Tudo O Que Deve Ter Em Conta Na Hora De Construir Casa (6 Dicas para uma fachada única!)

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
J Residence, Kumar Moorthy & Associates Kumar Moorthy & Associates Espaços
Loading admin actions …

A fachada de nossa casa tem uma importância considerável, tanto em questões estruturais como decorativas, pois é uma protecção contra as intempéries ou incidentes que possam ocorrer no exterior e, além disso, também surge como apresentação dos gostos e da personalidade de quem tem a sorte de chamar a essa residência um lar.

Já sabe, se quer que a sua casa seja totalmente bela, deve dedicar tempo a analisar o que necessita a fachada para ser única. Lembre-se que são muitas as coisas que a compõem, como a cor das paredes, os materiais da estrutura e a forma que tem, ou seja, necessitará de tempo, paciência, criatividade e, por que não, ajuda.

É precisamente isso que queremos oferecer. Um pouco de ajuda nunca é em demasia, por isso convidamo-lo  a continuar a ler e a conhecer algumas opções fantásticas para melhorar a aparência da sua casa.

Iluminação

Uma das melhores formas de fazer da fachada de nossa casa uma parte verdadeiramente cativante é a interacção de luzes e sombras. Podemos assegurar que, se estudar bem a estrutura, encontrará os pontos certos onde a luz terá um efeito fenomenal e onde um pouco de sombra criará um efeito dramático impressionante.

A forma, o tamanho, a cor e a direcção dos acessórios de iluminação serão os seus grandes aliados, tal como foram neste trabalho realizado por Tony Santos Arquitectura. Veja bem a beleza desta fachada.

Os volumes como protagonistas

Esta é outra excelente opção para decorar o exterior da sua casa. A única coisa que necessita de fazer é recorrer a materiais distintos para cobrir a fachada. E porquê vários elementos? Porque essa será a maneira mais fácil de dar volumes diferentes à fachada, mesmo que a estrutura original não os tenha.

Outra qualidade desta ideia é que rompe de imediato com a simplicidade, que às vezes se torna aborrecida, da aparência natural dos materiais. Por isso, também as cores são bem vindas nesta forma de transformação.

Contacto com o exterior

Muita gente gosta que a fachada de sua casa conviva na plenitude com o exterior, de tal forma que force quem passa a olhar e a apreciar alguns detalhes do interior. Ainda assim, existem também pessoas que gostam de ter esse limite bem definido e é para elas que temos esta proposta.

A proposta consiste em ter o espaço da casa vedado, de forma a que apenas algumas aberturas façam a ligação da fachada com o que existe fora da propriedade. A ideia pode soar um pouco brusca e até dar a entender que a privacidade prejudica a beleza mas, na verdade, se o projecto for criativo, estamos a  criar um mistério que cativa as pessoas e as faz querer conhecer a casa. Se isto não foi suficiente para o convencer, veja o trabalho realizado pela Arkiza Arquitectos.

Reflexos na fachada

Se procura algo muito sofisticado e também atrevido, os espelhos e as janelas são os melhores aliados que pode ter. Sabemos que, à primeira vista, esta proposta parece sugerir que transforme a sua casa na “casa dos espelhos”, mas não se preocupe porque a ideia não é essa. Um trabalho feito com inteligência, moderação e seguindo as regras do bom gosto terá um resultado excelente e bem do seu agrado.

A ideia consiste em criar, através dos espelhos, uma ligação com o meio ambiente, de tal forma que a sua aparência seja transportada para o edifício e se torne num elemento decorativo da fachada. O estúdio Nic Antony Architects, Ltd. mostra-nos como isso se faz, ao mesmo tempo que nos dá a conhecer outra grande vantagem de utilizar espelhos: ajudam a fazer com que as casa pequenas pareçam maiores.

Terraço coberto

Outra ideia encantadora para melhorar o aspecto do exterior de sua casa é a criação de um terraço coberto, capaz de oferecer um ambiente atraente e pleno de modernidade, mas que, além disso, surja como mais um espaço de sua casa que pode ser utilizado durante todo o ano.

Se as suas ideias criativas vão ainda mais além do que o terraço coberto deste projecto da Archipunktura, pode acrescentar estruturas metálicas e planos de vidro móveis que, para além de proporcionarem maior conforto, ajudam a melhorar ainda mais o aspecto da casa. Os grandes benefícios desta opção são acrescentar mais espaço à casa e ajudar a trazer mais luz natural.

Fachada de pedra

Se todas as anteriores ideias pareceram boas mas, ainda assim, o que procura é uma fachada com aspecto rústico, então não tenha dúvidas e recorra à pedra, seja como matéria prima – se a usar apenas na construção da casa -, ou como revestimento – se o que procura é inovar a aparência.

Existem várias opções para utilização de pedra: combinada com madeira para criar uma sensação de rigidez e beleza que pode resistir ao passar do tempo; utilizá-la em volumes com muita textura; utilizá-la como aliada, aproveitando o facto de esta ser bastante versátil, e permitir criar fachadas bastante modernas.

Agora que já conhece as várias possibilidades, tudo depende da forma como deseja utilizar o material. Veja, por exemplo, como ele foi utilizado neste projecto do estúdio Kumar Moorthy & Associates.

O que achou das dicas que apresentamos? Tem mais alguma ideia para acrescentar? Aguardamos as suas respostas. 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista