Dicas incríveis para manter a sua casa sempre arrumada

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

O artigo de hoje é um daqueles artigos que adoramos e que são reveladores dos segredos mais bem guardados no que diz respeito à arrumação da sua casa. Bem sabemos que tendo uma vida atarefada a arrumação da nossa casa passa inevitavelmente para segundo plano. Um dia temos que terminar uma coisa de trabalho, no outro ajudar as crianças com os trabalhos de casa e, eventualmente, no dia seguinte estamos tão cansados que esta tarefa fica mais uma vez adiada. E não, não é o único a quem este tipo de coisa acontece e portanto não tem com se preocupar, estamos aqui para o ajudar. O que pretendemos é que nunca mais tenha de passar uma tarde inteira a arrumar, sendo que para isso terá que ir fazendo uma manutenção regular – chamemos-lhe assim! – da sua casa. Estás prestes a ler uma artigo que pode mudar a sua vida, já que temos dez dicas preciosas que pode e deve usar a seu favor, todos os dias da sua vida!

Faça uma limpeza geral

Antes de qualquer outra coisa! Este é o primeiro passo para que a arrumação comece por algum sítio, faça uma limpeza geral! Pois bem, o que lhe sugerimos é que abdique de um dos seus preciosos domingos para olhar com olhos de ver para o que tem em sua casa e decidir quais são as coisas que lhe fazem realmente falta e das quais precisa. Não lhe estamos a dizer para se ver livre de tudo, claro que não, as coisas superflúas também fazem parte de uma casa e nós percebemos isso perfeitamente, dizemos-lhe antes para que pense no que é realmente importante para si ter em casa. Isto leva-nos ao segundo ponto do nosso artigo.

Comece pelas pequenas coisas

Começar pelas pequenas coisas é o melhor que tem a fazer, porque a verdade é que são estas coisas que acumulamos mais facilmente, que acabam por ir ocupando uma quantidade infinita de espaço sem que tenhamos muita noção disso, isto é, um dia guardamos isto, no outro guardamos aquilo e quando damos por ela, temos uma Feira da Ladra em casa! Com certeza muitos dos objectos que terá em sua casa, já nem sequer têm referência para si, são apenas objectos. Na nossa opinião o interesse que isto tem é praticamente nulo, já que são coisas desprovidas de qualquer contexto. Ou bem que é algo extremamente belo – e se for assim uma peça tão vistosa, lembrar-se-à com certeza do quando e do porquê de a ter comprado – ou então provavelmente não valerá a pena mantê-lo.

Venda, dê ou deite fora

Uma outra coisa que é importante, tem que ver com fazer uma triagem das coisas que tem. Com certeza que terá muitas coisas em super bom estado que não lhe passa pela cabeça deita fora, mas que ao mesmo tempo, não lhe servem para absolutamente nada. O que lhe sugerimos: se tiver objectos com alguma carga emocional ofereça a alguém de quem gosta, estas prendas são normalmente as melhores. Se se tratarem de coisas que apesar de não terem grande valor, são coisas em bom estado, doe a uma instituição, há tanta a gente a precisar de um sem número de coisas… Por fim, se também tem aqueles objectos que não têm ponta por onde se lhe pegue não pense duas vezes e deite-os fora, é um favor que faz a si próprio!

Mostre os seus tesouros

Se possui objectos ou peças decorativas incríveis, mostre-as ao mundo! Elas devem ser vistas pelo máximo número de pessoas já que são passíveis de ser apreciadas e isso dá-lhes automaticamente valor. Este tipo de peças deve ser motivo de orgulho, já que normalmente têm por trás significados ou histórias que gostamos de ter presente na nossa vida. Estas são as coisas realmente importantes e com valor emocional e é de coisas assim que todos precisamos.

Organize pouco mas muitas vezes

Se for organizando com regularidade, cada vez que o fizer terá de despender muito menos tempo nesta tarefa. O truque é só este: manter as coisas organizadas, por exemplo, precisou de um livro que está na estante da sala e depois de o ter usado, deixou-o em cima da mesa… Não!!! Se já não precisa mais dele volte a pô-lo exactamente no mesmo sítio, se aplicar esta regra a tudo na sua casa, quase nem vai precisar de arrumar! Não acredita?! Então experimente e depois conte-nos tudo!

Pense antes comprar

Todos nós temos de vez em quando aqueles impulsos de comprar coisas que não nos servem absolutamente para nada! Mas ou porque é tão giro, ou porque é tão barato, ou porque simplesmente nos parece uma boa ideia na altura, compramos e pronto. E depois? Depois muitas das vezes nem sequer lhes damos uso nenhum, ou antes usamos durante três dias e depois vão para dentro daquela gaveta. Está mal, está muito mal! Não estamos aqui para lhe falar de consumismo, essa questão pertencerá à consciência de cada um, mas estamos a tentar ajuda a que a sua casa seja uma sítio mais organizado porque isso vai, com certeza, trazer-lhe um maior bem estar. Não compre tudo o que vê, compre aquilo que realmente precisa ou que realmente sente.

Use apenas um esquema de cores

Sala Comum - zona de estar: Salas de estar mediterrânicas por maria inês home style
maria inês home style

Sala Comum – zona de estar

maria inês home style

Uma outra coisa que muito ajuda nas questões da arrumação, tem que ver com um aspecto ligado à decoração em si mesma e com a forma como pensamos os espaços. É tão simples quanto: use apenas um esquema de cores. Parece-lhe uma dica estranha? Olhe que não é! Quanto opta por um esquema de cores apenas, o que acontece desde logo é que as suas opções ficam mais reduzidas, deixando-lhe menos espaço para comprar coisas que não precisa. Pode parecer um pouco estranho, mas acredite que é verdade, este é um primeiro passo para eliminar possíveis compras desnecessárias. A organização da nossa casa passa também pela pela decoração que dela faz parte.

O que achou das nossas dicas?! Deixe-nos a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!