Casas modernas por NOEM

Casas pré-fabricadas – rápido, barato e funcional

Sara Sebastião Sara Sebastião
Loading admin actions …

Já dizia o ditado português, quem casa quer casa. Mas hoje em dia é tão mais fácil alugar um espaço e torná-lo nosso, do que passar pela instabilidade da compra ou por todo o processo de construção de uma casa. Depois vêm as dúvidas quanto à escolha do local, prefere cidade ou campo? Encontrar terrenos para construir não é um processo fácil e certamente não menos demorado. Mas neste artigo temos uma solução viável para si e que pode acelerar todo este processo, casas pré fabricadas, modernas, minimalistas, para quem tem como objectivo comprar ou construir uma casa. Dizem ser ecológicas, inteligentes, versáteis, com materiais de boa qualidade e tão seguras e habitáveis como qualquer outra casa.

1. Uma casa premiada

Casas modernas por Adam Knibb Architects
Adam Knibb Architects

Bluebell Pool House

Adam Knibb Architects

Para si, seleccionamos o melhor. O melhor mesmo. Tão bom que a Bluebell Pool House, que é como quem diz, a casa vê na imagem até já foi premiada. Trata-se de um edifício minimalista, que se harmoniza com a natureza, construído com vista a usufruir da energia do sol e que ainda dispõe de uma longa piscina. A cobertura tem uma espécie de erva-pinheira que responde, em parte, ao pedido do cliente, que desejava uma habitação sustentável que se fundisse com a vida natural em redor. Mas não é tudo. A fachada em madeira isola o edifício e dispensa o recurso a aquecimento pesado. Para uma construção rápida, recorreu-se a madeira laminada cruzada pré-fabricada.

2. A casa transportável

Casas campestres por ÁBATON Arquitectura
ÁBATON Arquitectura

CASA TRANSPORTABLE ÁPH80

ÁBATON Arquitectura

Já pensou em chegar a um local, escolher a sua casa e pedir que a transportem até a um terreno da sua preferência? Este será provavelmente o tipo de casas do futuro. Com um traço quase infantil, como que desenhada por uma criança, esta estrutura sólida e robusta permite-nos viver em qualquer local e em sintonia com a natureza enquadrando-se perfeitamente no ambiente que nos rodeia. É uma casa auto-suficiente, transportável e economicamente competitiva. O objectivo é criar uma experiência única, nunca alheada da realidade, que proporcione uma sensação de plenitude, mesmo apesar das suas pequenas dimensões, equilíbrio e paz. Demora cerca de 6 a 8 semanas a fabricar e é montada em apenas um dia.

3. De madeira e onde nem a piscina falta

Casas modernas por NOEM

Associamos normalmente o conceito de casa pré-fabricada à ideia de inovação. A adaptabilidade e versatilidade deste tipo de casas é sem dúvida um atrativo aos olhos do comprador. Este projecto do atelier espanhol NOEM faz-nos sonhar com uma casa de madeira no meio do nada e a utilização deste tipo de material é sem dúvida uma alternativa mais ecológica e sustentável – melhor isolação térmica e um baixo consumo de energia. Para quem ainda não estava convencido sobre a qualidade deste tipo de casas, basta olhar para os materiais, cores e design moderno, aqui tudo nos transmite uma sensação de conforto.

4. Portuguesa com certeza

KITUR S: Casas campestres por KITUR
KITUR

KITUR S

KITUR

Outro exemplo de casa pré-fabricada, mas este bem nacional!

5. 51m2 é o que basta para sermos felizes

Sabemos que a construção está a mudar quando sem o apoio de qualquer tipo de máquinas e equipamentos se consegue erguer uma casa. O material estrela deste projecto é sem dúvida a madeira que foi aplicada tanto no seu revestimento como acabamento. Sabe quantos dias isto demorou? Foram apenas 10 dias, 10 dias para obter uma habitação preocupada com o ambiente, tanto a nível de sustentabilidade como a nível de construção, já que a forma como se enquadra na paisagem que a rodeia gera pouco desperdício.

6. O abrigo

Espaços comerciais  por Vipp
Vipp

Vipp Shelter

Vipp

Shelter Vipp é o abrigo no meio da natureza. Aqui combina-se a estética industrial do exterior com peças de design no interior. Em tons monocromáticos, escuros, este abrigo funde-se no seu meio envolvente, não há qualquer choque com o ambiente que o rodeia, muito pelo contrário. De linhas simples, rectas, onde funcional é a palavra de ordem. Os espaços da casa são amplos e é utilizado muito vidro, criando assim uma maior ligação entre interior/exterior, sendo também uma forma de aproveitar toda a luz natural possível. Quer uma casa onde se pode refugiar de toda a agitação do dia-a-dia? Este é sem dúvida o seu abrigo!

7. Uma casa móvel mas sem rodas

Já pensou em viver num condomínio onde todas as casas são pré-fabricadas? Sim já é possível, em Inglaterra, Old Mill. Um conjunto de 11 casas, localizadas no meio do campo, a 60 minutos do centro de Londres e que permite aos seus moradores parar o tempo, desligar de toda a agitação urbana. Neste oásis rural, como lhe chamam, a arquitectura e a paisagem convivem em harmonia, de certeza que quem por aqui passa só tem maravilhas a dizer da estadia. Este pequeno condomínio combina a sofisticação da forma de viver urbana com a liberdade e espaço que só o campo nos pode dar.

8. A casa da árvore

Inserido no projecto do Parque das Pedras Salgadas, The Snake Tree House, da autoria dos arquitectos Luís Rebelo de Andrade e Tiago Rebelo de Andrade surgiu o desafio de criar uma casa que fosse de encontro ao imaginário da casa na árvore, de certeza que enquanto crianças todos desejámos ter uma. A casa foi desenvolvida em parceria com a empresa Modular System e os materiais utilizados permitem estabelecer uma ligação perfeita entre a casa e o parque. As palavras sustentabilidade e ecologia andam de mãos dadas, aqui existem painéis solares, reaproveitamento das águas, iluminação de baixo consumo entre outras soluções amigas do ambiente.

9. A casa da árvore – o interior

Utilizaram-se materiais como a ardósia e a madeira, tanto no interior como no exterior permitindo uma envolvência no ambiente. Aqui a estrela continua a ser o Parque das Pedras Salgadas, não lhe retiraram nem um minuto de protagonismo.  As duas casas, apesar de que dotadas de tecnologias similares, remetem para imaginários diferentes, uma para uma cabana primitiva e a outra para o animal selvagem (em forma de cobra). O quarto, que vemos na foto, todo revestido a madeira para um bom desempenho climático, é iluminado e parece ainda maior quando a luz brilhante do nascer do sol entra pelas janelas. De certeza que não vai conseguir ficar indiferente.

10. O oásis urbano

Construída sobre a base da arquitectura moderna, esta casa de dois módulos caracteriza-se pelos seus planos livres e linhas horizontais. Esta casa adapta-se perfeitamente à sua topografia natural,  tanto a nível de enquadramento na paisagem como a nível de exposição solar, tudo parece encaixar. Mais uma vez a madeira é um dos materiais principais, toda ela significa sustentabilidade, melhor desempenho energético, conforto. A piscina e o terraço são as estrelas da casa que fazem parte deste kit muito bem pensado.

11. A luz solar

Uma casa que não necessita de qualquer energia electrica no dia-a-dia? Parece-nos um conceito ainda muito distante, mas na verdade o futuro deste tipo de casas está cada vez mais próximo. Esta é uma casa solar, toda a fachada a sul tem uma parede feita de um material translúcido que armazena luz solar e que faz a casa funcionar.

12. Eco casa

Construída em 2007 pelo atelier português Artspazios, destaca-se a imponência e robustez da sua construção. Aos poucos começavam a aparecer novas formas de interpretar os espaços e as suas estruturas, destaque-se que a palavra modular ou pré-fabricada não são necessariamente sinónimos de uniformização. As casas pré-fabricadas para além de todas as vantagens que já referimos anteriormente, permitem também uma maleabilidade de conjugações quase infinita e que pode ser totalmente adaptada às necessidades do proprietário. Pela natureza dos materiais utilizados, a madeira e pedra são fundamentais, pela sobriedade das linhas e respeito pelo meio envolvente, opte por casas pré-fabricadas sempre que possível, afinal não há casas mais amigas do ambiente que estas.

13. Se a Heidi soubesse disto…

  por savioz fabrizzi architectes
savioz fabrizzi architectes

New mountain hut at Tracuit

savioz fabrizzi architectes

É esmagadora esta imagem. Este edifício, nos Alpes suíços, foi erguido a 3256 metros de altitude. Veio substituir um outro edifício, construído em 1929 e alargado inúmeras vezes para dar resposta à intensa procura daquele local por parte de alpinistas interessados nos trilhos existentes na proximidade. Para corresponder às actuais exigências de segurança, conforto e protecção ambiental, e dada a natureza sinuosa do local, seria necessário investir uma avultada quantia em obras. Assim, optou-se por construir um novo edifício, adequado à topografia do local.

Assim foi. Uma das faces funciona como um amplo painel solar para que se tire o maior proveito possível desta energia sustentável, sendo que as restantes reflectem a paisagem. Só assim podia ser. É tão bonita! Segundo o atelier de arquitectos responsável pelo projecto, Savioz Fabrizzi Architectes, os “métodos de construção tiveram que ser adaptados às condições atmosféricas adversas e aos meios de transporte disponíveis”. Como imaginarão, transportar cimento para um local como este é dispendioso pelo que o seu uso foi reduzido ao máximo. De acordo com a ficha do projecto, disponível no website do gabinete de arquitectura, a estrutura principal é em madeira e os componentes da parede e do piso, o revestimento e o isolamento, foram pré-fabricados e transportados de helicóptero para montagem no local. O telhado e as paredes exteriores são compostas por painéis de aço inoxidável, um elemento sólido que propicia protecção e segurança aos hóspedes. A Oeste e a Nordeste, há poucas janelas para que se armazene o máximo de calor e para que a ventilação seja natural. A cabana inclui 116 camas, um refeitório e uma cozinha profissional.  Vá lá fazer a mala!

Pouco impacto ambiental, mais baratas, rápidas de construir e ecológicas, é desta que se converte às casas pré-fabricadas?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!