A casa surpresa!

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

É com um enorme orgulho que hoje, temos o prazer de lhe apresentar, um projecto inteiramente português! Uma habitação que se distingue pela sua classe e atenção ao detalhe, onde certamente gostaríamos de morar. O Atelier d'Arquitectura J. A. Lopes da Costa, desenvolveu este projecto no ano de 2009, sendo a sua construção realizada entre 2011 e 2014. 

Localizada na Anadia, esta habitação uni-familiar é composta por dois corpos principais. Relativamente à implantação geral do edifício, os dois corpos dispõem-se paralelamente à Avenida das Laranjeiras verificando, um deles, uma ligeira torção face ao primeiro.

As fotografias deste belíssimo projecto ficaram a cargo de Manuel Aguiar.

Ao longo deste livro de ideias vamos conhecer um pouco mais acerca desta habitação de sonho. Viajando pelos seus interiores modernos, iremos também descobrir uma grande surpresa no seu interior!

Venha daí e deixe-se levar pelo que de melhor se faz em Portugal!

Sobreposição volumétrica!

A entrada para o edifício é feita a Norte através de um espaço intermédio onde os dois volumes se articulam; este espaço abre-se para um pátio orientado a Sul que beneficia de todas as vantagens que só esta orientação privilegiada oferece. O volume principal da habitação, dispõe de 3 pisos (Cave, Piso Térreo e Andar).

Nesta perspectiva é possível observarmos o volume principal bem como o outro, composto por um piso apenas, no espaço entre ambos, localiza-se o tal pátio que oferece e assegura a iluminação natural no interior do edifício.

Um exterior verdejante!

Pelo exterior é possível compreender como as transparências se demonstram realmente relevantes, permitindo uma excelente insolação no interior da habitação.

O volume principal da casa situa-se a Nascente, e alberga os 3 pisos que acolhem a maior parte do programa habitacional do edifício. Na Cave situam-se as zonas técnicas destinadas a serviços e arrumação, no Piso Térreo as zonas públicas e socias, e no 1ºandar todas as divisões de carácter mais privado.

A opção de colocar as zonas públicas no Piso Térreo do edifício, permitiu aproveitar e usufruir da imensidão que compõe o jardim exterior, ao mesmo tempo, o maravilhoso pátio que separa os volumes, mantém uma grande privacidade no interior da habitação!

White & Wood!

A cozinha, moderna e simples, revela uma atenção única e detalhada, de um espaço que se afirma pela sua leveza estética e uniforme. O pavimento em madeira torna este espaço realmente acolhedor, preparando-o para receber um mobiliário com um design minimalista e clean

A ilha central dupla, factor típico deste tipo de cozinhas modernas, alberga uma zona de mesa e refeição, bem como um módulo de confecção, o qual dispõe de um fogão, exaustor moderno e ainda, uma grande variedade de arrumação inferior.

O preto que tranquiliza…

Ao chegarmos à zona da sala de estar encontramos um novo elemento que enfatiza e dá mais corpo aos interiores; o preto. No mobiliário, no tapete e até num revestimento de parede, esta cor tranquiliza o espaço contrastando com o branco, que até então, se afirmava como sendo a cor principal.

Recantos para sonhar!

Ainda na zona da sala de estar, mostramos-lhe um espaço realmente fantástico. Um pequeno recanto destinado a momentos mais íntimos de leitura ou reflexão. A divisão espacial é feita de uma forma extremamente funcional! As paredes são realmente úteis mas já pensou em aliar a uma parede divisória a vantagem da arrumação? Este exemplo mostra-nos precisamente como, uma divisória pode ser bastante útil e estética!

Uma sala de jantar com vista!

É na sala de jantar que se revela a vista mais inesperada da casa! Uma fantástica piscina interior, mas lá chegaremos.

Para já queremos falar-lhe desta imagem. O que revela? Uma zona de refeição capaz de albergar um grande número de pessoas. Um espaço que se abre para o exterior e para uma zona privilegiada, a piscina interior. Uma divisão acolhedora, ventilada e única na sua materialidade. Um espaço que certamente não o deixará indiferente! 

Pronto para conhecer a piscina?

Piscina? Sim! Interior? Melhor ainda!

Esta é sem dúvida, a maior surpresa desta habitação! Uma piscina interior. Faça sol ou faça chuva, faça frio ou calor, este é o sítio para se estar e desfrutar de um banho relaxante ou desportivo!

As portas de correr não só permitem isolar esta piscina nos dias mais frios, mas também abri-la quase totalmente nos dias mais quentes, simulando uma piscina exterior!

Ficou com vontade de dar um mergulho? Veja aqui 10 piscinas de sonho!

Cinzento de mármore!

Aqui lhe mostramos um exemplo de uma casa-de-banho desta habitação. O revestimento de mármore em tons de cinza unifica todo este espaço de serviço, exaltando apenas as cerâmicas inteiramente brancas e modernas.

Repare no enorme espelho que, automaticamente, amplia esta casa-de-banho, criando uma ilusão de continuidade espacial.

Volumes flutuantes

O piso superior poisa gentilmente sobre o piso térreo, sendo esta sobreposição enaltecida pela iluminação exterior que transmite uma ideia de flutuação e leveza extremas.

No primeiro andar, o volume alarga-se dando vida a uma nova área de varandas que se abrem para os quartos. As instalações sanitárias são visíveis na fachada, e marcam um ritmo volumétrico no alçado utilizando a madeira, também esta presente no piso térreo.

O que achou desta magnífica habitação?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!