Uma vivenda modernizada, mas cheia de carácter!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Vamos até Terrasa, uma província de Barcelona. A casa que hoje lhe mostramos foi construída no século passado e sofreu uma profunda remodelação para poder ser colocada no mercado de arrendamento. A fachada é colorida e simples, assemelhando-se às fachadas dos outros edifícios desta área, mas não deixa adivinhar aquilo que encontramos no seu interior. É, por isso, uma agradável surpresa conhecer-lhe os recantos. Venha “esmiuçar” este projecto do atelier Vallribera Arquitectes. As palavras são nossas, as fotografias de José Hevia.

Uma fachada simples. Mas bonita!

A fachada é simples, mas bonita. As linhas são minimalistas e a cor alegre e moderna. A zona da entrada encontra-se revestida a madeira, um pormenor que não passa despercebido. O objectivo do projecto era o de dar uma nova vida aos interiores obsoletos desta vivenda para que pudesse ser arrendada. Todavia, no decorrer do processo, o contexto alterou-se e a casa destinou-se à primeira moradia de um casal. Vejamos como ficou.

A zona social

Na imagem, conseguimos ver toda a área de estar. A sala de estar, a sala de jantar e a cozinha ocupam um plano aberto, fluido e contínuo. No entanto, os elementos estruturais permitem que tenhamos uma percepção visual bastante clara do que separa cada uma destas zonas que cumprem propósitos distintos. A secção destinada à cozinha está totalmente revestida por tijolos e, também aqui, coberta por vigas de madeira. Por outro lado, a sala de estar tem paredes brancas e luminosas que oferecem mais luz ao espaço.

A garagem

Na fotografia anterior, era perceptível a existência de uma garagem. No entanto, não se trata de uma garagem habitual, mas sim de um ambiente integrado com o estilo da casa. As paredes contêm tijolos expostos e o tecto apresenta esplêndidas vigas em madeira. Nem todos podem ter uma garagem tão bonita e que nada tem de impessoal.

A cozinha – parte 1

Ao fundo da zona social, uma ampla janela de vidro – que dá para um pátio – deixa entrar uma quantidade generosa de luz natural que se dissolve parcialmente na zona da cozinha. Deste ângulo, é também curioso ver como a sala de estar se demarca da cozinha através do volume branco que a envolve, como que a lembrar uma caixa. Os móveis de madeira na cozinha combinam na perfeição com o fundo em tijolo.

A cozinha – parte 2

Antes de abandonarmos o piso térreo e de passarmos ao piso superior, vamos ver a cozinha com mais detalhe. A cozinha é um dos espaços com mais encanto da casa, não só pelo seu revestimento em tijolo e pelas suas vigas em madeira, como também pela vista para o exterior. O revestimento cria um ambiente muito especial e acolhedor e sai beneficiado quando misturado com os móveis brancos e em madeira. A configuração forma um “U” e incorpora uma península de trabalho.

Escadas cheias de luz

Nesta residência, tudo tem uma função, nada é deixado ao acaso. Assim, a escada não é apenas uma escada simples, mas um espaço destinado a contribuir para a entrada de luz natural na casa. As janelas que interrompem o percurso da escada iluminam a área generosamente. É, sem dúvida, uma zona muito arejada e radiosa, típica da arquitectura moderna.

O sótão

Subindo as escadas até ao topo, chegamos a um espaço maravilhoso onde nos encontramos novamente com uma parede em tijolos e com o tecto em vigas de madeira. Este último é interrompido por clarabóias, as mesmas que iluminam o vão da escadas e que agora também as águas-furtadas. Este espaço abriga um escritório ou zona de estudo e ainda se encontrou uma área suficientemente grande para uma salinha. 

O que achou do interior desta moradia? Gostou do contraste entre elementos modernos e outros mais industriais/rústicos? Deixe-nos a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!