Ideias joviais para quartos jovens

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

A decoração do quarto dos nossos filhos é sempre um assunto delicado para nós. Quando pela primeira vez têm o seu próprio quarto, queremos que tenham por perto todos os seus brinquedos e acabamos por optar por um tipo de decoração mais infantil. Contudo, com o passar do tempo eles crescem e muitas vezes são os próprios a reivindicar a sua (pré) adolescência e a dizer que não querem mais bonecos no quarto porque já são crescidos. Tudo isto para lhe dizer que se está a passar por uma fase destas ou irá passar num futuro breve, preparamos um artigo onde lhe apresentamos uma série de quartos jovens que podem ser uma opção, se está a pensar redecorar o quarto dos seus filhos. As possibilidades variam entre cama single e cama de casal mas têm como linha comum o facto de serem quarto muito jovens. 

Escolhas seguras

Este é o quarto que é totalmente impossível de associar a um género, não há nada nele que nos indique se quem o habita é do sexo masculino ou feminino – é certo que vemos um vestido pendurado na parede, mas é só isso! – um quarto muito simples e de uma elegância jovem. Com uma cama de casal é um quarto que tem a particularidade de perdurar ao longo do tempo, uma vez feita a escolha decorativa não há factores externos que nos obriguem a pensar numa nova decoração. Um exemplo pelo qual pode seguramente optar.

Jovilidade e aventura

Uma das grandes diferenças de um quarto infantil para um quarto jovem tem em primeiro lugar que ver com a não necessidade de afirmação de género. Independentemente do seu filho ser rapaz ou rapariga a decoração não precisa de reafirmar esse ponto, um pouco como nos quartos de casais. Começamos por lhe apresentar um exemplo que retrata muito bem o que acabamos de dizer. Com uma decoração unisexo este quarto respira jovialidade e aventura. O papel de parede com o mapa-mundo e o globo terrestre combinados com os tons de azul e creme são uma escolha que faz sentido, o azul nestas idades já não é cor de menino, é antes uma cor que revela bom gosto. 

Apontamentos masculinos

No seguimento da questão dos quartos unisexo queremos dizer-lhe que um quarto jovem, não é necessariamente um quarto que seja simultaneamente de rapaz ou rapariga. Este pode ser jovem, sem ser infantil e ainda assim ter mais apontamentos masculinos ou femininos. No quarto que agora lhe apresentamos se não fosse pela tela que exibe uma mota ficaríamos totalmente na dúvida. Esta é uma boa dica, se escolher cores neutras para o quarto poderá depois acrescentar-lhe um apontamento – que mais tarde poderá ser facilmente substituído – e que, se isso for importante, o distinga a nível de género. 

Para as visitas

A escolha da decoração jovem para um quarto não precisa de ser, necessariamente, uma escolha que tenha que ver com o quarto do seu filho. Por exemplo, um quarto de hóspedes com uma decoração deste género pode ser muito atractiva, não só para si como para os seus convidados. O quarto que lhe mostramos revela isto sem tirar nem pôr, maioritariamente branco, com alguns apontamentos coloridos este é um quarto fresco que vai, com certeza, proporcionar aos seus convidados uma estadia muito agradável. Uma opção nada arriscada que não podia funcionar melhor. 

Opções originais

O quarto que vemos na fotografia pode levar-nos a pensar mais num quarto de rapariga, do que num quarto de rapaz, contudo se nos abstrairmos do pormenor de madeira roxa, ele passa de imediato a ser um quarto sem género. Uma opção muitíssimo original que resulta na perfeição se o nosso objectivo é decorar um quarto de forma jovem e fresca.

Apontamentos femininos

Talvez mais as raparigas do que os rapazes, sintam a necessidade de manter um pouco a sua identidade no que diz respeito à decoração dos seus quartos. O exemplo que agora lhe mostramos tem um apontamento que é claramente denunciador de ser um quarto de rapariga. Fácil de identificar, certo? Uma bailarina em tons de rosa não será, à partida, uma escolha que fará para um quarto de rapaz. Este exemplo é de alguma forma um pouco mais infantilizado do que os restantes que lhe fomos mostrando até aqui, sem contudo ser um quarto de criança. Ainda assim, facilmente transformamos este espaço num quarto de adulto.

Jovem clássico

Quarto de Crianças: Quartos de criança clássicos por Stoc Casa Interiores
Stoc Casa Interiores

Quarto de Crianças

Stoc Casa Interiores

Apresentamos-lhe agora o exemplo de um quarto jovem que vai ao encontro de um tipo de decoração mais clássica. No seguimento dos quartos sem obrigatoriedade de género esta é uma opção que também funciona muito bem enquanto quarto de hóspedes. Com um papel de parede que preenche o quarto e um candeeiro vistoso, este não precisa de mais elementos – nem convém! – para estar decorado e pronto a habitar.

Quartos modernos

Mostramos-lhe o quarto mais moderno de todo o artigo. Com espaço pensado arquitectonicamente, muito antes da decoração ser assunto, o quarto que vemos é mais um exemplo que pode servir para rapaz ou rapariga. Captando-nos desde logo pelo seu design e pela – quase – imposição da disposição do mobiliário, só temos de nos debruçar sobre as cores que queremos usar, o resto já lá está. 

Aproveitamento do espaço

Este é mais um exemplo em que a fronteira entre o infantil e o jovem também está menos demarcada. Não podemos afirmar que é um quarto de criança, porque se o fosse seria demasiado sério, contudo é um quarto de transição. Sem dúvida salta-nos à vista o facto de este aproveitar um espaço de forma muito bem conseguida, que junta no sotão de uma casa um quarto, um escritório e uma sala de estar.

Quartos por medida

Terminamos com um quarto que sem dúvida nos deixa boquiabertos pelo super aproveitamento onde uma estrutura de madeira consegue, praticamente, congregar todo um quarto. Com estantes, gavetas e espaço para pendurar roupa, aqui está tudo o que é necessário um quarto ter. Um exemplo de um quarto por medida com um carácter super jovem que se torna objecto de desejo para miúdos e graúdos.

Gostou das nossas ideias?! Partilhe connosco as suas!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!