Turismo rural conta histórias e tradições

LuciPais – homify LuciPais – homify
Google+
Loading admin actions …

Hoje é dia de escolher o próximo destino. Depois de anos a fazer férias na praia, este ano a família opta por turismo rural. Procura a paz e a tranquilidade que nem sempre é possível alcançar na correria do dia a dia. 

Queremos viver as tradições locais, participar em atividades agrícolas e passear pela natureza. As casas reaproveitas para o turismo rural são a melhor opção, também elas têm uma história para contar no meio das aldeias, vilas e cidades. Além disso, o ambiente familiar que se cria nestes locais, nomeadamente para que tem filhos, é a cereja no topo do bolo.

Moderno que fala de tradição

Junto a um rio há esta casa que nos faz querer desejá-la. Depois os olhos fixam-se na beleza da arquitetura e em todos os pormenores de construção. Um espaço onde o tradicional dá as mãos ao moderno, perfeitamente enquadrada no ambiente rural.

Os espaços comuns expõem-se para uma piscina, ladeada por relva verdejante. Talvez por ali haja cavalos para passearmos à beira rio, depois de um dia de descoberta pelos campos agrícolas da redondeza.

Com pedra se faz o campo

Casas rústicas por Capra Architects
Capra Architects

Melin Esgob, Llannerch-y-Medd, North Wales

Capra Architects

Uma azenha que teima em girar, mesmo quando está parada. Pelo menos é assim que a imaginamos e nem é preciso fechar os olhos. As pedras da casa deixam adivinhar o ambiente campestre que por aqui se vive. Gravilha, no meio da madeira, é a escolha acertada.

A decoração é feita com pormenores rurais, como as típicas rodas das carroças. Ao longe identifica-se com facilidade a casa de turismo rural, que transmite paz e tranquilidade.

Mil e uma histórias

É da Heidi, uma menina orfã que vivia na Suíça, e do seu amigo Pedro que nos lembramos quando olhamos para esta imagem, que tem como pano de fundo um extenso campo e montes que chegam às nuvens. Heidi era uma menina curiosa e irrequieta que vivia mil e uma histórias no campo.

São essas as histórias que também queremos viver, respirando ar puro. Percorrer as colinas, enquanto experienciamos as maravilhas da natureza. Esta casa feita em madeira acorda todos os dias virada para o sol, deliciando quem nela pernoita.

Harmonia em tons campestres

Até no turismo rural o moderno e o clássico podem estar em harmonia, mostrando que o conforto pode aliar-se às tradições. Linhas e formas simples juntam-se às madeiras escuras, aproveitando os elementos da terra, não esquecendo belas e cheirosas floreiras.

Um espaço para usufruir durante alguns dias, junto da sua família, no ambiente rural e campestre. Percorra todos os cantos, para que nada fique depois por contar.

Quente e apaixonante

Já nos imaginamos sentados ou deitados neste longo sofá a sentir o calor da lareira, num ambiente apaixonante. A pedra que se junta à madeira tornam esta habitação de turismo rural uma das nossas preferidas. A decoração é simples e as janelas são românticas, como tantas vezes apreciamos nas aldeias.

Passar uns dias por aqui é, certamente, sentirmo-nos em casa, pela envolvência familiar e cheia de amor. Também gostava de sentar-se neste sofá?

Muralhas com história

Recuperação do Castelo de Celorico da Beira 3: Casas rústicas por ARKIVO
ARKIVO

Recuperação do Castelo de Celorico da Beira 3

ARKIVO

Para os lados de Celorico da Beira, há um castelo que foi requalificado, numa zona onde o turismo rural é rei. À noite, enquanto passeia pelas ruas desta vila do distrito da Guarda, encante-se com as luzes que dão vida às muralhas do monumento.

Crie as suas próprias histórias onde há reis e rainhas e sinta-se o príncipe ou princesa da história. Tire fotografias que testemunham o momento, à volta das muralhas. O projeto de requalificação é dos profissionais portugueses Arkivo, que valorizaram, através desta intervenção, o património português. 

Proposta tentadora na Madeira

Turismo rural Casas da Vereda: Casas rústicas por Mayer & Selders Arquitectura
Mayer & Selders Arquitectura

Turismo rural Casas da Vereda

Mayer & Selders Arquitectura

Casas da Vereda são uma pérola para quem visita a ilha da Madeira. Conservando o palheiro antigo existente, construiu-se um edifício novo. Todos os imóveis podem ser usados de forma independente ou em sintonia. O trabalho tem a assinatura do gabinete de Arquitectura de Dirk Mayer, com sede na ilha.

Com os olhos postos no mar, esta é sem dúvida uma proposta de turismo rural tentadora. Cada quarto tem vista sobre o oceano. O acesso ao conjunto das habitações é feito através de um pátio verde a norte da propriedade.

Tradições para levar para casa

Moinhos da Rapa 6: Casas rústicas por ARKIVO
ARKIVO

Moinhos da Rapa 6

ARKIVO

Em Portugal é recorrente reabilitarem-se moinhos para turismo rural. Um pode sempre funcionar como museu, enquanto outros tornam-se belas casas para passar uns dias. Sempre que vai de férias aproveite para conhecer as tradições e culturas locais.

Os moinhos são exemplares a preservar, porque contam também a história de um povo. Reabilitá-los, ainda que por motivos de negócio, são uma responsabilidade social. E quem visita leva para casa tradições. 

Turismo rural rima com cavalos

Se há coisa que adoramos quando pensamos em turismo rural, são cavalos. Complementam o ambiente rural e, com um bocadinho de aventura à mistura, ainda se dão umas voltas pela quinta e junto ao rio. Um cenário bucólico digno de qualquer filme.

A história de uns dias de férias faz-se com pequenas lembranças que, mais tarde, tornam-se memórias especiais. 

Preservar a história

As cabanas dos Netinhos : Hotéis  por Carlos Faria
Carlos Faria

As cabanas dos Netinhos

Carlos Faria

É também no norte de Portugal, em Arcos de Valdevez, que se pode passar uns dias nesta casa de turismo rural. As conhecidas Casinhas da Loureda que foram requalificadas, mantiveram a traça original, deixando as as características da região em evidência, como a pedra granítica da fachada e a sua forma tradicional. 

Apesar de preservar a traça, no interior e exterior foram garantidos o conforto dos tempos atuais. Além das belas paisagens, pode apreciar um belo jardim e uma piscina.

Já fez turismo rural? Conte-nos tudo...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!