Mobilar um apartamento: guia para principiantes

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

Mobilar pela primeira vez um apartamento pode não ser a coisa mais fácil do mundo e nós sabemos disso perfeitamente. É começar tudo do zero e sem a experiência de o ter feito anteriormente. A verdade é que é mais simples do que à partida poderá pensar e de qualquer forma sabe que pode sempre contar com a nossa preciosa ajuda, para o que der e vier. Simplificar é a nossa tarefa e é para isso que aqui estamos. Assim vamos pedir-lhe que tenha presente na sua cabeça a imagem de um apartamento vazio… O qual precisa de tornar não só habitável mas o mais confortável possível… Assustado? Não há razões para isso! Venha connosco que tudo se resolve!

Considere uma mesa para a entrada

Vamos começar por percorrer a sua casa, de forma a passarmos pelos espaços mais importantes e que numa primeira instância têm de estar minimamente compostos para que o seu lar seja um lar, no verdadeiro sentido da palavra! Para o seu hall de entrada pode sempre considerar uma mesa. Independentemente de ter mais ou menos espaço há quase sempre maneira de colocar uma mesa de apoio na entrada. Para além de se afirmar como elemento decorativo, há ainda outra coisa, esta peça de mobiliário acaba por ser super funcional e utilitária. Evite andar todos os dias à procura das chaves de casa e arranje um despeja bolsos para a sua mesinha, vai ver que é todo um novo mundo!

Mobile a sua sala de estar

A sala de estar por ser um dos espaços da casa que nos proporciona receber visitas e desfrutar de momentos em companhia da nossa família ou amigos, merece talvez uma atenção especial, já que também acaba por ser o local onde acabamos por passar mais tempo e onde é importante que nos sintamos confortáveis e relaxados. Pois então o que deve saber quando estiver prestes  a mobilar esta divisão: há uma peça de mobiliário de seu nome sofá, que é provavelmente umas das peças mais importantes que pode ter nesta divisão. Não queremos com isto dizer que deve comprar um sofá super caro mas um sofá que cumpra enquanto sofá, que seja minimamente confortável e que lhe permita relaxar. Se tiver oportunidade para comprar também uma mesa de centro, não pense duas vezes, mesas de apoio são sempre bem vindas. O resto acaba por ser um pouco mais acessório, mas claro, se quiser que a sua sala tenha uma televisão é importante que lhe arranje um pequeno móvel. O que lhe ficar a faltar virá com o tempo.

A mesa certa para a sala de jantar

No caso de a sua casa ter uma sala de jantar é claro que o mais importante será escolher para ela um conjunto de mesas e cadeiras que não só se possam adequar não só ao espaço mas também às suas necessidades. A primeira coisa a ter em conta é o tamanho da sua sala, pois é ela que condicionará em primeira instância a mesa e as cadeiras que lá poderá por. Também o tipo de área da mesma condiciona, já que uma sala mais ao comprido pede uma mesa mais para o rectângular, enquanto que uma sala de área quadrada pode ter uma mesa, por exemplo redonda. As cadeiras porque irá optar, irão variar consoante o tamanho da mesa, sendo que uma mesa maior permite sempre encontrar cadeiras mais confortáveis.

Escolha uma cozinha que vá ao encontro das suas necessidades

A cozinha é outra divisão vital para que o seu bem estar em casa seja garantido. Assim, aquilo que tem a fazer é escolher uma que vá precisamente ao encontro das suas necessidades e  aquilo que são as suas necessidades, você melhor do que ninguém saberá. Pensemos em conjunto, em primeiro lugar o número de elementos que integra a família é muito importante, se viver sozinho, não precisará do mesmo do que se for casado e tiver filhos. Depois o tipo de uso que dará a esta divisão é também muito importante, pois quanto mais complicados forem os cozinhados, mas apetrechos a sua cozinha terá de ter.

Cama larga ou estreita

Na maioria dos casos esta não é bem uma questão, uma vez que entrando na vida adulta todos nós gostamos de ter uma cama com alguma área onde nos possamos esticar e rebolar à vontade. Dentro do largo, há ainda o extra largo, que pode ser uma óptima opção se tiver um quarto com uma área bastante considerável. Na verdade uma cama grande nunca foi algo que incomodasse ninguém e por isso se tiver oportunidade de ter esse conforto, não hesite!

Mantenha a casa de banho clean e minimal

Casas de banho modernas por LIVE IN

Para que a sua casa de banho seja óptima, não precisa de muita coisa, na verdade se pensar bem, aquilo que uma casa de banho realmente precisa, vem desde logo com ela, no fundo só precisamos de a tornar mais confortável e mais ao nosso gosto. O conselho que lhe damos é que a mantenha clean e minimal, já que desta forma será um espaço muito mais fácil de manter sempre limpo e arrumado.

Se tiver uma varanda tire partido dela

Por fim, se tem a sorte de ter uma varanda na sua casa, tire o maior partido dela, considere-a uma divisão da e preocupe-se com ela da mesma forma. Em primeiro lugar torne-a um lugar bonito, se lá colocar algumas plantas não precisa de muito mais, o importante é que tire partido dela enquanto espaço exterior, onde se pode sentir lá fora de uma forma muito agradável. No caso de ter alguma área disponível não pense duas vezes no que diz respeito a arranjar uma espécie de sofá de exterior – ou apenas umas cadeiras – desta forma sim, o prazer que retirará deste espaço será pleno.

Gostou do nosso artigo?! Estamos muito curiosos para saber a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!