma brisa fresca na sombra. Complementam com especial primor uma piscina.

Pode, até mesmo, usar esta zona para churrascos ou bar. 

Uma solução arquitectónica

Golfe Leste - Lote n.º 15 - Quinta do Lago: Casas  por JSH Algarve – Arquitectura
JSH Algarve – Arquitectura

Golfe Leste – Lote n.º 15 – Quinta do Lago

JSH Algarve – Arquitectura

Portugal é um país soalheiro. À vista disso, se está a pensar construir uma casa de raiz, considere incluir uma cobertura avançada – tipo placa em betão – que faça parte da estrutura da própria casa. Por baixo, pode colocar uma zona de refeições, uma piscina com uma parte à sombra ou uma sala de estar. Pela arquitectura se resolve a cobertura. Na imagem, vemos uma parte do sublime projecto de uma moradia unifamiliar na famigerada Quinta do Lago, no Algarve. A JSD Algarve é a “mente brilhante” por detrás da obra.

Aqui entre nós, quem não aprecia um momento de sombra e frescura ao longo de um muito quente dia de Verão? Por qual destas coberturas optaria? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!