Salas de estar escandinavas por Осейко Алексей и Виктория

15 ideias geniais para aproveitar melhor uma sala pequena

Sílvia Astride Cardoso – homify Sílvia Astride Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Todos nós idealizamos a nossa casa de sonho como sendo espaçosa e capaz de acomodar todos os móveis que imaginamos ou que vimos em revistas. Mas regressemos à realidade. A maioria das casas modernas não são amplas. Pelo contrário, as divisões são cada vez mais pequenas devido à escassez de espaço nas cidades. A sala de estar não é excepção, embora se venha a recorrer cada vez mais ao conceito de open space, o que optimiza os espaços.

Não veja isto como uma limitação. Uma sala pequena pode ser cativante se soubermos escolher as cores e distribuir os móveis. Além disso, deve mantê-la limpa e organizada. Quanto mais coisas tiver a ocupar o espaço, pior em termos visuais. 

Neste livro de ideias, vamos mostrar-lhe 15 ideias para uma sala pequena que lhe podem servir como guia para decorar a sua.

1. Dê prioridade a cores neutras claras que aumentem a sensação de luminosidade

As cores neutras e claras emprestam aos espaços elegância, modernidade e luz. Além do mais, estas tonalidades são acolhedoras e confortáveis pelo que assentam bem neste tipo de ambiente destinado ao repouso e lazer.

2. As paredes em branco são sempre bem-vindas

As paredes brancas são perfeitas para iluminar uma casa completa independentemente do tamanho da mesma. Mas, quando a sala é pequena, ainda mais impacto têm. 

3. No que toca ao mobiliário, opte por linhas simples e puras

Os móveis com linhas puras e simples são os mais indicados para uma sala pequena. Com eles, o espaço parecerá mais ordenado e harmonioso.

4. Os espelhos são também bons aliados

Coloque pelo menos um espelho se estiver a decorar uma sala pequena. Os espelhos ajudam a reforçar a sensação de amplitude e luz, para além de serem elementos decorativos.

5. Um sofá com uma cor especial terá impacto na sua sala pequena

As salas pequenas não admitem muitos ornamentos, pelo que a missão é encontrar aquelas peças que ajudem a embelezar o ambiente. Um sofá de uma cor intensa, como o que podemos ver na imagem, decorará a sala de imediato. Para mitigar a presença da cor forte, combine-a com tons neutros.

6. Usar padrões para gerar um efeito de amplitude

Aqui, pode-se apoiar no piso, colocando uma carpete ou tapete com um padrão que amplie o espaço, enganando assim o olho humano. Veja como pode ser interessante esta ideia tão simples. 

7. Mais um exemplo de notas coloridas no mobiliário

Este exemplo combina as sugestões dos pontos interiores: romper a monotonia com um móvel com uma cor acentuada e uma carpete. Adoramos! 

8. Apoie-se na parede para colocar a decoração. Desta forma, não precisará de móveis adicionais no espaço!

As paredes contribuirão extraordinariamente para a decoração da sala. Desde a colocação de quadros até às prateleiras para acomodar objectos de decoração e pessoais, o espaço deve ser usado na vertical.

9. As salas esquinudas podem ser uma mais-valia em termos de aproveitamento de espaço

Se a sua sala é em L ou tem esquinas, aproveite estas características para conseguir configurar o espaço da melhor maneira. 

10. Vegetação para tornar a sala mais fresca e colorida

Como mencionámos, as salas pequenas não têm a ganhar com excessos, pelo que se pode recorrer novamente às paredes para criar um jardim vertical.

11. Escolha móveis multifuncionais

Como não há a possibilidade de colocar no espaço muitos móveis, a alternativa é incluir um móvel multifuncional, ou seja, uma peça que sirva várias funções sem ocupar muito. 

Televisão, livros, jarras, flores ou fotografias. Estes são alguns objectos que se podem colocar neste móvel, tal como vemos acima. As portas e gavetas, por sua vez, permitem ocultar as peças que não queremos ter à vista.

12. Coloque sobre o sofá objectos que o tornem mais confortável

As almofadas e as mantas são decorativas, não ocupam espaço e transmitem calor. Não se esqueça delas.

13. Uma boa fonte de luz decora e ilumina

Os candeeiros de pé têm um grande poder decorativo e lumínico. Para além disso, existem em estilos diferentes pelo que não será difícil encontrar um que encaixe na decoração da sala.

14. Nuances de cor nas paredes

Os tons escuros não são a primeira opção quando se trata de decorar uma sala pequena. Mas, na verdade, o cinza escuro pode dar um efeito de profundidade ao ambiente. 

15. E por fim, os nichos

Os nichos, tal como as prateleiras, solucionam facilmente a distribuição das peças decorativas numa sala. Para além de bonitos, são muito funcionais.

- Contrate um decorador para o ajudar a optimizar a sua pequena sala.

Quer descobrir mais? Visite a nossa loja!

O que achou destas propostas? Deixe-nos a saber.
Habitações  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Peça a sua consulta grátis

Encontre inspiração para casa!