As cozinhas da Alice no país das maravilhas

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Alice no País das Maravilhas, de Charles Lutwidge Dodgso, é uma história que todos nós conhecemos, que esteve no berço da nossa infância e não só. Intemporal no tempo, passa de pais para filhos e de pais para netos, que seja em livro, em relato, em desenhos animados ou ainda em filme. Todas as soluções de reconto são viáveis, interessantes e sonhadoras. A fantasia, os sonhos e a imaginação são as palavras de ordem desta história fantástica. 

Era uma vez… A Alice era uma jovem que seguia um coelho branco e caiu para dentro da sua toca, que olhava muito para o relógio… A partir daí entrou num mundo fantástico, cheio de personagens peculiares, lá viveu momentos incríveis e diferente de tudo o que já tinha vivido, os animais falavam, os alimentos tinham efeitos loucos, entre muitas outras coisas estranhas e divertidas… Aventuras e desaventuras irão tornar este conto muito especial. O absurdo, os sonhos e a magia de um conto infantil que nos leva a sonhar e a vivenciar cada linha e cada momento. 

E como gostamos também de fantasiar na homify queremos vos levar para uma história bem diferente de todas hoje. Um artigo que promete tornar a sua cozinha diferente e com um olhar surreal.

Quer seguir a história? Então venha daí porque isto promete… Bem-vindo às nossas Maravilhas!!

Obter uma mesa grande

Era uma vez… uns moradores de uma casa que queriam tornar a sua cozinha especial, diferente do habitual, do óbvio ou do normal. Queriam algo que se diferenciasse de todas as outras… então pensaram inspirar-se na fantástica história da Alice no País das Maravilhas. Uma história que sempre gostaram, pela fantasia e imaginário, onde leva qualquer um a viajar para bem longe…  

Então decidiram comprar uma mesa bem grande, afinal é nesta mesa que prendem receber muitos convidados e fazer umas refeições a valer, com bom ambiente e divertimento, tal como a cena do chá da famosa história. Há espaço para todos e para todos os apetrechos e mordomias que querem pôr ao dispor dos seus convidados. Uma mesa retangular é o mais indicado para uma mesa grande e dá maior amplitude ao espaço.

Uma mesa bem grande dará com certeza um efeito surreal à sua cozinha. É caso para dizer – solta a criança que há em si!

Compre cadeiras diferentes

Nos filmes ou nos contos que vimos e conhecemos, as cadeiras da Alice nos País das Maravilhas são sempre diferentes, quer no formato ou na cor, pois dão sem dúvida maior fantasia ao ambiente. Por isso, tenha este detalhe em conta, não tenha medo de arriscar, irá causar uma sensação fantástica à cozinha. Além disso, há sempre umas quantas cadeiras que gostamos e nunca sabemos bem qual delas escolher, então neste caso tem a opção de levar uma de cada e com uma mesa grande, precisará de umas quantas. Pode optar por dois ou três modelos diferentes e brincar com isso, intercalando as cadeiras. 

Um cenário fantástico que deixa qualquer um a viver a história do início ao fim. Se tudo for bem pensado e seguir as nossas dicas, nada ficará infantil, apenas com bastante personalidade e com um toque de irreverência…  

Encontre um tapete parecido à relva

Cross Rug designed by Domingos Ferreira: Casa  por Two Six
Two Six

Cross Rug designed by Domingos Ferreira

Two Six

Os jardins… são sem sombra de dúvidas outro lado da história… Quer pelo início do conto, onde a Alice está no jardim com a sua família, deitada a ler uma história, quer no final, pelos jardins mágicos da Rainha das Copas, por isso para criar uma cozinha surreal precisamos de um detalhe que nos leva até aos jardins… E nada melhor que um tapete verde ou de relva falsa, que nos remete para este lado fantástico. Além disso, sabemos que um tapete na cozinha é sempre um item necessário, para se ter perto do lava-loiça e na zona de cozinhar.

Propomos este tapete português 100% em lã, da Two.Six, que fará os encantos da sua cozinha maravilhosa, mais do que um detalhe é levar a história ao cabo e nós gostamos de levar a nossa casa e o tema ao pormenor, dá-nos um gozo enorme. E a diferença fala por si… Seja criativo!

Escolher um relógio

Tic tac… Tic tac… Lá vai o coelhinho a fugir… Rápido que devemos apanhá-lo!! A primeira personagem de toda a fantasia a surgir na história, sempre apressado e a ver as horas, parece que está muito atrasado… É o que desencadeia toda o elenco e que chama a curiosidade à Alice para segui-lo… Como tal, o relógio é um elemento imprescindível para ter na sua cozinha de olhar surreal e inspirada no conto da Alice no País das Maravilhas. Mas infelizmente o relógio avariou, pois estaria com dois dias de atraso, tentaram arranjá-lo com chá, manteiga e limão, o relógio começa a saltar pelos ares e foi aí que o coelho o partiu com o martelo… E lá se foi!

Por outro lado, o relógio faz sempre toda a falta do mundo, precisamos de controlar o tempo quando se cozinha, a hora do almoço ou do jantar, o tempo da cozedura ou do tempo do bolo estar no forno. Nem mais um minuto…  Ai, ai! Ai, ai!

A pontualidade britânica na sua cozinha fantástica não pode mesmo faltar!

Crie ilusão ótica

Criar uma sensação de ilusão ótica é outro ponto fulcral para criar mesmo o tal cenário surreal e fantástico, digno deste conto. É uma técnica que permite criar maior amplitude ao espaço, neste casa à sua cozinha, mas também relata a fantasia que a Alice vê na sua viagem ao país das maravilhas. 

Pode criar um fundo falso, através de uma fotografia ampliada ou de um papel de parede. Se quiser mesmo ousar, poderá escolher uma imagem da história e fixá-la numa das paredes. Todos os olhares focar-se-ão naquela imagem e dará a sensação que a cozinha continua por ali adentro. 

Padrões geométricos também irão ajudar a criar ilusão. Quadros de imagens ou de papel de parede. Não tenha medo de colocar papel de parede na cozinha, nem que seja apenas numa das fachadas.

As listras horizontais, a cor branca, uma parede preta, uma janela com um painel de verdura permite enganar a nossa visão, dando uma sensação de grandeza, além de criar um efeito engraçado ao ambiente. 

Finalmente, um truque super simples e que cria ilusão ótica imediata é o espelho… Porque não colocá-lo na cozinha?

Organize um canto para o chá

E o chá da Alice… Uma parte divertida da história. É quando todos estão juntos na tal mesa grande e fazem a festa do aniversariante, bebendo taças de chá, num ambiente bem animado. Quem disse que com chá não podemos fazer a festa?!

Assim, não se esqueça de rematar a sua cozinha com um cantinho para o chá… Se é o das chá das cinco ou não, isto já se será consigo!

E pronto cá tem uma cozinha digna das MARAVILHAS!!

Gostou da nossa história? E que tal ter uma cozinha maravilhosa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!